sábado, 31 de outubro de 2020

 


DEBATE DOS VICES

 

 

A rádio Fátima realizou na manhã de ontem, o primeiro debate entre os candidatos a vice-prefeito de Vacaria, foi um grande debate, na minha opinião, superou longe o debate dos candidatos a prefeito.

 

Sem sombra de dúvidas, os candidatos a vice-prefeitos são mais preparados para, e isso ficou visível ao longo do debate.

 

Como era esperado, o candidato governista foi emparedado, Marcos e Lima e Osvaldo Grigolo, colocaram o candidato do prefeito no paredão, e diante da realidade, da verdade, o vice do atual prefeito apenas tergiversou, mas não convenceu.

 

Segundo as opiniões que auscultei, o povo gostou do debate, e mesmo nos momentos mais apimentados, nada foi considerado ofensivo. No quesito destaque, Marcos Lima levou uma pequena vantagem em relação ao candidato Osvaldo, com relação ao candidato do progressista, temos de admitir que sua tarefa era inglória, pois defender a pauta do prefeito não é nada fácil, já pelo lado do MDB, todos sabem das limitações do seu representante, que procurou fazer o trivial e não decepcionou.

 

 

CADEIRAS NO LEGISLATIVO

 

A pergunta mais frequente que escuto, é a seguinte: quantos se reelegem? Quem se reelege? Sempre respondo, não tenho bola de cristal, e digo certeza mesmo é que apenas os três vices não voltam, o resto é possível.

 

Mas como não fico em cima do muro, faço minhas previsões, acredito que volta quatro de certeza, e dependendo do desempenho de alguns partidos podemos ter a permanência de mais vereadores da atual legislatura.

 

Pela coligação governista, temos seis partidos concorrendo, dos quais o partido do prefeito deve eleger o maior número de vereadores, colocando três de certeza e brigando pela quarta cadeira, os demais devem colocar apenas um, com o progressista correndo por fora para dobrar sua representatividade no legislativo, o nome provável do progressista deve ser Andrezinho, mesmo tendo que enfrentar o governo que trabalha de mangas arregaçadas para não deixar o vereador se reeleger, colocando a máquina para tirar votos do vereador, ajudar outros da sigla, mas acho que faz buraco na água. Os demais partidos da coligação brigam por uma vaga, mas tem dois que correm sério risco, pois contam com poucos candidatos, e nem um com possibilidade de grande votação.

O partido dos trabalhadores, certamente elegerá dois, por outro lado, o PSB, que elegeu 03 vereadores, deve ficar com duas cadeiras, brigando pela terceira vaga na tal de sobra.

O partido do vice Osvaldo, deve manter uma cadeira, o vereador do PL, que deve fazer boa votação, é outro que tem grandes chances de continuar.

Com relação ao partido do vice Marcos, acredite que vai manter duas cadeiras, e briga pela terceira na tal se sobra.

 

Pelo lado do governo, a aposta é nos cargos de confiança (CC), mas a maioria vai ficar de fora e com votação insignificante, reflexo do trabalho ao longo dos 04 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 30 de outubro de 2020


 

ELEIÇÃO MUNICIPAL II

 

 

Volto ao tema, pois vamos entrar na reta final de campanha, e ainda não está definido; apesar do governo cantar vitória.

 

INDECISOS

 

O número de indecisos é expressivo, não tenho dúvidas que ultrapassa a casa dos vinte por cento, e esses indecisos podem mudar a eleição. Outro fato relacionado aos indecisos, é de que, esse povo não vota no governo, óbvio que nem todos os indecisos vão optar pelo mesmo candidato, mas afirmo, se resolverem votar no terceiro colocado, podem eleger um novo prefeito.

 

 

FUNCIONALISMO MUNICIPAL

 

Na semana que se comemora o dia do funcionário público, quero alertar aos funcionários públicos do município, que eles podem ter um papel decisivo no resultado da eleição. Tenho a informação que os funcionários reprovam o atual governo, e estão cobertos de razão; afinal de contas nunca na história do município o funcionalismo foi tratado dessa forma, e em detrimento de um exército de cargos de confiança sem a mínima capacidade para chefiar e ganhando muitas vezes mais que o concursado. Por isso, agora é a hora.

