quarta-feira, 30 de novembro de 2011

OAB não recomenda Caxias

Caxias do Sul – Excluídas da lista dos melhores cursos de Direito do Brasil, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) podem aproveitar a avaliação promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para aprimorar os métodos de ensino das duas instituições.

A partir do cruzamento de dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2009 e do resultado das três últimas provas da Ordem, a UCS e a FSG não alcançaram a nota mínima de 6,9 estabelecida pela OAB. Por esse motivo, a entidade não recomenda as instituições caxienses, por entender que os bacharéis não recebem a qualificação exigida para o mercado. FSG e UCS são as únicas que ofertam o Direito na cidade.

Embora não tenham sido citadas na lista da OAB, as duas instituições figuram entre as 400 universidades do país que mais aprovaram estudantes no último exame da Ordem. A FSG ocupa a 182ª posição no ranking nacional e a 14ª no Estado. A UCS, por sua vez, aparece na 396ª colocação no país e na 23ª no Rio Grande do Sul.

O coordenador do curso de Direito da FSG, professor Otaviano Kury, diz que a reprovação acaba sendo positiva, pois estimula a competitividade e a busca por qualidade. Ele observa, porém, que quatro das cinco instituições recomendadas são federais e têm à disposição recursos consideráveis do governo.

– A recomendação é um alerta de que não se pode mais brincar de estudar ou ensinar. O selo da OAB é um ideal a ser perseguido, o que é muito bom – analisa Kury.

A OAB analisou os cursos de Direito de 791 instituições em todo o país e concluiu que somente 90 deles, ou 7,4% do total, oferecem a qualidade máxima de formação. No levantamento, aparecem apenas cinco instituições de ensino superior do Rio Gra- O Programa OAB Recomenda (Selo OAB) é um projeto que estimula discussões sobre a qualidade das instituições de ensino superior nos cursos de Direito e Ciências Jurídicas.
- A avaliação foi criada em 2001. Desde então, a entidade emitiu quatro recomendações, incluindo o relatório deste ano.
- O Selo OAB diferencia e premia apenas os cursos de qualidade destacada . Entre os 27 Estados pesquisados, Acre e Mato Grosso não tiveram nenhuma recomendação porque os cursos não atingiram a nota mínima dentro dos critérios de avaliação da OAB ou estão submetidos a processos de supervisão do MEC.
- No Rio Grande do Sul, apenas cinco instituições são citadas no relatório. Do total de 1.210 cursos de Direito no país, 791 foram avaliados depois de preencherem o pré-requisito de ter participado dos três últimos exames de ordem unificados.
- A OAB avaliou as universidades a partir dos índices de aprovação obtidos nos exames da Ordem entre 2010 e 2011 e no conceito obtido no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009.
UCS
O Pioneiro buscou por dois dias a posição da UCS sobre o assunto, mas a universidade não deu retorno.nde do Sul: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), de Rio Grande, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Porto Alegre.

Os cursos ganharam um selo de qualidade para se diferenciar das demais. O relatório não tem relação com os critérios adotados pelo Ministério da Educação (MEC), uma vez que são avaliações diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário