terça-feira, 5 de outubro de 2010

CEDEDICA.

O CEDEDICA de Vacaria completou cinco anos de existência e bons serviços prestado,recebi um texto de Juliana Lovato e vou publicar na integra como forma de homenagear essa entidade e a todos aqueles que se dedicam a essa nobre causa.


Cinco anos do CEDEDICA em Vacaria

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDEDICA comemorou cinco anos no dia vinte e dois de setembro. O CEDEDICA é uma Organização Não-Governamental, que atua juntamente com o Ministério Público e Poder Judiciário, através da execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O CEDEDICA conta hoje com uma equipe multidisciplinar e oficinas profissionalizantes, cujo objetivo é oportunizar aos adolescentes que cometeram atos infracionais, a pratica de comportamentos lícitos e saudáveis.
A criminalidade vem crescendo de forma desenfreada tanto em nosso município como em todo território nacional. Inúmeros são os fatores que levam nossos jovens a entrarem no mundo do crime. A falta de oportunidades de trabalho, a evasão escolar, a ausência da função paterna, a irresponsabilidade dos pais que atribuem à educação de seus filhos aos professores, o crescente aumento do uso de drogas, a ociosidade, a falta de limites e a desinformação por parte dos pais, são fatores determinantes e importantes que levam os adolescentes a pratica de atos infracionais.
A sociedade também tem sua parcela de culpabilidade diante destes números relacionados à violência. O principal papel a ser desempenhado pela sociedade, é o de ter uma postura preventiva e não preconceituosa, na luta saudável pelo direito a reinserção destes adolescentes e consequentemente, defendendo o direito a estes, para que possam ter uma vida com mais dignidade.
De anda adianta discutir maioridade penal se depois não é dado o suporte necessário à recuperação destes jovens infratores. Este desafio não é maior do que a mudança social que se faz necessária para que se efetive a inclusão social de nossos jovens, dando oportunidades para que estes deixem de ser meras vitimas da sociedade.
Queremos agradecer a todos que colaboram e acreditam no CEDEDICA. Estas pessoas sem dúvida alguma fazem à diferença e lutam por uma sociedade mais justa, mais humana.

Juliana Paim Lovato
Psicóloga Jurídica
CEDEDICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário