terça-feira, 30 de abril de 2013
PESQUISAS E MAIS PESQUISAS
Diariamente tenho sido instado pelas pessoas sobre algumas pesquisas que são realizadas pela cidade. Essas pesquisas têm como objetivo saber qual o nome é o preferido para comandar o município no caso de nova eleição. A cada nova pesquisa, fica evidente quem encomendou, basta analisar os nomes colocados para a escolha,e ai é fácil perceber, pois os nomes se alternam, e sempre surge na induzida o nome de um dos atuais vereadores; e tem pesquisa que é igual à outra feita para vereador ainda em 2012, apenas são trocado alguns nomes. A tentativa de se valorizar de alguns chega ser ridícula, e pode ser encarada como uma ofensa a inteligência dos eleitores, mas tenho conversado com presidentes de partidos da oposição sobre esse fato, percebi que todos por unanimidade desconhecem essas pesquisas, e classificam apenas como tentativa de valorizar o passe por parte daqueles que montam essas pesquisas. Segundo fontes da prefeitura o prefeito do PT já tem um acerto com as cúpulas estaduais, e PTB-PDT e PT vão manter as coligações no caso de nova eleição,e os diretórios aqui terão de seguir a orientação do comando estadual,nesse caso a via continuará com a presença de PDT-PTB, certo é a saída do PSDB e do PPS; existe uma grande possibilidade da saída do PSB do vereador Dallasanta, pois o seu partido vai ter candidato ao governo Federal e será adversário do PT em todos os níveis.
INVAZÕES NO TERRENO DO AEROPORTO
A cada dia mais invasores ocupam a área do aeroporto, esse tipo da ação já aconteceu tempo atrás ali ao lado no bairro Barcelos, quando pessoas invadiram a área institucional e área verde construindo pequenas casinhas. Agora as invasões avançam pela área do aeroporto, a ação dos invasores aumenta a cada dia, fui conversar com alguns dos invasores, e me disseram que eles não onde morarem, não tem casa e por invadem, alguns disseram que foi na campanha tiveram a promessa de que ganhariam um terreno e agora estão invadindo já que não estão cumprindo a promessa. As invasões precisam ser contidas, se realmente houve promessa de algum candidato, isso não da o direito de invadir e muito menos de construir, ta na hora de alguém agir, aquela área ainda é do governo federal, da aeronáutica, pois só será do município quando o novo aeroporto estiver pronto e a permuta for efetivada, mas é precisar agir logo e retirar os invasores com urgência para evitar um grande problema social com vantagens de alguns politiqueiros.
segunda-feira, 29 de abril de 2013
O PÉSSIMO ATENDIMENTO DO SAMU EM VACARIA
O atendimento prestado pelo SAMU em Vacaria é de péssima qualidade, com relação a esse atendimento venho falando faz tempo. Os problemas começam na burocracia imposta para conseguir solicitar o socorro, temos que ser submetidos às ordens de uma coordenação de Caxias do Sul; mas segundo fontes essas são as regras. Mas se existem regras devemos cumpri-las, mas nas tais regras do SAMU, existem prioridades, e urgência é urgência, e imagino que nada é mais urgente do que atender um grave acidente. Mas acontece que as coisas não são bem assim, pois no caso do grave acidente que aconteceu na BR 285 entre Vacaria e Bom Jesus, o SAMU foi acionado, e não apareceu, a resposta para a chamada, foi à seguinte: Estamos atendendo outra ocorrência, apesar da gravidade do acidente, com pessoas gravemente feria, com pessoa morta, o SAMU não apareceu; a solução encontrada foi transportar os feridos no banco das viaturas. Os feridos apresentavam fraturas expostas, apresentavam trauma encefálico e todas em estado grave, mesmo assim decorridos mais de três horas do fato o SAMU não apareceu no hospital; essa situação é lamentável. Mas por outro lado, é comum para o SAMU fazer atendimento de pessoas embriagadas, virou um taxi de bêbados, segundo ouvi dizer são ordens da chefia; e nessa administração é assim, manda quem pensa que pode, e quem precisa que espere. Esse fato envolvendo o SAMU é mais um que vem somar ao desmando, ao caos que vive a saúde desde que o prefeito cassado assumiu o governo do nosso município, faz quatro anos que essa situação é lamentável.
sábado, 27 de abril de 2013
VIAGEM DO MITO
O prefeito cassado de Vacaria viajou a passeio na comitiva do governador do estado; a viagem é de turismo, quanto a isso ninguém duvida. Apesar de viajar com todas as despesas pagas pelo estado, ou seja, pelo povo, o MITO de Vacaria, feito um lacaio ou num ato de deboche com o povo, fica postando fotos na sua pagina facebook, apenas aparecer, feito um jovem imaturo numa viagem de férias. Mas o pior é saber que a cada dia ele fatura R$ 1.000,00 para passear e conhecer lugares, tirar fotos ao lado de repórteres das rádios de Porto Alegre, um prefeito que esta no cargo graças uma liminar realmente não poderia ter outra atitude;pior é saber que esse valor e a criação da diária internacional foi aprovada pelo representantes do povo, os vereadores...
ENTREVISTA
O Studio Vacariense, com uma postura seria e isenta, entrevistou na tarde de ontem o Dr. Marco Antonio Mahafus, que além de um grande profissional é um grande conhecedor da saúde. Na entrevista ele falou da saúde na nossa cidade, do hospital, da UPA e do processo envolvendo o plantão 24 anos. Com relação ao hospital que é diretor clinico. Falou das melhorias constantes que são realizadas, e da melhoria no atendimento prestado pelos profissionais que atuam no hospital; disse que em breve será ampliado o atendimento com a implantação de novas especialidades. Com relação à UPA ele afirmou que é ineficiente, e inviável para um município do tamanho do nosso, disse que o volume de recursos gasto mensalmente na UPA inviabiliza um bom atendimento nas UBS dos bairros; disse ainda que com apenas um terço daquilo que é gasto na UPA o município poderia contratar mais médicos e enfermeiros e prestar lá no bairro um atendimento de qualidade, mais humano e com um acompanhamento de perto caso a caso. Segundo ele a falta de médicos é devido a baixo salário que é oferecido pelo município, e que a UPA é apenas uma sala de consultas, mas que o atendimento prestado além de deficitário não tem a continuidade e acaba sendo ineficiente. Ao ser questionado sobre o processo, falou que o plantão prestava um ótimo serviço e que não existia irregularidades.O atendimento prestado no plantão era eficiente e com um custo muito baixo para o município,não existia nada de errado,e ficou tudo comprovado por meio de pericias e da quebra de sigilo bancário e telefônico das partes.
sexta-feira, 26 de abril de 2013
CPI
Os trabalhos da CPI começam a mostrar os primeiros dados, mas ainda extra oficialmente. Na Quinta ouviram a secretaria da saúde, gostaria de saber se algum vereador perguntou sobre o contrato feito pelo município com a empresa que presta os serviços na UPA. Acontece que a empresa que venceu a licitação, ou o concurso de projetos, repassou o serviço para outra empresa sem consultar o contratante, no caso o município; e se consultou ambos compactuaram na fraude, pois a empresa que esta prestando os serviços não participou da licitação, essa contratação é irregular, uma burla a processo licitatório. Para estabelecer um comparativo esse caso é semelhante aquele que aconteceu no DETRAN, a onde uma empresa também repassou o contrato para uma terceira por sua conta e risco, se o caso DETRAN era ilegal, o caso UPA é igual, por isso, não pode estar certo. Além desse contrato, os vereadores também precisam esclarecer o motivo pelo qual o município esta pagando cirurgia que se enquadram na urgência e emergência como se fossem cirurgias eletivas. Essa pratica é nociva aos cofres do município, pois a cirurgias de emergência são de responsabilidade do SUS, e nesse estamos pagando a conta do governo federal.
