quinta-feira, 28 de março de 2013

NA ROTA DO CRIME

A cidade de campestre da Serra vai bater o record em assalto simultâneo,nada mais nada menos que três agências bancarias assaltadas ao mesmo tempo,o assalto aconteceu agora pouco,segundo informações extra-oficiais os ladrão fugiram em direção a Caxias do Sul.Nosso estado vive uma das piores crises na segurança,a falta de interesse do governo é evidente e propicia esses acontecimentos.

SALÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS DO MUNICÍPIO

Apesar do anuncio feito na imprensa falada, o salário dos funcionários do município não foi depositado; uma grande parcela foi ao banco para sacar seu salário e não tinha nada. A esperança é que seja depositado na tarde de hoje, caso contrario todos vão passar a páscoa com o bolso vazio.

SAÚDE

A situação da saúde no município é precária, e isso todos sabem; a falta de medico no posto do bairro ou a demora na UPA faz parte da rotina. Acontece que, as coisas sempre podem piorar, e vai piorar, pois os médicos que atendem no hospital pelo SUS ou pelo convenio com o município resolveram suspender o atendimento a partir do dia de hoje. A falta de interesse do prefeito em renovar o contrato e ampliar o atendimento foi o motivo alegado para a suspensão do atendimento; apenas os casos de urgências e emergências serão atendidos, essa situação é inédita, jamais nunca tinha acontecido nos 75 anos de vida do hospital Nossa Senhora da Oliveira.Com a suspensão do atendimento, a saúde que já era precária certamente vai ficar ainda pior,agora quem não tem dinheiro ou um bom plano de saúde esta no mato sem cachorro;mas o prefeito vai muito bem o brigado e vai viajar,fazer turismo com nosso dinheiro e conhecer Israel.

quarta-feira, 27 de março de 2013

VENDEDORES AMBULANTES

A situação dos jovens Senegaleses parece que esta longe de ser resolvida,a burocracia e a falta de de vontade,esta prejudicando o trabalho dos dois vendedores ambulantes.As bijuterias vendida pela dupla certamente não prejudica o comercio local,por isso,a solução precisa ser rápida e definitiva;os jovens querem apenas ganhar o seu pão de cada dia.

ESA

A empresa ESA que fazia a coleta do lixo e a capina na cidade, encerrou suas atividades e foi embora; ate ai tudo bem, pois prestava em péssimo serviço. Acontece que, a dita empresa não pagou seus funcionários, foi embora e não a mínima. e o pior sequer devolveu a carteira de trabalho aos seus funcionários,digo funcionários pois uma vez que ainda não fez a rescisão de contrato e não pagou ninguém,todos continuam sendo funcionários da empresa. A empresa ESA sempre teve relações estreitas e muito próximas com o prefeito, sua gerente concorreu à vereadora na coligação com o PT partido do prefeito, e naquela famosa gravação do tesoureiro da primeira campanha do atual prefeito o tesoureiro e contador citaram a empresa como doadora de campanha. O prefeito municipal disse ontem em entrevista que o município não tem nada com o problema, que se a empresa pagou ou não o problema é dela; com já de costume ou o prefeito na sabe de nada ou faz de conta que não sabe, pois o município tem responsabilidade sim, e se a empresa não pagar os funcionários o município vai ter de assumir o pagamento. O responsável pelo ministério do trabalho em Vacaria Dr. James ligou para a emissora e afirmou no ar que o prefeito estava desinformado sobre o assunto, e disse que caso a ESA não pague o município será acionado.

terça-feira, 26 de março de 2013

A SITUAÇÃO POLÍTICA ATUAL E A POSSIBILIDADE DE NOVA ELEIÇÃO

A incerteza política é inédita, nossa cidade convive atualmente com um prefeito interino, pois apesar de ter vencido a eleição o prefeito atual esta cassado; e sobrevive no cargo através de uma liminar. Por isso, a situação política local é de incertezas, a liminar que mantém o prefeito no cargo pode ser julgada a qualquer momento, mas além da liminar teremos ainda o julgamento do mérito, que segundo os entendidos acontece em no Maximo 60 dais. Essa indefinição, trás incertezas com relação ao futuro político de Vacaria, essa situação prejudica uns e ajuda outros, antes da liminar já existia um calendário eleitoral, com candidatos escolhidos as pressas, sem tempo para articulações; hoje a situação é outra, a CPI poderá causar danos e desestruturar candidaturas. Por outro lado, a suspensão da eleição vai possibilitar aos partidos mais tempo para repensar os nomes e as coligações, pois considerando que em caso de nova eleição o período de campanha é de apenas 45 dias e sem propaganda no rádio, partido que queira ter chance não pode lançar desconhecido como candidato ou pessoa sem popularidade. A próxima eleição é de tiro curto, e candidato que não conhece a cidade, que não tem penetração nos bairros e não conta com apoio da militância de seu partido não vai ter chance. Por isso, volto a afirmar dos quatro nomes indicados anteriormente dois desiste, um pela CPI e outro por falta de apoio.

