segunda-feira, 19 de março de 2018













CORTE DAS ARAUCÁRIAS


Essa prática não é nova, no governo passado, foi a nossa praça que foi destruída, acabaram com árvores centenárias, mas agora foi à vez do antigo colégio Marista, onde estudei e conclui o segundo grau, de maneira correta e regular, desde guri me acostumei a ver o pinheiros, que foram crescendo, e nunca ofereceram risco a ninguém. Mas hoje, sem explicação, os pinheiros foram cortados, sem um estudo que justificasse esse ato de destruição da natureza. Mas um produtor rural, não pode sequer trazer lenha seca do seu mato para se aquecer no inverno, pois se for pego pelos órgãos fiscalizadores, a multa é grande, e com certeza vai ter de responder processo judicial. Esse é o Brasil, que permite aos que estão no poder, cometer atos que são proibidos ao cidadão que paga essa gente. Absurdo é a palavra.







TROCAS NO GOVERNO DOS BOEIRAS


O segundo ano do governo dos manos, ao que tudo indica, vai ser igual ao primeiro, ou seja, um desastre total, passados mais de 400 dias de mandato, ainda não disse a que veio mantou um time de terceira divisão, e faz até o momento, o pior governo da história de Vacaria. As mudanças prometidas ficaram na conversa, e no caso daqueles que saíram, não conseguiu trocar sequer seis por meia dúzia. Vou dar apenas dois exemplos.



No setor de iluminação, o chefe do departamento, pediu exoneração do cargo por não concordar com o sistema adotado pelo atual governo. Mano Lírio concorreu para vereador pelo partido do prefeito (PSDB), abraçou a candidatura do atual prefeito, e junto com um pequeno grupo, não deixou Amadeu desistir de sua candidatura, para ser vice da candidata do PP, como queriam os gurus do PMDB e seu braço direito no atual governo. Conversei com Mano Lírio no dia de hoje, e ele me afirmou que saiu por não concordar com certas coisas no governo, ou seja, o poder e o espaço exagerado do PMDB, da influência dos gurus do PMDB e do secretário geral de governo, mano me afirmaram peremptoriamente, que o prefeito não manda nada, que é um Rei num governo parlamentarista, e pior o prefeito não sabe da missa a metade, ou seja, esta alheio ao que acontece ao seu lado come pelas mãos dos outros. Não é de graça a onda de boatos sobre atos no governo. Ainda segundo Mano Lírio, que é técnico em eletricidade, que vai assumir seu posto, é o ex-presidente do sindicato dos municiparios.



Outra troca que aconteceu também por pedido, foi na educação, onde a adjunta se exonerou, e quem assumiu no seu lugar, foi um funcionário de carreira, mas que por indicação do PMDB era adjunto na saúde. Certamente saúde e educação tem tudo em comum.





ENTIDADES ASSISTÊNCIAS


A sorte sorriu para o Asilo Santa Isabel, e para o lar do meninos, segundo o advogado, e presidente da OAB local, Teodoro Stedile, essas duas entidades, foram contempladas no testamento deixado por Geraldo Duarte, de acordo com Stedile, o valor deixado para essas instituição é em torno de novecentos mil reais, e é importante ressaltar, que nesse caso não teve influência de nem uma autoridade; portanto, ninguém pode querer faturar em cima dessa doação por meio de testamento. Após mais esse recurso, o Asilo passou a ser o primo rico das entidades assistências.





CPI DA SAÚDE

Ao que tudo indica, até agora apenas discursos, e troca de farpas, mas de concreto ainda nada. Mas segundo fontes, alguns prefeitos da região estão muito descontentes do o atendimento.


CAMELÓDROMO

Mais uma vez os camelos vão ter de mudar de local, a propaganda feita com o novo espaço, foi apenas um engodo. Mas pior que a mudança, é a exigência do executivo para quem vai vender no novo camelódromo. Não pode vender produtos piratas. Essa exigência de não fosse trágica, seria cômica, uma piada

terça-feira, 6 de março de 2018


SAÚDE


A polemica em torno do reajuste no contrato entre municípios e hospital, ao que tudo indica, continua sem uma solução. Segundo fontes, alguns municípios, não querem sequer conceder os 3% de aumento cogitado no inicio das tratativas; segundo essa fonte, a razão para o aumento zero, seria o péssimo atendimento do hospital. Isso na visão desses administradores. Não é a minha opinião.