quinta-feira, 25 de abril de 2013
PROJETOS E PROPOSTAS DE EMENDAS AQUI EM NO CONGRESSO NACIONAL
Deputados federais e agora vereadores, resolveram fazer o papel que do executivo, aqui na nossa câmara fazem indicação de projetos, em Brasília propõe emendas. Quero salientar que esse procedimento faz parte de suas prerrogativas, mas prefiro o legislativo atuando na fiscalização do executivo e na aprovação ou não de leis, com isenção e independência. No congresso dois projetos causam polemica e grande discussão, a PEC 37 e o projeto que pretende acabar com os rodeios ou qualquer atividade que envolva animais. Por isso, quero comentar de maneira superficial o projeto que pretende acabar com os rodeios, sem mais delongas, quero afirmar que esse deputado certamente não conhece nossa realidade, nossa tradição, ou então apenas quer espaço na mídia para aparecer já que sua atuação como deputado é opaca, inexiste. O deputado certamente não sabe que nossos rodeios fazem parte da tradição, que o gaucho cuida de seu gado e de seu cavalo com zelo e carinho; ele não sabe que a tradição passa de pai para filho de geração para geração, e que cada vez mais homens e mulheres, prendas e pões se envolvem com o meio tradicionalista e que os rodeios faz parte de meio dessa tradição. O projeto do deputado acaba com os rodeios, e acabaria também com o surgimento de novas gerações ligadas e esse tipo de vento, ele certamente não sabe, por exemplo, que hoje o numero de mulheres envolvidas no meio tradicionalista cresce a cada dia. Certamente ele não sabe que mulheres, jovens universitárias a cada dia mais se envolvem com rodeios e invernadas artísticas. Na nossa cidade temos diversos casos de moças, de universitárias que laçam e que gostam da lida campeira, cavalo e boi, e emprestam a sua beleza e seu charme a esse tipo de evento que há algum tempo atrás era praticado apenas por homens. Conheço varias universitárias que gostam de laçar e andar a cavalo, e que participam de rodeios, mas hoje vou falar de uma jovem de 21 anos acadêmica do curso de direito, que devido ao seu convívio no meio cavalo crioulos, junto com seu pai, passou a laçar e participar de rodeios quase todos os finais de semana. Por isso, quando fiz uma critica aos projetos locais ou federais,faço com isenção e imparcialidade, e todo homem público deve estar preparado para criticas, e que ao inventar projetos tem de ter em mente que pode interferir na vida de uma comunidade, de um povo inteiro como é o caso do projeto que pretende proibir os rodeios.
SAÚDE
A saúde é um problema nacional, e de responsabilidade do prefeito, do governador e da nossa presidente. A saúde vai muito mal obrigada,e aqui em Vacaria não é diferente; o alinhamento das estrelas não surtiu efeito, nada mudou, nada melhorou.
Mas quero abrir um parêntese para fazer um elogio, um merecido elogio; fui ao posto de saúde da Julio de Castilhos para fazer a vacina da gripe, apesar de não estar enquadrado em nem uma das faixas etária, fiz por prescrição médica. Ao chegar ao posto, tinha uma fila de no máximo dez pessoas, enquanto esperava minha vez, observei o atendimento de outros setores do posto; atendentes educados, pessoas esclarecidas e educadas prestavam o atendimento ao publico presente. No setor de vacinas o atendimento muito ágil e de qualidade, segundo a técnica responsável mais de 200 pessoas são vacinadas por dias; com relação ao empenho de enfermeiros, enfermeiros, técnicos em enfermagem ninguém duvida, se as coisas não vão bem à saúde a responsabilidade é do prefeito e de sua secretaria, pois a queixas relacionadas ao mau atendimento geralmente são endereçadas aos CC e cargos políticos.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Valério depõe à Polícia Federal em inquérito sobre Lula
Condenado como operador do mensalão, ele falou nesta terça em Minas.
Inquérito apura denúncia de Valério de que Lula se beneficiou do esquema.
Marcos Valério, condenado a 40 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal como "operador" do esquema do mensalão, prestou depoimento nesta terça (23) à Polícia Federal, em Belo Horizonte, no inquérito que apura denúncias feitas por ele à Procuradoria-Geral da República.
A Polícia Federal não informou qual foi o teor da fala de Valério. De acordo com a assessoria da PF, o depoimento foi colhido em Belo Horizonte a pedido do próprio Valério e serviu para preencher "lacunas" de depoimento anterior, em setembro, à Procuradoria-Geral da República.
Em setembro do ano passado, Valério disse à PGR que o esquema do mensalão também teria sido usado para pagar despesas pessoais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam o caso.
A CPI DAS HORAS EXTRAS E CONTRATOS E AS PESQUISAS PARA PREFEITO
As primeiras reuniões da CPI, e a analise dos primeiros documentos recebidos do executivo com relação às horas extras, contratos e licitações; já possibilita fazer um comparativo entre os três últimos governos. Conforme uma informação que recebi de um dos membros da CPI, é possível afirmar que o governo mais enxuto e, mas criterioso com relação há horas extra e licitação foi o governo do ex prefeito Angelo Pegoraro. No quesito horas extras, incluindo a extinta codevac os gastos com esse item não chegava a um terço daquilo que é gasto no governo do prefeito Elói do PT. Com relação a contratos e licitações também não existe nada de irregular ou ilegal.
PESQUISAS PARA PREFEITO
Com a possibilidade concreta de novas eleições, o surgimento de nomes para concorrer é natural, e aproveitando o momento os candidatos oportunistas aparecem do nada. Por isso, a realização de pesquisas virou uma praxe, segundo alguns números que tive acesso, o legislativo poderá ter três candidatos ao cargo de prefeito. Acontece que nessas pesquisas os vereadores Amadeu Boeira, Marcos lima e Dagmar Dengo aparecem nas primeiras posições, dependendo que quem faz à pesquisa as posições se alteram; mas considerando que esses dados ainda não levam em contas o fator CPI ainda não estava presente analistas de plantão apontam para uma queda do vereador do PDT e até uma possível desistência de concorrer. O certo é que nesse quadro a vida perde no mínimo dois grandes nomes na composição de sua base, o vereador do PSDB autor das denuncias e o vereador do PTB presidente da CPI.
MUDANÇA NO SECRETARIADO
A troca de comando na secretaria de obras é o assunto nas ruas da cidade, segundo algumas pessoas ligadas a essa secretaria, o atual secretario será trocado pelo seu adjunto. Ainda segundo essas fontes, o motivo seria o rompimento com o governo do vereador Dallasanta que é do partido do secretario o PSB. Caso se confirme a saída de Giovane Rossi das obras, a base do prefeito no legislativo vai pro espaço; e importante ressaltar que o secretario de obras é sem duvida alguma o melhor de todos os secretários do governo do PT. Considerando que o prefeito esta no cargo por meio de uma liminar e que a sua saída em breve é eminente, trocar de secretario a essa altura do campeonato é uma incoerência, e vai servir para implodir de uma vez por todas com a via popular.
CPI
A reunião de hoje vai ouvir a secretaria da saúde, os membros da comissão vai questionar a secretaria sobre os critérios usados na sua pasta, para a autorização de horas extras, concessão de FG quais os critérios para autorizar as horas extras.