 

 

MAQUINAS EM AÇÃO

 

O prefeito alardeia que renovou o parque de máquinas, que segundo ele estava sucateado e em cima de cepos nas garagens. Mas a pergunta que não quer calar e a seguinte: com ele explica os valores absurdos pagos em horas de máquinas apesar da renovação do parque de máquinas? A administração passada apesar do sucateamento não paga horas a terceiros. Como o ex-prefeito realizava os serviços? Seria um mágico?

 

 

USO DA MÁQUINA E ABUSO DO PODER ECONÔMICO

 

Fiquei sabendo por algumas fontes ligadas aos partidos de oposição ao governo atual, que na próxima semana, várias ações judiciais serão impetradas contra a chapa governista, abuso do poder econômico, uso da máquina pública entre outras irregularidades. A ação de investigação eleitoral cassou o mandato do ex-prefeito por uso da máquina e abuso do poder, e o fato gerador foi um jornalzinho no qual ressaltava as ações do prefeito, caracterizando de forma clara a autopromoção e o isso da máquina para angariar votos, em desvantagem ao seu adversário. Hoje o que verificamos descaradamente, é o uso do asfalto como forma de conquistar votos, e o pior sem o menor constrangimento, na cara dura, faz o comício pede voto e no outro dia a obra.

 

GERAÇÃO DE EMPREGO

 

O prefeito foi muito infeliz quando falou que as empresas de Vacaria, estão precisando de mão de obras, e que sobra emprego, não vou nem comentar o fato dele chamar desempregados de vadio, pois entendo que foi uma fala direcionada para algum desafeto, mas para ele e sua turma que gostam de falar de áudios e vídeos, e agora? Tem áudios aos montes pela cidade que relatam o uso do poder, e a pressão política em cima de pessoas que tiveram algum benefício do governo. Coagir as pessoas também é crime eleitoral. Mas ainda sobre a falta de emprego, quero afirmar que se não existisse o Nepotismo por parte do prefeito e de seu vice, certamente os índices seriam ainda muito maiores.

 

CANDIDATOS

 

A eleição municipal tem quatro candidatos ao cargo de prefeito, a narrativa criada entre PSDB e PT, é falsa, pois para não deixar o partido dos trabalhadores voltar, o atual prefeito não é a única opção, e mais, as práticas do atual governo são as mesmas do partido do Lula, mas no caso local, eles aprimoraram e muito.

 

 

CANDIDATOS CC

 

Todo aquele que colocou seu nome à disposição do prefeito para concorrer ao legislativo, cumpriu com sua obrigação. Mas não esqueça que a sua votação vai estar relacionada ao seu trabalho como CC no governo. Nesse caso, quem fizer uma baixa votação, certamente não voltara ao seu cargo. Aliás, a maioria do CC e secretários não voltara, apenas o geral e o do planejamento, que é na verdade o garoto propagando do prefeito vão voltar no caso de reeleição, os outros estão com os dias contados.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

 


ELEIÇÃO MUNICIPAL

 

 

Antes de iniciar meu comentário, quero mais uma vez ressaltar, que comento fatos, não falo da vida particular de ninguém, e mais, ainda não decidi em quem votar, mas sei em quem não vou votar.

 

CANDIDATOS E PARTIDOS

 

Começo analisando a candidatura governistas, ou do prefeito que busca sua reeleição, a permanência do clã dos Boeiras no poder; quando falo no clã, vou além do prefeito e do secretário geral, falo da família.

 

Com relação ao secretário geral, apesar de seus erros e acertos, é o único que se salva no governo, mesmo eu não concordando com parentes no governo, sem a sua participação, o governo não existia, pois, o prefeito não tem a mínima noção do que faz.

 

A campanha do prefeito é baseada em três pilares.