Mas como diz um velho e bom ditado, pimento no dos outros é colírio, pois todos nos contribuintes estamos cansados de saber, que o atendimento oferecido pelos municípios, na base, deixa a desejar, esse sim à na maioria dos casos é péssimo. Assim sendo, nem um prefeito ou secretário da saúde pode cobrar do hospital aquilo que nem eles cumprem, e quem paga é o povo. A maioria dos municípios não oferece sequer um atendimento odontológico decente, não oferece um atendimento para as gestantes com qualidade, não disponibiliza pediatras de acordo com as necessidades, assim sendo, nem um deles tem legitimidade para usar esse tipo de desculpa. Aqui em Vacaria, temos um elefante branco chamado UPA que presta um atendimento que esta longe o ideal. Fiquei sabendo, que uma eminencia parda de uma prefeitura, chegou ameaçar em intervenção.



Não estou dizendo que o atendimento no nosso hospital é perfeito, entendo também que o a fome por recurso por parte dessa instituição parece não ter fim, é um saco sem fundos. Os aportes de recursos são constantes, na última Sexta Feira, o deputado Afonso Hann, esteve no hospital para anunciar mais recursos, alias, esse é o deputado que mais ajuda o hospital em Vacaria. Mas mesmo assim, ninguém do executivo foi prestigiar o ato, nem uma autoridade esteve presente.



CPI



Segundo fontes, a câmara instalou oficialmente a CPI na sessão de ontem, foi indicado o presidente e o relator, cabe lembrar, que nesse final de semana, mais um óbito foi registrado; segundo fontes ligadas à saúde, o problema poderia ter sido evitado. Esperamos que a CPI seja ágil e eficiente, precisamos detectar a origem do problema, e numa ação conjunta mudar esse quadro.





ENTULHOS



A coleta de entulhos na nossa cidade, esta virando polemica, ou seja, mais uma. Entendo que o município não pode não deve ser o responsável pela coleta desse tipo de resíduo. As empresas que ganham dinheiro com a coleta devem criar um espaço e licenciar esse espaço para armazená-la e posteriormente dar um destino aos resíduos. Cabe ao povo assumir a sua responsabilidade, e deixar de jogar entulhos, restos de construção, móveis nas calçadas, nas ruas, nos rios e/ou em terrenos baldios. Cabe ao município fiscalizar e punir os infratores.





PSDB



A base do partido esta descontente com o tratamento recebido pelo prefeito que é do partido. Segundo alguns integrantes, membros do partido são preteridos em relação à de outros partidos como MDB, PP, PT, PDT e PSD. Quem ajudou a eleger o prefeito, não recebe a valorização ideal, hoje que atuou para fazer o prefeito desistir da sua candidatura, e ir de vice do PP é que manda no governo. Um exemplo claro desse descontentamento é o caso do ex-candidato a vereador Mano Lírio, que ocupado cargo de chefe da iluminação pública, e presta um serviço de qualidade; segundo fiquei sabendo, pode deixar o governo, pois não concorda com o tratamento dispensado aos adversários, que hoje se fazem de companheiros para garantir um cargo no governo, e ganhando mais que os que ajudaram o prefeito. Por uma questão de justiça, Mano Lírio, estava na turma que não aceitou que o atual prefeito aceitasse ser vice da candidata do PP em troca de 5 secretarias, ameaçando inclusive de não concorrer caso Amadeu desistisse de ser candidato e aceitasse ser vice. Considerando que estive a frente daqueles não aceitavam em hipótese alguma que Amadeu fosse de vice, posso afirmar que graças a esse grupo hoje ele é prefeito, em tempo os gurus do MDB já tinham acertado tudo na noite de Domingo, logo após perderem a convenção do partido. Na visão dos dois gurus e do emissário que morava fora, o atual prefeito não tinha a mínima chance de vencer a eleição. Considerando que o MDB, é um partido que só visa cargos, queria garantir as vagas, pois uma dobradinha com Jane e Amadeu seria infalível, O atual prefeito só deixou de ser vice, graças ao grupo dissidente do PP, e aos candidatos a vereadores da coligação PPS/PSDB.  Outro que chegou a colocar o cargo a disposição foi Júlio Zingali, ainda durante o rodeio, mas o prefeito não aceitou.