A secretaria também vai ter de explicar o motivo pelo qual no período eleitoral alguns dos beneficiados com a bolsa hora extra receberam um acréscimo no numero de horas em alguns casos passando de 90 horas mês para 125 horas, segundo ouvi dizer pelas ruas da cidade, supostamente um motorista contemplado com o benéfico faz entregas de produtos do Paraguai durante o expediente; gostaria de saber também o porquê apenas algumas enfermeiras e enfermeiros concursos são beneficiados com FG e horas extras.
OBRAS DEVAGAR QUASE PARANDO
A administração do prefeito da liminar esta praticamente parada, obras praticamente paradas, falta remédios, falta médico, falta vontade; na secretaria de obras a resposta é a seguinte, obras só em Junho. Certamente o prefeito aguarda o seu julgamento, mas o povo não pode esperar, ou toca as obras ou pega o seu chapéu e vai embora.
INVASÃO DO ANTIGO AEROPORTO
O novo aeroporto ainda não foi inaugurado, e mesmo assim a área do atual já começa a ser invadida, é preciso uma ação enérgica do poder executivo para retirar esses invasores. O prefeito vai viajar a passeio com diárias de R$ 1.000,00 por dia pagas pelo povo, mas esperamos que antes de viajar de ordens para seu jurídico agir contra as invasões. O meu receio é que essas invasões aumentem e aquele local que seria usado para um grande parque acabe virando uma grande favela.
terça-feira, 23 de abril de 2013
A SAÚDE NO GOVERNO DO PT
Na propagando tudo é uma maravilha, a enganação faz parte da cartilha do partido dos trabalhadores, é tudo na base da mentira, da enganação. O ilusionismo do PT se viabiliza através de muita propaganda e muito marketing; os governos do PT gastão rios de dinheiro para fazer valer suas mentiras. A saúde é um dos exemplos apenas, o governo da presidente Dilma assiste em 3D o sofrimento do povo pelos corredores dos hospitais, e as filas por uma consulta. O governo estadual não fez nada até agora para o setor, esse ano, por exemplo, não aplicou ainda um centavo sequer nos hospitais filantrópicos do estado; o prefeito cassado de Vacaria segue a mesma linda ou a orientação da cartilha, e até agora não acertou a renovação do contrato com o hospital e segundo o Dr. Marco Antonio Mahfus, os pagamentos são feitos sempre com atraso. No nosso caso, tudo esta quase parando, pois como o prefeito sabe que não vai se sustentar no cargo a coisa esta a cada dia pior, remédios em falta, medico não existe e a desculpa é que só depois de Junho as coisas vão se normalizar, certamente com um novo prefeito, uma nova equipe.
domingo, 21 de abril de 2013
O PARECER DO PROCURADOR ELEITORAL E A NOVA ELEIÇÃO
O parecer do procurador eleitoral federal confirma aquilo que já há algum tempo venho afirmando nos meus comentários. O prefeito que se sustenta no cargo por meio de uma liminar obtida na base do favor político, sabe que esta com seus dias contados, e sua saída da prefeitura deve acontecer em breve; a situação é irreversível, e segundo boatos, ele já pensa em renunciar ao cargo. Ao longo dos seus quatros anos de mandato, o prefeito usou e abusou das mentiras, e optou por um governo de fantasias, um governo de negociatas; comprou o apoio no legislativo, trocou apoio por cargos e fez das horas extras um atrativo para manter os companheiros. O prefeito comprou o silencio de alguns, dominou a imprensa falada, ocultou a realidade dos fatos e vendeu uma imagem de bom menino de administrador correto e capaz. A sua administração é cheia de interrogações, muitos fatos deixaram de ser apurados por omissão daqueles que deveriam investigar; a propaganda ilegal ou irregular foi apenas mais fato, mas finalmente dessa vez ele não escapou ileso. O jornalzinho mentiroso ou o seu panfleto eleitoral foi distribuído ao longo de todo o seu mandato; e já na primeira edição fiz a denuncia ao MP local, mas naquela época ele foi salvo pelo gongo ao ser orientado a não pagar com recursos do município, mas até hoje muito mal explicado. A caixa preta do governo do PT sempre foi guardada a sete chaves, pois com a maioria na câmara e o domínio da imprensa todos os espaços serviam ao MITO e na visão dos comprometidos nossa cidade era um paraíso. Mas como diz um velho ditado, não a mal que sempre dure e nem bem que nunca termine, o MITO se perdeu na arrogância, na sua soberba e meteu os pés pelas mãos. O poder subiu a cabeça no ultimo minuto do segundo tempo a casa caiu. Algumas de suas mentiras estampadas no panfleto, destacadas no parecer do MPF e dos julgadores; usou obras que não fez, se apropriou de obras de outro prefeito, usou pessoas humildes e o pior conseguiu seduzir grandes empresários para lhe emprestar a imagem e servir de papagaio de pirata. A casa do povo, o aeroporto e o entorno da Catedral são exemplos da mentira ou da farsa aramada para confundir a opinião publica e conquistar votos para sua reeleição. A confirmação de sua cassação é eminente, e assim sendo, teremos outra eleição, os aproveitadores de plantão já começam a se movimentar; e quem aplaudia e defendia o MITO agora já ensaia passos na busca de um lugar na oposição para tentar manter privilégios. A CPI esta em andamento, mas ao que tudo indica caminhas lentamente com passos de tartaruga, instalada há quase trinta dias ate o presente momento ainda não disse a que veio, o povo quer saber, o povo precisa saber, quando foi pago em horas extras nos quatro anos de governo, quais os contratos tiveram aditamento e por que. Segundo algumas fontes nos quatro anos desse governo o gasto em horas extras ultrapassa os quinze milhões de reais, ta mais que na hora da verdade aparecer e da imprensa cumprir seu papel divulgando esses fatos. O instituto do contrato emergencial também merece destaque, esse mecanismo proibido no governo anterior e alvo de ação judicial na gestão do prefeito da liminar foi uma constante, no caso do lixo teve duração de quase um ano e ninguém fez nada. Mas para encerar seu mandato com chave de ouro, o prefeito cassado institui a diária internacional de mil reais, apesar de viajar com o governador do estado na sua comitiva e com despesas pagas vai receber esse valor dos cofres do município;apesar de estar cassado ele vai viajar e correndo o risco durante seu passeio ter a sua cassação confirmada.Por outro lado,ao agir assim, o prefeito cassado termina seu mandato da mesma forma que começou a quatro anos atrás,aumentando diária e criando cargos, nesse aspecto ele é coerente.
sexta-feira, 19 de abril de 2013
PARECER DO PROCURADOR ELEITORAL FEDERAL
O procurador geral eleitoral,divulgou o seu parecer com relação ao caso envolvendo o prefeito da liminar Elói Poltronieri,conforme o previsto,o parecer foi contra o recurso,e ainda nega provimento ao AGRAVO,nega também,provimento ao RECURSO ESPECIAL.O parecer da procuradoria é sem sombra de duvidas muito importante para o julgamento do caso,nem tenho a menor dúvidas e por isso,tenho afirmado de forma categórica que o prefeito da liminar será cassado,na verdade ele só se sustenta no cargo graças a uma liminar concedida na base do favor politico,a MINISTRA que concedeu a liminar era advogada do PT da presidente e foi nomeada com um CC da presidente.
