segunda-feira, 11 de abril de 2011

UNIVERSITÁRIOS.

A solução do impasse entre os universitários que ocorreu na tarde de sábado vai possibilitar o retorno à normalidade, essa peregrinação diária de Vacaria a Lages acontece há mais de três décadas; a solução só foi possível devido ao envolvimento do promotor de justiça e porque imperou o bom senso. O enceramento do impasse abre à possibilidade de outro questionamento, o motivo, a razão que leva esse universitário a viajar todas as noites para o estado vizinho. Os pioneiros, os primeiros a fazer essa viagem, eram obrigados a fazer essa viagem porque não existia uma universidade aqui em Vacaria, e viajar até Lages era a única solução para estudar; tanto que, um numero menor de universitários viajava para estudar em Caxias do Sul, fiz parte da turma que viajava para Caxias. Hoje Vacaria conta com uma universidade que oferece vários cursos e mesmo assim quase 200 alunos ainda viajam todo santo dia para estudar em Lages e por uma simples razão, o valor do curso, estudar aqui em Vacaria é impraticável, o custo do mesmo curso é mais caro, pagar a universidade e ônibus custa menos, o valor da mensalidade aqui na UCS supera o custa da mensalidade em Lages incluindo o transporte, sinceramente não consigo encontrar uma explicação plausível, seria que me convença; e não queiram falar em qualidade do ensino ou em estrutura, em minha opinião isso tem outro nome, ganancia, exploração.

Um comentário:

  1. Ganância, exploração e falta de interesse. O pólo UCS - Vacaria, teria possibilidade sim de oferecer mais cursos e menores valores. Veja bem, o curso de Educação Física na UCS caxias e UCS Vacaria é o MESMO valor. Aqui não há anatômico, tão pouco metade do que há em Caxias.. Mas o valor, o valor é o mesmo!
    Fazer qualquer curso em Lages é mais proveitoso, mais barato e em muitos casos, única opção.
    Não existem aqui os cursos mais procurados em Lages, como psicologia, engenharias, biologia e afins, e os que existem, como mencionado, tem preços nas nuvens.
    Não queiram realmente falar em qualidade ou estrutura, pois a UNIPLAC - Lages tem muitas e muitas vezes mais estrutura que esse pólo UCS, e cobra muito menos.

    ResponderExcluir