CPI

A CPI dos contratos e das horas extras terá sua primeira reunião na Quinta feira, segundo seu presidente Marcos Lima, após a reunião os membros da comissão vão começar a solicitar a documentação para analise. O presidente disse que as reuniões serão abertas ao público e a imprensa, segundo ela a transparência será total e afasta qualquer possibilidade de Pizza.

segunda-feira, 25 de março de 2013

LIXO

A coleta do lixo e a capina esta sendo efetuada emergencialmente pela empresa ENGESA de Porto Alegre. Conversei com alguns funcionários da ESA empresa que fazia esse serviço aqui no município, segundo eles a empresa encerrou seus serviços na cidade e foi embora deixando mais de 70 funcionários sem receber e sem sua carteira de trabalho. A empresa ESA prestava serviço para o município e recebia dinheiro público, por isso essa situação é no mínimo lamentável, mas no fundo é uma falta de responsabilidade do executivo que manteve essa esse serviço na base do contrato temporário por quase um ano.

sábado, 23 de março de 2013

POLÍTICA

A situação política de Vacaria é de incertezas, o prefeito se garante no cargo graças a uma liminar conseguida na base da influencia política, devido à nomeação de uma companheira do PT. O prefeito voltou ao cargo, mas convive com a incerteza, a oposição aguarda o julgamento da liminar, do agravo e do mérito e aposta na cassação; a liminar obtida pelo prefeito cancelou a eleição, tornaram sem efeito as convenções partidárias, e no caso de cassação novas convenções deram ser realizadas. A realização de novas convenções possibilita novas articulações, e novos nomes, pois tudo volta à estaca zero, aquilo que foi decidido não vale mais, e as cartas estão na mesa, inclusive para novos nomes, novos interessados na disputa para o cargo de prefeito. A situação mudou novos acontecimentos, novos fatos, o cenário é outro, não tenho duvidas que dos quatro candidatos anunciados em Fevereiro, apenas dois vão permanecer na disputa no caso de nova eleição.

quinta-feira, 21 de março de 2013

PERSEGUIÇÃO E CONSTRANGIMENTO A FUNCIONARIOS

A administração do PT, partido do MITO que é o partido dos trabalhadores ´´ e nesse caso deveria proteger e dar condições usa uma tática ou postura de ditatorial e persegue quem não reza na cartilha do mito ou não vota no PT. A cada dia um novo exemplo de arbitrariedade e de constrangimento contra funcionários concursados; essa semana foi transferida uma enfermeira do posto de saúde da Imperial por ser desafeta da secretaria, do mesmo posto logo após a eleição também foi transferido um técnico em enfermagem por motivos políticos. Mas esses não são os únicos casos,um agente administrativo com mais de 12 anos de serviço,com sua ficha funcional limpa, sem uma única falta ou advertência também foi perseguido e transferido logo após a eleição,primeiro foi colocado numa creche para cuidar de crianças, mesmo sem ter a capacitação para a função,e nesse caso colocando até em risco a integridade dos bebes,mas no dia de hoje novamente foi transferido de local,segundo fiquei sabendo agora vai desempenhar sua função no colégio do bairro Santa Cruz. A distribuição dos funcionários e sua lotação é de responsabilidade do prefeito e de seus secretários,quanto a isso ninguém questiona,pois cabe a eles estabelecer o local a onde o servidor vai atuar,da mesma forma é deles a responsabilidade pela integridade do servidor,é do chefe a responsabilidade sobre o pagamento de horas extras indevidas, cabe ao chefe zelar pelo bom andamento dos serviços e dos bens do município inclusive o valor pago a titulo de salário ou horas extras; submeter o funcionário a situações de constrangimento é crime, e deveria ser investigada pelo MP local,que pelo que sei já recebeu denuncias nesse sentido. Quero aproveitar a instalação da CPI e solicitar ao seu presidente o vereador Marcos Lima do PTB, partido da base do governo que inclua esse item nas investigações e chame para depor esses funcionários e tome providencias contra essas perseguições. A administração do MITO esta agindo tal qual Getulio Vargas em plena ditadura, ou seja: Ao indiferente à lei, aos amigos as benesses da lei (bolsa hora extra) e aos adversários os rigores da lei (perseguições, constrangimentos e desvios de função). Alguém precisa fazer alguma coisa para por um freio nas ações desses ditadores de quinta categoria.

HORAS EXTRAS- CPI E ENTREVISTA DO MITO

O prefeito de Vacaria falou na imprensa oficial e governista que não existem horas pagas indevidas, disse ainda que apenas guardas municipais, funcionários da saúde ou da secretaria de obras recebem algumas horas extras. Acontece que, ao longo desses quatro anos aquilo que é dito pelo prefeito não condiz com a realidade ou com a verdade. Por isso, quero lembrar algumas mentiras faladas na imprensa, disse que foi ele que fez a casa do povo, disse que foi ele que fez o aeroporto e que iria inaugurar a obra ainda em 2012; disse que não fez propaganda eleitoral ilegal ou irregular, disse que não burlou a licitação para confeccionar o seu panfleto, e agora diz que não existem horas extras pagas irregularmente. Quero informar ao prefeito que ele esta muito mal informado, pois ao analisar a relação dos beneficiados com a bolsa hora extra criada por ele e sua turma, percebo que a sua secretaria recebia ou vinha recebendo horas extras, e ao consultar alguns funcionários que trabalham no prédio da prefeitura, fui informado que nunca presenciaram a secretaria trabalhando fora do expediente normal da casa; mas se ele der mais uma analisada na lista, vai ver que pessoas do setor de licitação que também não trabalham a noite e muito menos aos sábados ou domingo, além de um belo FG também recebe horas extras; mas se ele der mais uma olhada, vai ver que é da responsabilidade do gabinete do prefeito as horas extras pagas ao encarregado do cemitério municipal e que esse funcionário alem das horas extras ainda recebe um belo FG. Assim sendo, se ele cumprir o prometido de demitir quem autorizou o pagamento de horas sem trabalhar, certamente vai começar a preparar o seu pedido de renuncia do cargo; caso já não esteja cassado quando a CPI concluir os trabalhos.