A NOVA ELEIÇÃO E OS ACERTOS PARTIDÁRIOS
A possibilidade de uma nova eleição deixa as pessoas inquietas, e a pergunta é sempre a mesma; vai ter outra eleição, o prefeito vai ser cassado. A minha resposta é a seguinte, tudo indica que sim, mas não tenho bola de cristal, e quem vai decidir são os Ministros do TSE. Por isso, nem aquele que se diz saber tudo sobre o processo pelo lado do vai ser cassado esta certo, nem aquele vereador que afirmou aos universitários de Lages que próxima eleição só daqui a três anos. A verdade e a responsabilidade devem prevalecer, e as opiniões pessoais e nossos desejos devem ficar num segundo plano, afirmações levianas devem ser ignoradas. Por isso, pessoas públicas, políticos conhecidos não ativos ou não precisam ter mais responsabilidade ao comentar o fato, tanto um quanto o outro, suas intenções são conhecidas. Com relação a uma possível eleição, o quadro é o seguinte: Antes da liminar teríamos quatro candidatos, Mario Bala do PMDB, Amadeu Boeira do PSDB, Dagmar Dengo do PDT e via popular, e Jose Sozo do PP. Após a liminar, todas as convenções perderam a validade, e não existem mais candidatos, caso se confirme a cassação do prefeito Elói, tudo volta à estaca zero. Os partidos estão se reunindo e reavaliando a situação, já afirmei aqui e volto a dizer dos quatro candidatos muda no mínimo dois. Em minha opinião, naquela ocasião a disputa seria polarizada entre Dagmar e Amadeu, com Mario Bala correndo por fora e o PP sem a mínima chance de brigar pelo cargo de prefeito. A situação hoje é diferente, temos novos elementos na disputa, Suzin foi absolvido, e volta a ser um nome forte para a disputa, PP e PMDB ensaiam uma coligação, parece que não entenderam o recado das urnas, e uma nova coligação é repetir erro, como diz um velho ditado errar é humano, mas permanecer errando é burrice. A aliança entre PP e PMDB foi um erro, essa aliança é feita por caciques, sempre se esquecem dos índios, esses dois partidos morrem a míngua, o PP é o meu partido, por isso, me sinto a vontade para comentar. O recado já foi dado na eleição passada, mas pelo jeito esses notáveis ainda não aprenderam a lição das urnas, tem candidato ou pré candidato que imagina que com meia dúzia de comercial se credencia para vencer o pleito; quem viver vera, mas a continuar esse cenário não vislumbro grandes mudanças.
quinta-feira, 18 de abril de 2013
PROJETOS E INDICAÇÕES
Novos vereadores já arrumaram uma maneira de se auto promover, estão usando e abusando do direito de fazerem indicações de projetos para enviarem ao executivo. A nova maneira de legislar é muito interessante, os vereadores alheios ao orçamento ou ao plano plurianual encaminham proposições ao seu bel prazer querendo de certa forma exercer a função que é do executivo. Certamente alguém vai dizer que as indicações estão carregadas de boas intenções, mas de boas intenções o inferno esta cheio, por isso, espero que o executivo já sem credibilidade, não entre nessa onda, caso contrario pode estar abrindo as porteiras para demagogias baratas e caça votos.
quarta-feira, 17 de abril de 2013
A POLÍTICA LOCAL E A PROVÁVEL ELEIÇÃO
O prefeito atual se sustenta no cargo em cima de uma liminar, o julgamento do mérito pode acontecer a qualquer momento. Por isso, os partidos se articulam para lançar candidatos, na verdade essa articulação é tímida, a oposição mais uma vez não se organiza e pode ver novamente o cavalo passar encilhado. O partido progressista ao que tudo indica, mais uma vez vai abrir mão de eleger o prefeito, pois quem tem chance não quer ou não pode. O ex deputado Appio que fez uma bela votação concorrendo contra a máquina e contra a imprensa parece que definitivamente desistiu de disputar; Pegoraro devido aos seus negócios reluta em aceitar o encargo. Com a recusa dos dois maiores lideres o PP fica praticamente sem chances, teria que correr sozinho, pois não abre mão da cabeça, por isso, não vai conseguir coligar, uma vez que Amadeu, Mario Bala ambos são mais fortes que qualquer outro possível candidato do PP e nesse caso a opção será correr sozinho. O PMDB com a absolvição de Suzin se revigora, seu partido passa a ter mais um nome para a disputa, e mais que isso, a administração do PMDB ou do ex prefeito Suzin ta livre de acusações, foi um governo sério. Por outro lado, o atual presidente da câmara vai se articulando e se credenciando como um forte candidato.
NORMAS DE SEGURANÇA II
A segurança deve ser uma preocupação constante, seja em festas ou no trabalho. Nas festas a fiscalização fica sob a responsabilidade dos bombeiros, no trabalho imagino que do ministério do trabalho. Por isso, quero colaborar com a segurança dos trabalhadores do setor de iluminação pública do município, esse que trocam lâmpadas, penduram faixas e decoram a cidade, e trabalham naquele caminhão que possui uma espécie de cesta para levantar o operário até o poste de luz. Acontece que, segundo informações esse caminhão não esta apto para esse tipo de serviço, não é indicado para trabalho em redes energizadas; faço esse comentário com base em informações e não recomendações técnicas do vendedor do caminhão conforme as fotos anexas.
terça-feira, 16 de abril de 2013
AS NORMAS DE SEGURANÇA
A tragédia de Santa Maria mudou de forma drástica a postura das autoridades com relação dos locais usados para festas, eventos ou qualquer tipo de aglomeração de pessoas. Após a tragédia o rigor passou a imperar a regra agora é clara e exigida; isso nos leva a crer que antes era tudo feito de qualquer jeito, nas coxas, desculpem o termo, mas essa é a verdade. Quero dizer que, cumprir as normas ou seguir a regras com rigor esta correta e é assim que deve ser feito, mas não podemos exagerar, pois o que mata é a dosagem e não o veneno. Antes da tragédia tudo era permitido, hoje tudo é proibido, se antes tava liberado, e hoje te interditado, alguém cometeu um delito quando liberou. Mas com relação à fiscalização desses locais, temos que exigir gente qualificada, capaz e essa fiscalização deve ser geral e irrestrita, seja a onde for ou contra quem quer que seja. Por isso, quero solicitar aos bombeiros, uma ampla fiscalização no prédio da prefeitura, pois a rede elétrica é uma bomba relógio, solicito ainda uma vistoria nos extintores de incêndio nos postos de saúde, pois segundo fui informado muitos estão vencidos. Não podemos aceitar que aqueles que fiscalizam e exigem o cumprimento da lei, não respeitem as normas exigidas por eles próprios. As fotos são das instalações da rede elétrica interna da sede do município.
OAB-SP cria comissão para defender emenda que reduz poder da Promotoria
Fausto Macedo, de O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - Não bastasse o cerco a que é submetido no Congresso e na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde estão em curso projetos e propostas de emenda à Constituição que alijam promotores e procuradores das investigações, o Ministério Público enfrenta agora outro adversário de peso. A Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) criou uma comissão de notáveis para defender a PEC 37, proposta de emenda que assegura à polícia exclusividade para apurações de âmbito criminal.
Sob a presidência do advogado José Roberto Batochio - ex-presidente da OAB - e integrada por reconhecidos advogados criminalistas, a OAB paulista instalou uma Comissão de Defesa da Constitucionalidade das Investigações Criminais para tratar dos poderes de investigação do Ministério Público na esfera penal, inclusive no que se refere à PEC, em tramitação no Congresso.
Para o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, o debate sobre a PEC 37 está desfocado: "A PEC não quer restringir os poderes do Ministério Público, cujo papel é relevantíssimo e está claramente estabelecido pela Constituição Federal de 88. Na verdade, propõe restabelecer a imparcialidade na fase de investigação, segundo a qual a Polícia Judiciária (Civil e Federal) investiga, o Ministério Público denuncia, a Advocacia faz a defesa e o Judiciário julga."
Para Costa, "quem acusa, não pode comandar a investigação, porque isso compromete a isenção, quebra o equilíbrio entre as partes da ação penal".
segunda-feira, 15 de abril de 2013
A REFORMA DO PT NA VISÃO DE JOSÉ SERRA
Artigo publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo
Por José Serra
Ainda bem que a Câmara dos Deputados parece ter sepultado a proposta de reforma política petista, cujo relator era o deputado Henrique Fontana (PT-RS). O ruim – o modelo que temos – ainda é melhor do que o pior, representado pela proposta que o PT pretendia enfiar goela abaixo do País, já que não houve debate a respeito.
Reforma política? Era mesmo isso o que se pretendia?
Há distinções claras entre revolução, reforma e golpe.
A primeira convulsiona a sociedade, conquista a maioria dos que padecem sob a ordem vigente, lança no imaginário coletivo amanhãs redentores e faz novos vencedores. Nas revoluções virtuosas, os oprimidos de antes não se tornam os opressores do novo regime, mas os libertadores das potencialidades do futuro. Penso, por exemplo, na Revolução Americana.
Golpe, em qualquer lugar e em qualquer tempo, é uma reação dos que se veem ameaçados pela emergência de novos atores na cena política ou buscam perpetuar-se no poder eliminando os adversários. O golpe é sempre reacionário – seja o de 1964 no Brasil, o de 1973 no Chile ou os de 1966 e 1976 na Argentina. Ou o que matou César.
E a reforma? É uma tentativa de mudança pacífica, que procura não fazer nem vitoriosos nem derrotados. Não se trata de virar a mesa ou de banir da cena os adversários tornados inimigos.
Uma reforma não privilegia grupos, mas busca o bem-estar coletivo – ainda que eu saiba que esse espírito anda em baixa nestes dias.
Nos últimos anos o Brasil tem vivido sob a égide das “reformas”, sempre necessárias, mas jamais levadas a efeito. Uma das que mais mobilizam as consciências é a “reforma política”, que, na versão do PT, foi sepultada na noite de terça-feira. De fato, os petistas não queriam uma reforma, mas um golpe.
O PT queria aprovar, por exemplo, o financiamento público exclusivo de campanha, que tem seduzido muitos incautos. Segundo o relatório do deputado Fontana, as campanhas eleitorais seriam pagas na sua totalidade com o dinheiro dos contribuintes, por meio do Tesouro Nacional. O TSE estabeleceria o montante, mas o Congresso e o Executivo tomariam a decisão final na aprovação do orçamento.
A direção do PT, partido que levou o uso do caixa 2 ao paroxismo na vida pública brasileira, apresenta a solução do financiamento público para combater o… caixa 2! Pretende assim, diante da opinião pública e de sua militância menos informada, maquiar a própria história.
Mas isso é só uma patranha. O golpe estava em outro lugar.
No projeto, a distribuição dos recursos para o financiamento público levaria em conta a representação na Câmara dos Deputados e, principalmente, o volume de votos obtidos na eleição anterior, fator que beneficiaria, é evidente, o PT.
Até o PMDB, que tem uma grande bancada, mas não o maior número de votos dos eleitores, seria condenado a uma progressiva inanição, que só beneficiaria o partido que está no centro do poder de fato, o PT, que domina a máquina pública federal e controla as estatais e seus fundos de pensão.
Com essa proposta, aos cartórios já existentes, do Fundo Partidário e do tempo de TV, se somaria um terceiro, pantagruélico, gigantesco, faminto: o do fundo público de financiamento de campanhas eleitorais.
Não custa lembrar que no sistema atual os partidos já recebem quase 300 milhões de reais por ano do Fundo Partidário. A essa montanha de dinheiro se soma a renúncia fiscal, pela qual o Tesouro Nacional remunera as emissoras de rádio e televisão pelo horário eleitoral, que de gratuito não tem nada – na eleição do ano passado custou 600 milhões de reais.
Tudo isso é, insisto, dinheiro público, já distribuído segundo o tamanho das bancadas.
Em essência, o projeto do PT era continuísta e buscava fortalecer apenas a si mesmo, golpeando, assim, as possibilidades de alternância de poder.
PINGA FOGO
O apresentador Betão Carneiro entrevistou no pinga fogo de hoje Angelo Pegoraro, a pauta do programa foi a cooperval e o agro-negócio. Com relação ao tema na a reparar, Pegoraro falou de recebimento de grãos, comercialização e da situação da agricultura no município e deu uma visão clara e com muito conhecimento do tema; afinal de contas ele é p presidente da maior entidade do agronegócio e um dos senão o maior produtor individual do município. Conversei com vários ouvintes do programa que é líder de audiência no horário,e como a maioria dessa audiência de formada por pessoas da cidade, todos queriam ouvir Pegoraro falando de política e da possibilidade de rever sua posição no que diz respeito a concorrer ao cargo de prefeito.A política faz parte do agronegócio, e segundo ouvi dizer e vi,os dados das pesquisas apontam Pegoraro como favorito para vencer a eleição que deve ocorrer em breve.
domingo, 14 de abril de 2013
SAÚDE
A situação da saúde no nosso município é precária, vai de mal a pior, e em todos os níveis do bairro a UPA e termina no hospital. No posto do bairro ou na UBS como gostam de chamar, falta medico, e se não tem médico não tem consulta, quando tem consulta não tem remédio, e se tem por mero acaso algum remédio, não tem exames e muito menos cirurgias. A desculpa é sempre a mesma, ou seja, conversa fiada, segundo os donos do poder o grau de satisfação com a UPA ultrapassa a casa dos 96% e por isso tudo esta perfeita. Com certeza esse grau de satisfação se refere aos CCS ou aqueles que participam da bolsa hora extra, criada pelo governo do prefeito da liminar. A saúde vai bem para os donos do poder que apesar da falta de verba para comprar remédios, fazem festinha para comemorar um ano da única obra do MITO a UPA; fazem mais uma festinha para comemorar a chegada do novo médico no posto do bairro imperial. Mas entre uma festinha e outra, o povo clama por consultas e remédios, volta frisar a culpa não é dos funcionários, pois temos enfermeiros e enfermeiras de alto nível, temos técnicos em enfermagem dedicados e capazes, e esses profissionais estão de mãos atadas, nada podem fazer para amenizar a falta de atendimento ao povo humilde de nossa cidade. Com relação ao atendimento odontológico as pessoas também reclamam que para conseguir uma ficha é preciso muita sorte e ainda torcer para que a autoclave aparelho usado para esterilizar não esteja estragado. Mas com relação a dentistas a única coisa que não é possível dizer é que faltam profissionais, pois no posto da Rua Borges de Medeiros é um dentista que faz a entrega de remédios, mas como remédio geralmente não existe então essa profissional praticamente não trabalha, mas ganha FG apenas para entregar remédios. A situação da saúde é lamentável, pois temos postos abertos sem médicos, temos uma UPA que é ineficiente, não presta um atendimento de qualidade; e pensar que a pouco mais de quatro anos tivemos um plantão 24 horas fechado através de uma ação cautelar e o prefeito processado por tentar resolver os problemas da saúde.
quinta-feira, 11 de abril de 2013
MTG EM DEFESA DA SAÚDE E BEM ESTAR TRADICIONALISTA
Esse será o tema do encontro marcado para o final do mês de Abril, no Porteira do Rio Grande. A primeira prenda do CTG Elisandra Alves me convidou para esse grande evento e pediu para divulgar, por isso, fui conversar com ela para saber mais sobre o evento e sobre a função que ela desempenha com por ela representando a entidade que organiza o maior rodeio tradicionalista do Brasil. A nossa prenda é enfermeira, formada pela UNIPLAC, trabalha no Hospital Nossa Senhora da Oliveira e na UNIMED altos da serra, apesar da carga horária muito puxada ela disse que sempre arruma um tempo para desempenhar o papel de primeira prenda e que faz por amor a tradição. Mas com relação ao evento do próximo dia 27 de Abril, é o seguinte:
O CTG Porteira do Rio Grande promove um encontro cultural de prendas e peões no dia 27 de Abril, às 13.30 horas na sua sede social, com a presença da segunda prenda do Rio Grande do Sul. O encontro vai contar também com a presença de uma hipologa que vai falar dos benefícios para a saúde na relação homem e cavalo, estará presente no evento um instrutor de danças relacionadas com a saúde dos peões e das prendas. Esse encontra é muito importante segunda a primeira prenda, pois vai fazer parte do calendário anual do MTG e a cada encontro um novo tema será abordado, a importância também pode ser avaliada pela presença da segunda prenda do Rio Grande do Sul, pois a sua agenda é muito concorrida e sua participação em eventos tradicionalistas é muito disputada por todo o estado.
