sexta-feira, 29 de novembro de 2013

JULGAMENTO ADIADO

O julgamento do prefeito cassado de Vacaria e de sua vice foi adiado para a próxima terça feira. O adiamento foi solicitado pela ministra relatora e advogada do PT Luciana Lóssio, a justiça brasileira permite uma serie de recursos protelatórios, e esses recursos normalmente são utilizados com a finalidade de enrolar, atrasar as decisões judiciais. Mas esses recursos são utilizados pelos advogados, jamais por um juiz ou um promotor; por isso, é lamentável a atuação dessa ministra, pois desde sua nomeação vem tomando decisões tendenciosas e sem nexo, com um único objetivo, ajudar o PT e proteger políticos desse partido. O pedido de adiamento por parte da ministra é ridículo, pois foi ela que concedeu à liminar e segurou o processo por quase dez meses na sua mesa. Considerando a importância do julgamento, já era esperado um pedido de vistas, mas por outro ministro, jamais um pedido de adiamento da relatora, essa posição da ministra advogada deixa claro a culpabilidade dos réus e o medo da ministra. A justiça brasileira, muito bem representada pelo ministro Joaquim Barbosa, não deveria ser usada descaradamente por uma ministra principiante e petista,esse tipo de atitude alem de manchar o TSE; evidencia as razões de sua nomeação. Por outro lado, a cada atitude da ministra fica mais claro que os réus estão com os dias contados, e ainda não saíram da prefeitura graças à advogada ministra. O prefeito e sua vice ganharam mais uns dias graças à ministra, parecendo um doente que esta na UTI, respirando por aparelhos, mas com um quadro irreversível e já com morte cerebral. O prefeito usa seu cargo apenas para empregar parceiros, e um dia há mais no poder significa garante o salário dos companheiros que juntos com seu chefe estão agarrados nos cargos feitos sangue sungas que apenas sugam os recursos do município, dinheiro do povo. Mas como o prefeito e sua turma estão se lixando para o povo, o importante é garantir o emprego dele e de sua turma; já que ele nunca teve a noção da importância ou da liturgia do seu cargo.Culpado ou inocente quem decide é a justiça,mas para decidir é preciso julgar é preciso ter seriedade.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O JULGAMENTO DO MITO E DE SUA VICE

O dia 28 de Novembro, certamente vai ficar marcado, mas não será uma data para ser comemorada. Hoje em Brasília no Tribunal superior Eleitoral (TSE), acontece o julgamento do prefeito cassado de Vacaria (MITO) e de sua vice; o motivo desse julgamento é crime eleitoral, razão pela qual já foi condenado em estâncias inferiores com multas e perda do mandato. O julgamento de hoje é definitivo, não caberá mais recursos, com relação ao julgamento, é preciso ressaltar que o prefeito e sua vice, não são vitimas, eles estão no paredão devido a crime eleitoral, a exemplo do José Dirceu, Genoino e outros, não estão na berlinda ao acaso. A situação do prefeito e vice é muito complicada e caso a lei eleitoral seja aplicada a sua cassação definitiva é eminente, mas é bom lembrar que além do julgamento de hoje, a dupla responde a outros processos. Com relação ao resultado, fazer previsão é ser leviano irresponsável, nesse caso aguardar é preciso; algumas pessoas ligadas ao prefeito cometem heresia chegando a afirmar que esta tudo acertado, e que o prefeito será absolvido, com relação a essas afirmações, é bom lembrar que mensaleiros poderosos estão na cadeia, e a força do LULA e da Dilma não foi suficiente para curvar a justiça; teria tanta força ou importância um simples prefeito de uma cidade do interior do RS. Mas não estou afirmando que será confirmada a sua cassação e sim duvidando de acordo antecipado, se lograr êxito no recurso parabéns, se for cassado à justiça foi feita.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

JULGAMENTO MARCADO

Finalmente o dia D chegou e o julgamento do prefeito cassado de Vacaria vai acontecer na quinta feira dia 28 de Novembro. A data do julgamento será um divisor de águas na historia da política local, pois jamais um prefeito de Vacaria foi cassado,foi julgando, sentou no banco dos réus; mas o julgamento da próxima quinta feira vai marcar o fim das desculpas de uma administração equivocada e mentirosa. Quando falo no fim não estou prevendo o resultado do julgamento, acaba o ciclo das mentiras, da propaganda enganosa, pois caso a cassação se confirme outro prefeito vai comandar o município; e caso o recurso seja aceito o atual prefeito que não sabe fazer outra coisa a não ser mentir vai ter de usar o restante de seu mandato para fazer tudo àquilo que prometeu e não fez em cinco anos de desgoverno. Por isso, tenho uma única certeza após o julgamento quem ganha é o povo de Vacaria.

OBRAS DO MITO II E UPA

Os episódios envolvendo a (UPA) unidade de pronto atendimento são variados, podemos começar pela péssima qualidade da obra com problemas desde a sua inauguração e depois entrar na falta de atendimento medico de qualidade. Nos últimos dias dois casos envolvendo médicos e paciente acabaram em ocorrência policial, um local aonde as pessoas deveriam resolver seus problemas de saúde passou a ser ponto de discussões e brigas. Por isso hoje, vou postar algumas fotos da obra para e pedir explicações ao chefe do executivo,pois ele cometeu um equivoco quando criticou os ex prefeito dizendo que as obras do outros prefeitos eram de péssima qualidade. Considerando que essa obra é o maior exemplo de um serviço mal feito e sem comando; é importante ressaltar que obras de engenharia precisam ter garantias do construtor e no caso de problemas esse é obrigado a consertar. No caso da UPA desde sua inauguração, todos os reparos e consertos segundo fui informado são feitos pelo município. assim sendo, seria urgente uma ação do MP local para investigar essa situação,pois alem da obra a empresa que vencedora da licitação repassou o contrato a uma terceira,e o município paga um valor fixo para prestar atendimento,e nesse caso se o município paga deve exigir o comprimento por parte da contratada no numero de médicos necessário para um bom atendimento.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