quarta-feira, 20 de março de 2013

A CPI E SEUS EFEITOS

O autor do requerimento de abertura foi o vereador Leandro do PMDB, a CPI foi instalada e prevaleceu um bom senso entre a base do prefeito e a oposição. A presidência ficou com Marcos Lima do PTB que é da base do prefeito, ou seja, defende os interesses do executivo e a relatoria vai ser exercida pela vereadora Jane do Partido Progressista, a única representante do PP na câmara. Mas o titulo do comentário fala nos efeitos da CPI, por isso vamos a eles, o prefeito reuniu secretários e chefes de departamentos para tratar do tema, e avisou, se ficar comprovado o pagamento irregular de horas extras, quem autorizou vai ser exonerado vai prá rua, nesse caso se referia aos cargos de confiança. Acontece que segundo ouvir dizer,um ex secretario que atualmente é vereador sempre foi benevolente com seus seguidores e cabos eleitorais,mas como já não esta mais no executivo não corre esse risco; segundo ouvi dizer também ele e o vereador candidato da via são os campeões no numero de indicações de CC ou contratações via terceirizadas. O requerimento do vereador Leandro tem como objetivo investigar contratos e horas extras na administração do prefeito do PT, ou seja, que começou em 2009, mas um vereador do partido do governo queria investigar as horas extras dos governos Pegoraro e Suzin, mas ao ficar sabendo de um levantamento feito pelo executivo que constatou que em relação ao governo Pegoraro o aumento nas horas pagas ultrapassou os 300% o vereador retirou o pedido. Com relação ao numero de cargos de confiança ou terceirizados o aumento no numero de contratações certamente ultrapassa o percentual das horas extras. Mas os efeitos da CPI não param por ai, pois a divulgação nas redes sociais das fotos dos vereadores contrario a apuração das possíveis irregularidades tem gerado reações e ameaças por parte de alguns vereadores; segundo ouvi dizer um vereador ao ocupar a tribuna ameaçou que escreve ou publica as fotos, dizendo que vai esperar na esquina para resolver o problema na base da força. O vereador que fez essa ameaça certamente imaginou que foi eleito para um campeonato de luta livre o famoso MMA, é uma pena que o povo continue a eleger pessoas despreparadas para exercer uma função de extrema importância para a sociedade, por isso, acho que além de ler e escrever todo candidato deveria passar por uma prova de conhecimento e se submeter a uma avaliação psicológica.

terça-feira, 19 de março de 2013

UPA

A única obra do prefeito do PT em quatro anos de governo, que foi feita para fins eleitoreiros e a toque de caixa ainda não entrou nos eixos. A unidade de pronto atendimento trabalha em condições precárias em todos os sentidos, além do atendimento médico que é deficiente as condições de trabalho e higiene deixam a desejar. Na verdade com relação a esse quesito, recebi varias denuncias de funcionários informando que na UPA não tem entre outros itens: Papel toalha, sabonete para lavar as mãos, a limpeza é feita apenas com água, pois não tem material de limpeza, e segundo essas fontes o álcool é usado em gotas homeopáticas, pois esta no fim. Segundo essas fontes,na UPA tem vários casos de funcionários gripado,com diarréia devido a contaminação,pois com a falta de produtos próprios para limpar e higienizar o ambiente a situação é preocupante, e esse problema deve aumentar com a chegada do inverno.

A ENTREVISTA DO PREFEITO E HORAS EXTRAS

O prefeito foi entrevistado hoje na rádio Esmeralda para falar da CPI instalada pela câmara. Segundo fui informado, pois não escutei, o prefeito continua no mundo a lua, foge do assunto ou da realidade e viaja na maionese; se faz de bom moço como já fez no caso do jornalzinho e da propaganda ilegal. A CPI vai investigar as horas pagas para quem não trabalhou, que nesse caso não os guardas municipais, nem enfermeiros ou técnicos da área; ou funcionários da secretaria de obra, mas aqueles que realmente trabalham que são poucos. Conforme a entrevista do prefeito ele realmente desconhece a realidade dos fatos e sua administração, com relação à lista seria interessante o vereador Amadeu enviar uma ao prefeito, pois assim ele começa a se inteirar das coisas

RUAS DA CIDADE

A administração atual inovou no quesito ruas e praças, vendeu ruas, doou terrenos a entidades em troca da adoção de praças. A venda e a doação obrigavam os beneficiados a construir praça e manter as mesmas, mas pelo visto muito pouco ou quase nada foi feito, e ninguém cobra ou fiscaliza, quem sabe a CPI aproveita o momento e investiga esses fatos. Mas inda com relação às ruas, quero questionar o uso indevido ou a posse irregular da Rua Libório Rodrigues no centro de Vacaria, pois Rua da acesso ao colégio Bom Jesus São Jose, e é uma rua asfaltada com dinheiro público, essa rua termina exatamente no colégio; acontece que a entidade educacional simplesmente fechou a rua, se apropriou indevidamente de um bem público, antes tinha um portão, agora uma guarita e a rua passaram a ser propriedade particular. Essa atitude é um absurdo, primeiro por que para construir aquela guarita tem de ter projeto na prefeitura e nesse caso o poder municipal não poderia autorizar, se não tem o projeto aprovado à obra é irregular, se tem o projeto e a rua não foi doada com a autorização do legislativo esse negócio é ilegal. Por isso, na qualidade de cidadão que paga seus impostos quero solicitar ao MP local que se posicione sobre esse fato e que o município e a entidade se manifestem e esclareçam essa situação; esse tipo de atitude vai possibilitar o fechamento de outras ruas conforme o interesse dos moradores.