FESTA DENTRO DAS NORMAS DE SEGURANÇA
A tragédia da boate Kiss,obrigou os órgãos de segurança e exigir mais rigor para liberar locais para a realização de eventos;a lei é a mesma,mas o rigor aumentou,hoje não passa nada, e liberar um local para realização de um evento é muito complicado. A Green Pepper numa parceria com o Jockey Clube vai realizar mais um grande evento no próximo Sábado dia 13 de abril a partir das 23 horas.
JULGAMENTO II
Quero abrir um espaço para elogiar o belo trabalho dos advogados que atuaram na defesa dos acusados, que obtiveram uma grande vitória no tribunal na manhã dessa Quinta Feira.
DOUGLAS FIRMINO BORGES - ADV: MARCELO PAGANIN VANAZ.
MARCO ANTONIO MAFHUS e FLAVIO LUIZ NERY - ADV(S) JOSE VLACIR SILVEIRA TRAMONTIN, ALESSANDRA RODRIGUES DA SILVA e JULIANA OLIBONI MINUZZO RIZZON
JOSE AQUILES SUZIN - ADV(S) ADRIANA TIEPPO, JOSE AN TONIO PAGANELLA BOSCHI E CARLOS MAXIMO GOLIM PAIM FILHO
A QUARTA CÂMARA ACABA DE ABSOLVER TODOS OS ENVOLVIDOS NO CASO DO PLANTÃO DE URGÊNCIA
O julgamento do recurso do processo movido pelo MP local que fechou o plantão de urgência e emergência no governo do prefeito Suzin, acabada de ser proferido, e os desembargadores por unanimidade de votos absolveram todos os acusados. Não tenho duvidas que esse resultado restabelece a justiça ao caso, pois segundo os próprios desembargadores o caos da saúde vivido na época já justificava a contratação de emergência. Sinto-me muito a vontade para comentar o fato, pois sempre afirmei no meu blog que não existiu dolo, e esse foi o entendimento dos desembargadores.
CPI
O inicio dos trabalhos da CPI que apurar horas extras e contratos, ainda espera pela documentação solicitada ao executivo. Segundo fui informado, a demora na entrega dos documentos tem com desculpa a visita do TCE para aquelas auditorias de rotina; na verdade essas auditorias são corriqueiras e na sua grande maioria na resultam em nada. Com relação a essa documentação, alegar a presença do TCE é um desculpa para protelar, pois imagino que todos os contratos estejam arquivados e salvos em arquivos digitais, e a lista ou a relação de quem recebeu a bolsa hora extra no governo do prefeito da liminar também deveria estar salvo nos computadores do setor de pessoal ou recursos humanos. Com relação aos contratos, a CPI quer investigar e deve investigar com critério, todos os contratos firmados na área da saúde, pois existem comentários que vários fornecedores do setor são empresas de fora do município, ligadas ao PT e que fornecem medicamentos em todos os municípios comandados pelo partido; se é verídica a informação ainda não sei, mas cabe a CPI investigar com muita atenção esse tipo de denuncia.
terça-feira, 9 de abril de 2013
PROJETO INVIÁVEL
O vereador Elton Zulianello protocolou indicação e pretende transformar em projeto de lei. A proposta do vereador exige a presença de um medico uma ambulância e um enfermeiro, em qualquer evento com publico igual ou superior a 300 pessoas; esse é o tipo do projeto sem pés e sem cabeça, pois não existe a mínima possibilidade de ser comprida tal exigência. Caso esse projeto venha a ser aprovado acaba com as festas na cidade, pois o seu custo inviabilizaria as festas, alem disso não existem no município profissional para esse serviço e muito menos ambulâncias disponíveis. Por outro lado, ele tem de exigir em seu projeto que qualquer culto em igrejas com o mesmo público também disponibilize esse atendimento.
BELO TRABALHO
http://www.youtube.com/watch?v=qEe7l7qgYLM&feature=share
A modelo do comercial e Jocasta Doyle, que morou em Vacaria por alguns anos, e teve o inicio de sua carreira como modelo em Agosto de 2010 quando fotografou pela primeira vez. Naquela ocasião Jocasta fotografou para o clicrbs e fez uma ensaio para a edição do colírio, que foi divulgado em Novembro do mesmo ano; e depois voltou a fazer novamente a seção colírio para uma edição especial de Natal. Atualmente a modelo mora em Porto Alegre, sua terra natal e faz parte do casting da agencia de modelo Ubermodel; a beleza da modelo e o grande conceito da agencia, certamente vai render bons frutos, haja vista que a parceria recém começou. No vídeo da rede de farmácias São João podemos avaliar um pouco mais do belo trabalho da nossa amiga Jocasta Doyle; junto com o vídeo também postei duas fotos dos seus primeiros trabalhos ainda aqui em Vacaria; sinto-me muito bem em ver seu belo trabalho, pois tudo começou aqui numa grande parceria nossa.O vídeo pode ser conferido no link acima, que é o trabalho mais recente da modelo.
CPI
A comissão parlamentar de inquérito foi instalada pelo legislativo para apurar possíveis irregularidades no pagamento de horas extras e em contratos. As reuniões da CPI aconteceram duas vezes por semana, na quarta vai analisar contratos e na quinta as horas extras. Com relação aos contratos, já existe uma discussão em andamento, pois a CPI já avisou que quer analisar a fundo o contrato firmando entre o município e a ESA, que era a empresa responsável pela coleta do lixo e pela capina das ruas. O executivo ou a base do governo segundo ouvi dizer não quer que esse contrato seja analisado, mas entendo que esse é um contrato que merece uma analise criteriosa, pois as relações entre a ESA e o prefeito nunca foram bem explicadas, primeiro a gravação do tesoureiro de sua primeira campanha falando de caixa II de doação fria e citando o nome da empresa, depois o prefeito mantém essa empresa por meio de contrato emergencial por quase um ano, e sua gerente concorre à vereadora coligada com o prefeito, e logo após a eleição ao não lograr êxito vai embora e deixa os funcionários sem receber seus salários. O contrato emergencial ou os aditivos contratuais, na maioria das vezes tem o objetivo de beneficiar os companheiros e burlar o processo licitatório, mas a CPI precisa investigar também o contrato ou a confecção do jornalzinho do prefeito os famosos panfletos, pois esse negócio também foi feito ilegalmente e sem licitação.
segunda-feira, 8 de abril de 2013
SAÚDE
A péssima situação da saúde no município gerou discursos acalorados nos sessão dessa segunda. Acontece que, na semana passada o vereador Elton Zulianelo do DEM, disse na tribuna que a saúde esta péssima, e que ele resolveria os problemas no Maximo em 60 dias. O comentário do vereador gerou criticas contra sua pessoa nas redes sociais durante a semana e comentários deselegantes de alguns colegas na câmara. Por isso, o vereador Marcos Lima do PTB usou a tributa para defender o seu colega, e disse o seguinte: sou da base do governo, mas a situação da saúde no município é precária, e a secretaria não consegue mais resolver os problemas de sua pasta; e foi além pediu a saída da secretaria, e disse que esse pedido ele fez direto ao prefeito municipal. Com relação ao péssimo atendimento da saúde no município o vereador pode falar, pois faz parte de uma comissão de vereadores que percorre os postos de saúde para avaliar de perto a situação atual que é a pior dos últimos 20 anos. Quero frisar que o mau atendimento da saúde nada tem haver com o serviço desempenhado por enfermeiras, enfermeiros ou pelos técnicos em enfermagem ou ainda pelos funcionários; a situação precária é culpa do prefeito e de sua secretaria, que não tem capacidade e muito menos vontade de resolver o caos que se instalou nos últimos quatro anos.