 

1-  O uso da máquina.

2-   O Antipetismo.

3-    Poder econômico

 

Com relação a máquina, não podemos ser hipócritas, todos os governos usam a máquina, sob o pretexto de que a máquina não pode parar, mas o governo usa e abusa. O asfaltamento das ruas é um exemplo claro, o ritmo e o número de ruas asfaltada para engaliar votos é descarado, chega a ser um abuso com o contribuinte que até hoje pagou pelo seu calçamento. Mas quero deixar claro que não sou contra o projeto de asfaltamento, ou qualquer outro projeto de saneamento básico; mas que tenho como objetivo o bem comum. O uso eleitoral fica evidente na desproporcionalidade no volume desserviços de asfaltamento e na rapidez do serviço, outra característica é a péssima qualidade, feito a toque de caixa, tudo pelo voto, é massa asfáltica em cima da terra de grama e por aí vai, sem projeto, e com obras em ruas e bairros que não constam no cronograma, evidenciando o uso eleitoral do serviço.

 

A estrutura financeira é desproporcional aos outros candidatos, quero o ver a prestação de contas como vai ser, mas a julgar pela prestação de contas da companha passada, é possível imaginar. Mas certamente as doações de CC não permitem todo esse aparato.

 

Assim sendo, é possível afirmar que o prefeito será reeleito.

No caso de reeleição, o prefeito já deixou claro que vai aumentar impostos, IPTU entre outros, a desculpa de atualização de valores é frágil, todos sabem que para garantir o exército de CC que já estão no governo e mais outra leva, vai ter de aumentar imposto. Por isso, aperta o 45 e depois aperta o cinto e pague mais imposto, aliás o prefeito tentou diversas vezes aumentar imposto ao longo do seu primeiro mandato. Afinal empregar parentes custa cara.

 

MDB

 

O partido caminha a passos largo para sua extinção, corre o risco de não eleger um vereador, e fechar a porteira, vai ser o maior vexame da história, o partido do maior prefeito da história de Vacaria, vai terminar de forma melancólica. Triste fim.

 

PROGRESSISTA

 

O antigo PDS, sucumbiu aos interesses pessoais do seu vereador, que vai carregar o título de vereador com a menor votação da história, mas que foi muito habilidoso na questão de tratar dos seus interesses pessoais e familiares, vendeu o apoio ao prefeito, e carimbou a vaga de vice, trocando assim uma candidatura à reeleição que seria um fracasso, pela vaga de vice, que mesmo não somando nada para o chapa, certamente será o vice, vamos ver como vai ser sua relação com o geral de governo, pois o vice do MDB, que não indicou parentes, não teve chance alguma no governo, mas o vice do PP tenho pretensões futuras. Vamos ver, mas no quesito nepotismo ambos combinam. O progressista vai eleger bancada, acho que um representante é certo, com chance da segunda vaga.

 

PSL

 

O candidato apostou no discurso de ser o representante do Bolsonaro, mas não colou, e nesse jogo de não votar no PT que está faturando é o prefeito. Acho que não faz representante no legislativo.

 

PARTIDO DOS TRABALHADORES

 

O partido dos trabalhadores, está provando o seu veneno, que sempre usou a máquina, está sendo esmagada por ela, esconder a estrela e as cores parece que não deu certo, e no caso de derrota por uma diferença fora da realidade, também decreta o fim da sigla no município. Mas deve fazer no mínimo dois vereadores.

 

Com relação a vereadores, a maioria dos partidos não vai eleger representante, mas o objetivo da sua direção é conseguir cargos no governo, no caso dos partidos coligados com o prefeito, dois é certo que não vão eleger bancada, aí após a eleição vai ser uma choradeira por cargos, quem viver verá.

 

PROMESSAS

 

Se engane com os próprios olhos, mas quem não fez em oito anos, ou quem não fez em quatro, também não vai fazer.

 

 

CONSELHO TUTELAR

 

Se conselho fosse bom, eu vendia, mas com relação a decisão referente ao caso.