SAÚDE

A transferência de uma enfermeira do posto do bairro Imperial gerou polemica e protestos da comunidade. A profissional transferida é muito querida pelos moradores do bairro e um excelente pro profissional, razão pela qual os moradores não concordaram e protestaram. A comunidade já protestou por duas vezes, uma na ultima Sexta a segunda vez foi na manha dessa Segunda; tentaram chamaram a imprensa para divulgar o fato, mas não encontraram respaldo, pois uma rádio alegou falta de veiculo para cobrir o protesto e a outra compareceu com uma unidade móvel, gravou entrevistas, mas consultou a secretaria e nada divulgou sobre o fato. A postura da imprensa local é de subserviência ao executivo,divulga apenas aquilo que interessa ao poder.

segunda-feira, 18 de março de 2013

CPI

Os vereadores escolheram na tarde de hoje o presidente da comissão parlamentar de inquérito e a relatora, Marcos Lima do PTB foi escolhido como presidente e a vereadora Jane Andreola do PP vai ser a relatora. Os vereadores vão investigar as denuncias de horas extras pagas ilegalmente e contratos firmados na gestão do prefeito Elói Poltronieri do PT. Os trabalhos da CPI devem começar em seguida, e esperamos que tudo seja apurado com rigor e com imparcialidade.A instalação dessa CPI foi motivada pela divulgação de documentos pelo vereador Amadeu Boeira quando assumiu a prefeitura devido a cassação do mandato do prefeito do PT.

sábado, 16 de março de 2013

CPI DOS CONTRATOS E HORAS EXTRAS

A CPI foi instalada, os partidos indicaram seus representantes e a próxima semana promete ser decisiva para o inicio dos trabalhos; mas já surgiu uma situação constrangedora entre os vereadores que vão investigar as possíveis irregularidades. Acontece que o vereador do PDT se auto indicou para fazer parte da CPI, mas acontece que os vereadores vão investigar contratos, que um dos primeiros contratos a serem investigados é um contrato de fisioterapia que vem sendo prorrogado já a algum tempo,e esse contrato foi firmado pelo município com a empresa da esposa do vereador, e os vereadores não aceitam a participação do vereador do PDT. Outro fato que desagrada os vereadores é que o mesmo vereador é citado como aquele que mais cargos de CC indicou ao executivo e essas pessoas também serão chamadas, pois algumas delas estão na lista daqueles que recebem horas sem trabalhar ou recebem mesmo sendo CC. Outro fato que desagrada os membros é que ele é o possível candidato a prefeito no caso de nova eleição e nesse caso vai tentar atrapalhar os trabalhos da CPI para não prejudicar a sua candidatura. Os vereadores não descartam colocar em votação a participação do vereador e no voto não permitir a sua participação;com relação as investigações o vereador Antonio Almeida do PPS é um dos mais interessados em apurar tudo com rigor doa em quem doer;por isso é cotado para ser o relator.

sexta-feira, 15 de março de 2013

O DELIRIO DE UM MITO E DE SUA ESPOSA

O poder geralmente sobe a cabeça, algumas pessoas não sabem conviver com o poder, e acabam metendo os pés pelas mãos. Aqui em Vacaria, a cidade imaginária do mito, quem esta no poder se julga acima do bem e do mal, pensa mandar em tudo e em todos. Por isso, vou contar mais uma atitude arrogante e autoritária do mito e de sua esposa, que aconteceu no evento homens na cozinha, o jovem e poderoso casal se dirigiu a um dirigente ou presidente de uma entidade empresarial para exigir que esse dirigente demitisse duas funcionarias da entidade que ele preside. A solicitação do mito e esposa tinha como motivo único e principal, a campanha eleitoral feita pelas duas funcionaria nesse caso mãe e filha para o candidato de oposição Francisco Appio. A solicitação ou exigência do mito e esposa foi imediatamente rechaçada pelo presidente da entidade, que educadamente disse ao mito que na sua entidade quem mandava era ele e as questões partidárias e de politicagem ficavam do lado de fora. Parabéns ao presidente da entidade.

AS PERGUNTAS DO MOMENTO

1- A CPI Com relação a essa pergunta eu respondo da seguinte forma: O requerimento foi protocolado e a comissão parlamentar de inquérito instalada, na próxima semana os partidos apresentaram seu representantes e será escolhido o relator. O que a CPI vai investigar é a outra pergunta; vai investigar o exagero nas horas extras pagas pelo executivo, vai investigar CC que recebiam horas extras, funcionários com altos FG que também recebiam a bolsa hora extra, mas vai acima de tudo investigar quem recebia sem trabalhar e segundo indícios tinha muita gente recebendo esse beneficio. Mas a CPI vai também investigar contratos entre o município e empresas ou pessoas físicas, licitados ou não, vai investigar e buscar saber qual o motivo de tantos aditivos contratuais ou prorrogação de contratos vai investigar também fracionamento de compras para burlar licitação como aconteceu na confecção do jornalzinho do prefeito, o famoso panfleto. A pergunta 02 é sobre a situação do processo envolvendo o prefeito, ai eu informo que são dois processos, um por crime eleitoral e outro por improbidade administrativa. O primeiro caso deve ser julgado mais rápido, a liminar que sustenta o prefeito no cargo pode ser cassada a qualquer momento, mas pode também não ser apreciada e o caso ser resolvido com o julgamento do mérito; que segundo advogados do caso dera ter um desfecho no máximo até o final de mês de Maio. Com relação ao processo de improbidade, essa é uma ação movida pelo MP local, que devera ser julgado ainda no primeiro semestre aqui em Vacaria; a possibilidade de condenação é bastante provável, mas os recursos cabíveis ao caso até a ultima instanciam vai demorar alguns anos até o julgamento final. Cabe lembrar que nos dois casos estão sendo processados o prefeito e sua vice.