SHOW DO VEREADOR OU O VEREADOR NO SHOW
O nosso legislativo esteve representado no sábado à noite no show da Banda Bidê ou Balde no clube Guarani. Acontece que, um vereador do PT compareceu ao evento, e na qualidade de autoridade resolveu dar espetáculo. Mas exagerou na dosagem e acabou sendo colocado para fora do recinto pelos seguranças.
OS PARTIDOS DE VACARIA E A SITUAÇÃO DA POLÍTICA LOCAL
A nossa cidade vive momentos de incertezas nas áreas política, o prefeito do PT e de mais 10 partidos se sustenta no cargo através de uma liminar; que é mais política do que jurídica. A situação da famosa via popular não é mais a mesma, com a cassação do MITO e a divulgação de irregularidades a via rachou e não se sustenta mais, hoje ainda esta de pé apenas nas aparências e em cima de cargos de confiança. Por outro lado, os partidos de oposição não se articulam, não se organizam para enfrentar uma eleição que vai acontecer ainda no primeiro semestre. O PP vai realizar eleições em todo o estado para renovar diretórias e executivas; com relação ao PP partido ao qual sou filiado, preciso ser imparcial e dizer o seguinte: 1- O partido progressista ainda vive sob o efeito da renuncia e desfiliação de seu presidente. 2- O partido não consegue controlar um vereador que usa sigla para se eleger e faz campanha contra seu candidato e apóia o PT. 3- O partido da senadora e possível candidata a governadora, não possui um assessor no município, os deputados federais, e os deputados estaduais dos partidos muito bem votados aqui só aparecem de quatro em quatro anos; a com a não reeleição do ex deputado Appio nossa cidade não possuiu um assessor parlamentar. Seja a nível estadual, federal ou da senadora futura candidata ao governo do estado. O partido ainda sobrevive no conceito político de seus dois maiores nomes o ex prefeito Angelo Pegoraro e do Appio, sem um deles concorrendo o futuro do meu partido PP aqui na Vacaria é negro, mas quem sabe assim os deputados e a senadora e os dirigentes estaduais abram os olhos para a triste realidade do partido no município e no estado. Falo a nível estadual e municipal, pois a nível federal me recuso a comentar.
LIMINARES DE ERECHIM E VACARIA COM OS DIAS CONTADOS
Os prefeitos cassados de Vacaria e Erechim, se mantêm nos cargos através de liminares concedidas politicamente pela mesma ministra e ex advogada do PT. As duas liminares foram concedidas pela ministra que mesmo recém nomeada e sem experiência foi à escolhida para julgar os recursos, e por mera coincidência concedeu as liminares aos prefeitos do partido que defendeu ao longo de sua curta carreira. Com relação a essas liminares, o procurador eleitoral federal que analisa os dois casos, já se manifestou com relação ao caso do prefeito cassado de Erechim; e se manifestou pelo desprovimento do recurso. Certamente o parecer com relação ao caso do prefeito cassado de Vacaria será o mesmo, pois as duas condutas são vedadas por leio e o caso do prefeito Elói é muito mais grave; e assim sendo, não tenho duvidas que a sua cassação será mantida e em breve ele deixara a prefeitura e teremos novas eleições aqui no município.
sábado, 6 de abril de 2013
Nova lei obriga os pais a matricular criança de 4 anos na pré-escola
O governo federal publicou nesta sexta-feira (5), no “Diário Oficial da União”, a lei número 12.796 que altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Como novidade, o texto muda o artigo 6º tornando "dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade". A matrícula dessas crianças pequenas deve ser feita na pré-escola. Estados e municípios têm até 2016 para garantir a oferta a todas as crianças a partir dessa idade.
saiba mais
Veja a lei publicada no 'Diário Oficial'
Inclusão de alunos com deficiência intelectual cresce e desafia escolas
Segundo o Ministério da Educação, a lei publicada nesta sexta-feira é uma “atualização” da Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, reunindo as emendas realizadas desde então.
A versão anterior dizia que esta obrigatoriedade era a partir dos 6 anos. Mas, em 2009, uma emenda constitucional tornou obrigatório ao governo oferecer educação básica e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
sexta-feira, 5 de abril de 2013
GINCANA
O executivo precisa explicar melhor uma taxa de R$ 1.500,00 cobrada das equipes a titulo de taxa de inscrição, segundo alguns integrantes as equipes pagaram esse valor para ajudar no custo pago aos organizadores das tarefas; e receberam uma rifa para vender e recuperar o valor pago. Se o município organiza o evento cabe a ele arcar com o custo.
LIXO II
A situação do lixo continua indefinida, a falta de solução já perdura há um ano. A história e sempre a mesma, falta interessados em assumir o lixo em Vacaria; essa é a justificativa do executivo. Por outro lado, as empresas alegam que o valor oferecido pelo município é muito baixo, impraticável, tanto que a empresa contratada emergencialmente já disse que não interessa continuar devido a valor. Na verdade, essa situação já passou dos limites, e na briga entre o mar e o rochedo, que esta se dando mal é a população; uma coisa é certa, se todas as empresas afirmam que o valor pago é muito baixo, ta mais que na hora do executivo rever seus conceitos, e estipular um valor justo para o serviço. Por outro lado, quero levantar outro questionamento relacionado ao lixo, que é a venda do lixo reciclado, a empresa que assume a coleta e a seleção do lixo, vende esse produto e fica com o dinheiro, e pelo que sei o valor auferido com a venda do lixo é considerável, e aumenta a renda da empresa contratada, assim sendo, ta mais que na hora de divulgar os valores da venda do lixo que fica todo com a empresa contratada; e pelo que sei é um valor considerável e nesse caso o negócio já não é tão ruim assim.
quinta-feira, 4 de abril de 2013
Ministério Público Vacaria
TRIBUNAL DE JUSTIÇA CONDENA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA EX-DIRIGENTE DA CODEVAC
Na ultima semana, o Tribunal de Justiça do Estado condenou o ex-dirigente da CODEVAC (Companhia de Desenvolvimento de Vacaria), Narciso Colombo, por ato de improbidade administrativa, tendo em vista sua má-administração a frente da Companhia, o que ocasionou danos ao Município de Vacaria.
O réu foi condenado a ressarcir os danos causados, a uma pena de multa e ainda proibido de contratar com o Município pelo prazo de 05 anos.
Desta decisão ainda cabe recurso para os Tribunais Superiores em Brasília (STJ e STF).