quinta-feira, 14 de março de 2013

FOTOS E FATOS

A CPI dos contratos que foi instalada pela câmara de vereadores teve sete assinaturas de vereadores favoráveis à investigação e da busca da verdade. Considerando que nosso legislativo hoje é formado por 15 vereadores e , o presidente não assinou segundo ele exatamente por ser o presidente,mas foi quem articulou a abertura da CPI,tivemos outros sete vereadores da base governista que não querem investigar e esclarecer a comunidade. Com a divulgação do nome dos contrários, alguns internautas passaram a divulgar as fotos dos sete contrários nas paginas do Facebook com o objetivo de mostrar para a comunidade quem é contra e quem é a favor da verdade, a divulgação das fotos gerou polemica e tem vereador tentando tirar as fotos através de denuncias e outras manobras junto aos responsáveis. A verdade é uma só quem não assinou é contra e não quer investigar, por isso, tem de assumir a sua posição publicamente.

quarta-feira, 13 de março de 2013

LIXO

A coleta do lixo em Vacaria parece não ter solução, na base dos contratos emergenciais à administração dos aditivos, das horas extras e dos contratos emergenciais vai levando com a barriga. A falta de capacidade ou de vontade é uma pratica contumaz na gestão do MITO; veja o caso do lixo, ainda no ano passado o contrato com a empresa foi renovado emergencialmente, essa emergência durou meses, e ninguém fez nada, e tudo continuou como estava um lixo. Agora novamente o prefeito contrata outra empresa de forma emergencial dessa vez a ENGESA de Porto Alegre, segundo a imprensa oficial por um período de 60 dias,mas esse prazo pode ser prorrogado e vamos levando com a barriga, prorroga outra vez, uma duas ou três vezes como fez com o contrato das fisioterapeutas,como já fez com outros tantos, se for o caso aditiva o contrato, aumenta o valor até o limite permitido por lei e assim vamos levando; afinal nada acontece, em outros tempos contratar sem licitar dava problemas, agora não em nada.

terça-feira, 12 de março de 2013

CPI DAS HORAS EXTRAS-CONTRATOS MÉDICOS E DE FISIOTERAPIA E DA DUPLICIDADE DOS SALÁRIOS

Foi instalada na tarde de ontem a CPI que vai investigar possíveis irregularidades no pagamento de horas extras, contratos médicos e de fisioterapia e duplicidades de salários. Com relação a contratos, ou licitação é possível afirmar que existem irregularidades, pois o prefeito foi cassado devido a uma contratação irregular e ilegal, só esta no cargo devido a uma liminar; e esta sendo processado pelo Ministério Público por improbidade administrativa. Com relação às horas extras pagas como bônus aos companheiros e cabos eleitorais, é evidente que existem irregularidades, pois o chefe do cemitério além de FG fatura acima de R$ 1.600,00 todo mês e é o primeiro a bater o ponto no final da tarde, sempre chega antes do final do expediente, tem outro caso de um funcionário da secretaria de obras que ganha 90 horas extra por mês e passa as noites e finais de semana cuidando de seu estabelecimento comercial, nesse caso deve ser o homem invisível, trabalha sem ser notado por ninguém. O presidente do legislativo Amadeu Boeira divulgou uma lista com a relação dos beneficiários do programa bolsa hora extra nessa lista diversos CC ou funcionários que ganham FG também recebe o beneficio, e segundo colegas eles trabalham após o seu horário, nessa relação consta inclusive o nome da vice prefeito figurando em duas listas salarial, se recebe dois salários não posso afirmar, mas seu nome consta na relação, e cabe a ela dar as explicações. Com relação aos contratos tenho em mãos um relativo a serviços de fisioterapia, o referido contrato foi licitado em 2009 pelo prazo de um ano, e depois passou a ser renovado anualmente,o valor a ser pago por esses três anos quase chega a quatrocentos mil reais.Considerando que em nossa cidade temos um numero elevado de fisioterapeutas não vejo razão para essas prorrogações,a não ser agradar o vereador do PDT, que inclusive votou contra a instalação da CPI.Ainda com relação as horas extras,dizem pelas ruas da cidade que supostamente os dois queridinhos do prefeito teriam nas horas extras o principal atrativo para a conquista de cabos eleitorais e seriam esses dois os que mais empregam no executivo.A CPI tem como objetivo investigar,esclarecer, deixar tudo em pratos limpos,quem não deve não teme, a comunidade precisa saber a onde o dinheiro público esta sendo investido, a comunidade precisa saber que dois dos possíveis candidatos a prefeito no caso da confirmação da cassação do prefeito Elói não querem Investigar as irregularidades. Cabe lembrar que contratar sem licitação, ou contratos emergenciais é conduta vedada pela lei, só permitida em casos excepcionais e o MP local fechou um plantão medico 24 horas contratado sem licitação e esta processando o prefeito e o secretario responsável pelo ato, nesse caso aquilo que era ilegal em 2008, não pode passar a ser legal a partir de 2009; por isso, investigar é preciso.

segunda-feira, 11 de março de 2013

EDUCAÇÃO

A ignorância é a grande parceira da corrupção. Sem educação qualificada,a massa é apenas formada escolarmente como mão de obra barata,sem condições de contribuir para o desenvolvimento real do Brasil.Os ignorantes,analfabetos funcionais e políticos servem apenas para legitimar os criminosos e demagogos do poder que servem,de forma consciente ou inconsciente, aos interesses de uma oligarquia financeira que deseja apenas que nossa Brasil seja aquilo que sempre foi: uma rica colônia de exploração mantida na miséria.Por isso, o Brasil ocupa o penúltimo lugar em um ranking global de Educação que comparou 40 países.Ficamos na frente apenas da Indonésia e no mesmo bolo de Turquia,Argentina,Colômbia,Tailândia e México. O Discurso dos governantes é sempre o mesmo, vou priorizar a educação, mas na prática a coisa é muito diferente, vamos ver o nosso caso, aqui em Vacaria, a educação esta jogada a um segundo plano, escolas caindo, material de péssima qualidade e o pior falta material. A educação mesmo sendo dona de 25% do orçamento municipal vive dias de penúria,vou citar um dos vários exemplos: A atual administração estipulou uma cota de 1000 Xerox por escola, essa é a quantia que cada escola dispõe para passar o mês, considerando que a escola funciona 20 dias mês e que tem três turnos cada turno tem a sua disposição 16. Folhas de Xerox por dia; considerando ainda que cada escola tenha 12 turmas com no mínimo 25 alunos o que da um total de no mínimo 300 alunos por turno, é impossível disponibilizar essa material aos alunos da rede municipal de ensino. Mas com é muito mais fácil manter ignorantes,investir em educação realmente é um péssimo negocio para certos administradores e nesse caso criar o bolsa hora extra é muito melhor negócio eleitoralmente falando. :

CPI

A câmara de vereadores instala oficialmente no dia de hoje a CPI das horas extras e dos contratos. Na sessão dessa Segunda os partidos indicam seus representantes,logo após as indicações será escolhido o relator e o presidente; o requerimento que solicitou a CPI foi de autoria do vereador Leandro do PMDB e tem como objetivo investigar contratos e horas extras desde o ano de 2008, e não prevê investigação de outros prefeitos. A abertura ou instalação da CPI se tornou indispensável após a divulgação de documentos pelo presidente da câmara Amadeu Boeira, os quais davam conta do pagamento de horas extras não trabalhadas e o exagero no numero de contratos prorrogados e aditamentos de licitações. O pagamento de horas extras não trabalhadas virou uma pratica nesse governo, mas alguns privilegiados além das horas ganham FG e em alguns casos cargos de confiança também recebem o beneficio da bolsa hora extra; espero que o legislativo investigue com rigor e esses pagamentos feitos ilegalmente sejam restituídos aos cofres do município e o responsável por essa pratica ilegal sejam punidos na forma da lei.

sexta-feira, 8 de março de 2013

UPA

A unidade de pronto atendimento a única obra de vulto do prefeito da liminar merece uma analise mais ampla de minha parte. A UPA merece ser analisado também com carinho pela CPI que será instalada na próxima semana, a analise deve começar pela qualidade da obra e deve ser ampliada pelo seu funcionamento e pelo atendimento medico. A unidade de pronto atendimento não informa quem é o médico responsável, ou seja, ninguém sabe quem é o diretor responsável pelo serviço prestado; e sem não tem não poderia funcionar. Mas os problemas não terminam ai, tem clinico fazendo plantão pediátrico, e isso também não pode,principalmente por que tem pediatra querendo trabalhar;dizem ainda que tem medica de outra nacionalidade atendendo sem CRM, e nesse caso também não poderia estar atendendo.Outra deficiência que merece destaque, e o fato que após as 22 horas não é feito exames,e nesse caso o diagnóstico fica prejudicado,e ai o doente é enviado para o hospital. Certamente o somatório de todos esses problemas resulta no péssimo atendimento prestado pela UPA e por todas as unidades básicas de saúde do nosso município.

quinta-feira, 7 de março de 2013

A VISITA DO MINISTRO III

A passagem do ministro por Vacaria foi uma verdadeira comedia pastelão, começando pela pauta, veio abrir a colheita da maça quando a safra já esta por ser encerrada. O ministro tinha na sua agenda um café da manha na empresa Schio e só chegou para almoçar; mas não era hora do almoço, já era hora do lanche da tarde; devido aos discursos intermináveis e sem nexo o lanche virou janta. Mas tudo perfeito e dentro do protocolo, a começar pelo meio de locomoção que era um avião, mas Vacaria não tem aeroporto e nesse caso ele deveria vir de ônibus ou numa cavalgada, afinal foi recebido no CTG Porteira do Rio Grande que promove o rodeio e nesse caso a cavalo ou de carroça ficaria bem melhor. A maça vive uma crise sem precedentes e mesmo assim o primeiro a discursar rasgou elogios ao ministro e disse que tudo estava perfeito, entregaram uma placa ao ministro, faltou à calçada da fama para colocar os pés dele; fiquei no local por apenas alguns minutos, mas o suficiente para perceber que ali era exatamente a cidade da fantasia do prefeito que esta no cargo graças a uma liminar, quase me senti na ilha da fantasia, fui embora antes que fosse dado inicio a colheita da soja ou do milho ou apresentassem o ministro da pesca. A nossa maça como o principal produto do município merecia um tratamento digno por parte do ministro da agricultura, mas na verdade ele seguiu a risca o tratamento que o governo federal da ao setor que do superávit a balança comercial brasileira; mas com certeza se o evento fosse para distribuir bolsa família ou qualquer ato para demagogias eleitoreiras o tratamento seria diferente.