LIXO
O lixo urbano seja ele orgânico ou seco é um grande problema para o governante independente do tamanho de sua cidade. O nosso município enfrenta esse problema já faz um bom tempo, diria que durante esses quatro anos a coisa se agravou e nada foi feito; o prefeito sempre fez vistas grossas, um pouco por incompetência, um pouco por falta de vontade e até pelas relações obscuras com a ESA empresa que executava os serviços no município. Quando falo da relação entre o prefeito e a antiga detentora dos serviços, faço um exercício de memória e volto no tempo lá no inicio de seu governo quando numa gravação feita por companheiros do prefeito durante reunião de prestação de contas, seu tesoureiro falou em alto e bom som que a ESA tinha feito doação fria ou de caixa dois e que esse valor não poderia ser declarado; o tesoureiro confirmou na promotoria que falou que a voz era sua, mas que era uma brincadeira e que ele estava bêbado; apesar de ser evangélico e segundo amigos jamais ingeriu bebidas, mas sempre existe uma primeira vez. Mas voltando ao assunto lixo, é possível afirmar o prefeito não se importa com esse problema, pois o contrato fruto de uma licitação terminou ainda no ano passado, e o município contratou a ESA de forma emergencial por quase um ano; e em momento algum o prefeito buscou solucionar o problema de maneira clara ou definitiva, sempre na base dos contratos emergências que é marca registrada de seu governo. A grande pergunta é ele não é capaz ou ele não se interessa pelo tema; ou ainda a única solução que ele encontra é paliativa por meio de contratos emergências; é importante ainda voltar no tempo e lembrar que o Ministério Público esta processando um ex- prefeito por contratar emergencialmente uma empresa para prestar atendimento no plantão 24 horas, e o contrato envolvia a saúde, e mais o plantão foi fechado e o contrato extinto. Por isso, quero saber se contratar empresa para recolher lixo através de contrato emergencial é possível, é legal e contratar serviços médicos é ilegal é proibido. O certo é que o lixo em Vacaria nos últimos anos é tratado como lixo e aplica-se ao caso o artigo sexto do lixo.
terça-feira, 2 de abril de 2013
SAÚDE
Após meu comentário no blog recebi a informação que no mínimo quatro postos de saúde estão com seus aparelhos autoclave estragados, e nesse caso os materiais precisam ser levados em outro posto e só retornam na quinta feira. Por isso, curativos e atendimento odontológico só virtualmente, mas apesar dessa situação o executivo prepara festa para comemorar um ano de UPA.
CPI
A instalação da CPI esta tirando o sono do governo e dos integrantes de sua base que fazem parte da comissão que investiga as irregularidades no pagamento de horas extras e nos contratos. Os vereadores do PDT e do PSB tentam a todo custo intimidar seus colegas com ameaças de processo caso os envolvidos nas denuncias tenham seus nomes divulgado publicamente. Com relação à postura dos dois vereadores quero dizer o seguinte: Os vereadores precisam explicar publicamente se as denuncias contra eles são procedentes, pois segundo ouvi dizer a secretaria de obras comandada pelo PSB foi usado para beneficiar o ex secretario e hoje vereador contemplando os seus cabos eleitorais com a bolsa hora extra; mas o vereador do PDT também segundo dizem as más línguas também foi beneficiado com o mesmo programa. Ameaçar com processo quem denuncia as falcatruas é uma posição incoerente, pois os dois vereadores deveriam estar preocupados em esclarecer os fatos e trazer a verdade ao conhecimento público. Os dois vereadores que são os homens fortes do governo do PT deveriam explicar por que horas extras são pagas a quem não trabalhou, explicar qual o motivo do excesso de aditivos contratuais e de prorrogação de contrato, um dos contratos apenas por mero acaso é da empresa da esposa de um dos vereadores, deveriam explicar qual a razão de manter um contrato emergencial com a ESA por quase um ano, e logo após sua gerente não conseguir se eleger a empresa encerra as atividades e vai embora sem pagar seus funcionários; o vereador do PSB deve explicação sobre a péssima qualidade dos postes de iluminação colocados na reforma da praça cuja obra é de sua responsabilidade, pois com pouco mais de noventa dias os postes racharam e foi feito um remendo e o pior por funcionários do município. A postura dos dois vereadores é no mínimo estranha e precisa ser explicada; afinal quem não deve não teme, com relação a divulgar nomes, quero dizer aos dois edis, que o próprio presidente Lula teve seu nome divulgado na imprensa por conta do MENSALÃO que é o maior escândalo da história do Brasil.
SAÚDE
Vou postar na integra o comentário de uma mãe que foi levar seu filho na UPA,ela relata a demora e o péssimo atendimento,será que os vereadores sabem?vão tomar providências?
Janaina Paz Paz sim neste dia eu estava la com o meu filho , ele estava com 39 de febre e demorou mas de uma hora para ser atendido e quando foi para ser atendido a doutora me dize que ele não tinha nada que febre dele ela viral não entendi nada mas tudo bem dai segunda levei ele no medico dele e o doutor dele falou que ele estava com infecção respiratória
. sera que esses medico da upa são médicos mesmo ? não saber oque uma criança tem ? por favor marcos lima olhe bem isso se não e da gente se indigna .... ...
Ministério Público Vacaria
Hoje acontecerá reunião no cartório eleitoral com as Prefeituras de Monte Alegre dos Campos, Pinhal da Serra e Muitos Capões, a fim de definir as estratégias para que todos os eleitores dos Municípios acima citados possam vir ao Cartório Eleitoral de Vacaria fazer o cadastramento biométrico (revisão de eleitorado), que se iniciará no próximo dia 15 de abril e irá até setembro....quem não realizar a revisão neste período destes municípios, estará com seu título cancelado e não estará apto a votar nas eleições vindouras. Por favor, passem adiante esta informação.
SAÚDE
Uma comissão de vereadores esta percorrendo postos de saúde e até o hospital para saber como anda o atendimento da saúde no município. A atitude dos vereadores é elogiável, mas os vereadores que são os representantes do povo sabem que a situação da saúde no município é a pior dos últimos 20 anos, essa situação é mascarada devido à parcialidade da imprensa local que não divulga nada contra o executivo; mas certamente ao percorrer os postos de saúde, a comissão certamente não foi informada e não ficou sabendo que até semana passado ou até o dia de ontem alguns aparelhos autoclave utilizados para esterilizar matérias médicos e odontológicos estavam estragados, e por isso, os curativos não podiam ser realizados nessa UBS, o atendimento odontológico também estava suspenso apenas uma avaliação superficial. Por isso, essa visitinha dos vereadores não vai descobrir nada que não seja do conhecimento publico, e vai ficar apenas a boa intenção, mas como de boa intenção o inferno esta cheio, o certo é que não vai mudar nada.
segunda-feira, 1 de abril de 2013
PERSEGUIÇÕES AOS FUNCIONÁRIOS
As perseguições contra funcionários concursados contrario ao PT é uma prática comum nessa administração, temos vários casos ao longo dos quatro anos do governo do PT. O caso mais grave aconteceu ainda durante o período eleitoral, apesar de proibido pela lei; o funcionário que se posicionou contra a troca de serviço por voto foi transferido de setor e só voltou após denuncia feito aqui no blog. Mas esse foi apenas um dos tantos casos, acontece que esse gerou denuncias no MP, na policia e sindicância interna, as partes foram ouvidas pela sindicância e o chefe do funcionário confirmou a transferência no período vedado pela lei eleitoral, apenas como era esperado disse que não foi por motivos políticos, mas como foi logo após uma denuncia sua do uso da máquina em troca de votos, não precisa ser muito inteligente para perceber que o motivo foi político sim. Agora resta esperar pela conclusão dos trabalhos e ver qual será o relatoria da comissão encarregada de analisar o caso, vamos esperar e conferir, mas estamos de olho.
Assinar:
Postagens (Atom)