A VISITA DO MINISTRO DA AGRICULTURA II

O ministro da agricultura que veio para abrir a safra da maça em Vacaria chegou muito atrasado, o café da manha preparado para receber-lo, foi adiado para o almoço, e o almoço no lanche da tarde. Certamente esse atraso aconteceu devido à falta de um aeroporto capaz de receber o avião que trouxe ele e sua comitiva. Mas com certeza esse contratempo também poderia ter sido abreviado se o governo do estado tivesse colocado um helicóptero a disposição do ministro.Por outro lado, o evento veio mais uma vez reafirmar que o nosso aeroporto de cargas só existe no jornalzinho do prefeito e no vídeo institucional que foi feito para enganar possíveis investidores no nosso município

A CPI

O requerimento foi protocolado, e na próxima semana os partidos indicam seus representantes na CPI. Alguns dados ou fatos já estão na pauta das investigações, as horas extras e contratos, com relação os contratos o item numero um a ser investigado é o exagero das prorrogações e aditamentos; recebi um documento que aponta para gastos de mais de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) pagos a uma única clinica de fisioterapia, e o referido contrato já foi prorrogado por várias vezes, considerando que nossa cidade tem um numero elevado de fisioterapeutas, privilegiarem apenas uma clinica é no mínimo questionável. Por isso, a CPI vai ter trabalho e a comunidade precisa saber o que acontece.

A VISITA DO MINISTRO

O ministro da agricultura vai estar em Vacaria no dia de hoje, num ato simbólico vai abrir a colheita da maça. A presença do ministro é uma oportunidade única para os produtores rurais, uma vez que a necessidades do setor produtivo poderão ser pleiteadas diretamente com ele. O ato de abertura deveria ser trocado por encerramento da colheita,pois a safra esta praticamente colhida, e com relação ao setor da fruticultura e do conhecimento de todos que os produtores passam por grandes dificuldades e a fruta no município esta na mão de no máximo quatro grandes produtores e todos endividados,o setor vive uma grande crise e o futuro de setor é muito preocupante.

quarta-feira, 6 de março de 2013

A CPI

A câmara instalou a comissão parlamentar de inquérito com o objetivo de investigar irregularidades nas horas extras e contratos do atual governo. Os indícios e documentos divulgados pelo presidente do legislativo apontam indícios de irregularidades, por isso a CPI foi instalada, e isso deve ser o foco. Acontece que, na tentativa de desviar a atenção dos fatos recentes e evidentes, querem investigar governos passados, ninguém e contra essa investigação,mas se segundo o promotor é difícil comprovar as irregularidades recentes imagine investigar aquilo que nem indício existe, é no mínimo politicagem. Com relação a prova,quero mais uma vez afirmar que os funcionários que não recebiam horas como bônus estão se propondo a depor na CPI para relatar que no seu departamento nomes que figuram na lista do beneficiados já mais fizeram um minuto além do expediente;tem um caso que o funcionário ganha FG e mais de R$ 1.600,00 por mês em horas extras mas por volta das 17.30 já aguarda na frente da prefeitura para bater o seu ponto. A base aliado tentou de todas as formas trancar a CPI, o vereador tipo como o maior empregador do executivo tentou até o ultimo minuto desestimular seus colegas para não instalar a CPI. Com relação a contratos e burla a licitação um fato já publico a compra ou contratação dos panfletos irregulares de autopromoção do prefeito; tanto que o mesmo foi cassado pela justiça eleitoral e responde a ação de improbidade movida pelo Ministério Público. A comissão precisa investigar obras, o contrato da UPA, os gastos com propaganda, precisa saber quanto é gasto com a contratação de cabos eleitorais por meio de empresas de terceirização de mão de obra; precisa investigar o excesso de aditivos ou de prorrogações de contratos; a caixa preta parece que dessa vez vai ser aberta, e assim quem sabe saberemos quanto o município gasta com nossas rádios locais. Mas a CPI precisa oficiar o Tribunal de Contas para que faça uma devassa na prefeitura, e aqueles que receberam sem trabalhar precisam ser responsabilizados e o município precisar ser ressarcido, quem recebeu de maneira irregular precisa devolver com juro e correção.

INSTALADA A CPI

O vereador Leandro Borges de Lima foi o autor do requerimento solicitando a instalação da CPI das horas extras. O requerimento foi assinado por sete vereadores, e por uma questão de justiça quero relacionar o nome de todos que assinaram o requerimento. São eles: Joaquim Boeira e Elizabete Vargas do PMDB, Jane Andreola do PP, Marcos Lima do PTB, Antonio Almeida do PPS e Elton Zulianelo do DEM. A CPI vai analisar as horas extras, contratos entre prefeitura e empresas terceirizadas que fornecem os CC disfarçados, mas vai também analisar licitações e o excesso de aditamentos ou prorrogações de contratos; essa pratica passou a ser uma regra na atual administração. A CPI vai possibilitar ainda saber quem realmente emprega ou indica esses CC disfarçados, pois segundo o presidente do legislativo só um vereador emprega mais de meia centena de CC além de ter familiares com contrato de prestação de serviço com o município e o tal contrato vem sendo prorrogado anualmente. A instalação do CPI vai possibilitar uma investigação ampla e dessa forma esclarecer a comunidade se existe ou não irregularidades no atual governo.Quero mais uma vez ressaltar que os sete vereadores que assinaram o requerimento,mais o presidente do legislativo, estão cumprindo com o dever do vereador que é fiscalizar o executivo.

segunda-feira, 4 de março de 2013

A DIVISÃO DA CONTA

A contratação de advogados pelo prefeito para interpor os recursos custou muito caro, segundo alguns interlocutores do MITO em torno de R$ 300.000,00. A conta precisa ser paga, e por isso, segundo ouvi dizer, o prefeito solicitou aos CC que colaborem com 10% de seu salário para ajudar ele a pagar tais honorários e esse percentual será descontado nos próximos meses. Considerando que, o numero de CCS é muito grande, vai ficar fácil quitar essa divida, considerando ainda que, esses cargos são políticos e que essas pessoas só vão continuar no cargo com a permanência do MITO, é um investimento esse desconto. Por outro lado, o prefeito que esta cassado e sobrevive no cargo graças a uma liminar que pode ser cassada a qualquer momento,mais uma vez estaria usando de forma indireta recursos públicos para fins particulares;cabe lembrar que o motivo de sua cassação e de estar respondendo processo por improbidade foi usar dinheiro público para se promover por meio de propaganda ilegal e mentirosa.

LEGISLATIVO

A câmara de vereadores começa os trabalhos no dia de hoje, hoje realmente inicia o ano legislativo. A semana promete ser agitada, pois temos projetos para ser votado, e a CPI das horas extras e dos contratos para ser instalada; uma das funções do vereador é fiscalizar o executivo, por isso, abrir essa CPI é uma obrigação. Segundo o presidente do legislativo já tem assinaturas suficientes pra a instalar, ainda segundo o presidente dois vereadores do PT já disseram que assinam e que querem investigar todas as irregularidades. Com relação a horas extras, ta mais que na cara que a grande maioria que recebeu ou que recebe não trabalhou um minuto além do seu horário,segundo uma informação tem pessoas de férias na saúde que supostamente estão fazendo horas extras durante o seu período de férias, e que essas horas extras supostamente serão pagas em Abril,fatos como esse a CPI vai esclarecer.

domingo, 3 de março de 2013

A MESMA LIMINAR-O MESMO PARTIDO E A MESMA MINISTRA

LIMINAR DA JUSTIÇA "ENGESSA" A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL - AUDIÊNCIA PÚBLICA , PRESTAÇÃO DE CONTAS 2012 - BENTO XVI, O PAPA EMÉRITO ! LIMINAR QUE DEVOLVEU POLIS E ANA AO GOVERNO MUNICIPAL, DA ALEGRIA INICIAL, SE TORNOU UM PROBLEMA ! Comemorada como a “Tábua da Salvação”, a Liminar, concedida pela Ministra Luciana Lóssio, se tornou um problema para Polis e Ana, com a entrada do Procurador Geral da República e Procurador Geral Eleitoral entrou com representação contra o procedimento da Ministra. O Procurador-Geral Eleitoral Roberto Monteiro Gurgel Santos, requer a reconsideração da decisão agravada para que seja revogada a medida liminar, negando-se seguimento à ação cautelar, e no caso deste não ser o entendimento, que o agravo seja apreciado pelo Colegiado. Ao contrário do afirmado pela autora na petição inicial, há manifestação explícita acerca das gravidades dos fatos e da fundamentação que justificou a cominação de inelegibilidade. “Por todo o exposto, a decisão agravada deve ser revogada, seja porque as alegações da ação cautelar (acolhidas pela ministra relatora) não guardam coerência com os fundamentos do recurso especial interposto pela autora, seja porque tais alegações não possuem plausibilidade jurídica”, conclui.

sexta-feira, 1 de março de 2013

ONDE FOI PARAR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

MAIS UMA VEZ O PT SE MOSTRA A FAVOR DA CENSURA NO BRASIL. O servidor do governo federal, Ricardo Augusto Poppi Martins, da Secretaria-Geral da Presidência da República participou de um plano de espionagem e pedido de divulgação de um dossiê contra a blogueira cubana Yoani Sánchez, que está visitando o Brasil. Desde que chegou ao Brasil, Yoani Sánchez vem sendo perseguida por manifestantes do PT, que tentam calar a principal voz de oposição ao governo ditatorial de Cuba. A Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio de sua assessoria de comunicação, confirmou que o dito servidor recebeu, na embaixada de Cuba, um CD com informações sobre Yoani Sánchez. Ricardo Poppi Martins é coordenador de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral, pasta comandada pelo ministro Gilberto Carvalho. Um dos trabalhos do coordenador é comandar na internet a guerrilha que o PT já exerce no mundo virtual, quando ataca blogs e sites contrários ao partido. O colunista Reinaldo Azevedo publicou na Revista Veja “Ricardo Augusto Poppi Martins, o assessor de Gilberto Carvalho que participou da reunião orquestrada pela embaixada de Cuba para difamar Yoani Sánchez? Pois é… Em seguida, ele viajou para Cuba para participar de uma “seminário” sobre o uso da Internet em ações políticas. Notável! Um homem de Carvalho vai a uma ditadura debater como usar as redes sociais na política…” Ou seja, vai a uma ditadura aprender como combater os adversários também pela internet. O senador Aécio Neves repudiou os ataques à blogueira: “ a virulência dessas manifestações, que fogem àquilo que mais prezamos no Brasil, que é o direito à liberdade de expressão. Manifestar-se contra é um direito, mas cercear a liberdade da blogueira de aqui cumprir suas atividades é uma violência indevida”. Yoani Sánchez disse que o direito de protestar só existe em países democráticos e que ela sonha que algum dia em seu país “as pessoas pudessem se expressar publicamente assim contra algo, sem represálias”. Mas infelizmente Yoani, aqui no Brasil, o PT quer calar e inibir quem não concorda com ele.

Supremo expedirá ordens de prisão para condenados no mensalão em julho

BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou nesta quinta-feira, 28, que até 1º de julho deverão ser executadas as condenações do processo do mensalão que incluem prisões de 22 réus, entre os quais o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT e deputado federal José Genoino., "As ordens de prisão devem ser expedidas antes desta data", disse Barbosa durante uma entrevista coletiva concedida a jornalistas que trabalham para veículos de imprensa estrangeiros. No entanto, o ministro, que também é o relator do caso, disse que será necessário cumprir as últimas etapas do processo.