DE OLHO EM 2014

O partido progressista de Vacaria (PP) esteve reunido na ultima sexta feira, o encontro reuniu prefeitos do PP da região e lideranças locais e regionais. O encontro contou com a presença do presidente estadual Celso Bernardi e com a coordenação de Angelo Pegoraro presidente municipal, que contou ainda com Francisco Appio e Mara Barcelos coordenadora regional; durante o encontro foi discuto os rumos que o partido vai adotar visando às próximas eleições. A necessidade de manter o partido unido e atuante foi o tema central, segundo essas lideranças a possibilidade de retomar o poder a nível estadual com a senadora Ana Amélia é eminente, por isso, o partido pretende adotar estratégias nesse sentido. A falta de representantes no legislativo a nível local e estadual também foi um tema discutido, pois com a não reeleição de Appio o partido esta sem representantes na assembléia e a nível local a representação praticamente inexiste, pois os dois representantes eleito pela sigla não participam do dia a dia do partido adotando uma linda de independência nas suas atitudes. Por isso na opinião dos presentes o sentimento é que o partido não possui representantes na câmara municipal, e para evitar situações semelhantes o presidente disse que vai buscar novas lideranças e que o partido precisa tomar uma posição com relação aos vereadores.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

UM PREFEITO PROVISÓRIO E ILEGITIMO

As conseqüências de ter um governo provisório e ilegítimo são devastadoras, o atual prefeito passou o primeiro ano do seu segundo mandato inerte sem ação, nada fez. Na verdade essa foi a Tonica do seu primeiro mandato, ao longo dos quatro anos governou na mídia e na propaganda enganosa (mentirosa) tanto que conseguiu se reeleger; mas as suas mentiras não se sustentaram, e os milhões conseguidos no governo federal até hoje não apareceram, muito menos as obras. Ao completar o seu primeiro ano do segundo mandato, o caos esta estabelecido, o nosso município vive uma crise sem precedentes, a saúde é péssima, a educação esta abandonada apesar da obrigação constitucional que obriga a aplicar 25% de tudo que é arrecadado. A situação da educação, das escolas do município é ridícula, tanto que fui informado na tarde de ontem, que o papel higiênico é comprado pelas professoras, um portão que oferecia perigo na escola do bairro Borges foi interditado, mas sobra verba para viagens e reuniões regadas coquetéis, mas a merenda nas escolas é péssima, e os monitores recebem com quase um mês de atraso. Com relação à saúde e a UPA, prefiro não falar mais nada, pois o assunto é requentado, parece que não muda nunca, e alem da falta de medico e de exames, o prédio esta em ruínas, as fotos na semana que vem na serie obras do MITO III. Por isso tudo, não tenho duvida em reafirmar que o governo do PT em Vacaria é o governo da propaganda paga nas rádios e das entrevistas programadas sem direito ao contraditório, o povo não é ouvido pelas rádios, e o legislativo é governistas e subserviente ao prefeito;assim sendo mais uma vez deixo um apelo aos promotores de Vacaria para darem uma olhada com carinho nos problemas enfrentados pelo povo lá na UPA.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

NOVAMENTE A UPA

Não queria mais falar sobre esse tema,mas devido aos ultimos acontecimentos,não posso deixar passar em branco,preciso comentar e cobrar uma solução;mesmo sabendo que isso não vai aconter. A unidade de pronto atendimento, que foi construída com um objetivo eleitoreiro, é o maior exemplo do péssimo atendimento na área da saúde. Essa obra foi já começou mal, construída as presas é de péssima qualidade, mas a falta de qualidade não se restringe apenas a obra. A unidade de pronto atendimento (UPA) deveria ter outro nome, pois pronto siguinifca o seguinte: adj. Rápido, ligeiro, que não se demora: pronto atendimento. Concluído, terminado: o trabalho já está pronto. Disposto, desimpedido: estou pronto para ajudá-lo. Mas como tudo que esta relacionado à UPA é exatamente o contrario, tenho certeza que a definição mais apropriada é essa: 1. inconcluso, delongado, diferido, lento, vagaroso, retardado, atrasado, pausado, moroso, dilatado, perlongado, incompleto. 2. demorado, tardio, inacabado. 3. tardio, ocupado, impedido. 4. inapto, longo. 5. ausente. 6. retirado, inepto, represado, impossibilitado, suspenso, estagnado, retido, incapaz, distraído, truncado, aplicado, atraso, detido, brando, frouxo, galanteador, afastado, preguiçoso, entretido, entregue, mulherengo, empregado, atarefado, inábil. Considerando que a unidade de pronto atendimento não funciona, é um saco sem fundo dos recursos do povo, não tenho duvida que a segunda definição seja a que mais se aproxima, pois é um pouco pior; por isso, vou citar apenas três casos em menos de uma semana envolvendo pacientes, seres humanos que buscaram atendimento nesse local. 1- Uma paciente procura a UPA para ser atendida, no caso mal atendida, e essa paciente só foi na UPA por que não tem dinheiro para pagar um medico ao consultar o medico constatou que a paciente precisava de um Raio x e solicitou que a mesmo providenciasse o referido exame; como a Senhora Não possuía dinheiro para o exame e a UPA tem a obrigação de fornecer, e ela não exigia o exame e isso gerou discussão entre ela e o medico, resultado a policia foi chamada e o raio x foi feito no hospital. 2- Novamente uma senhora procurou a UPA, pois foi mordida na perna por cachorro de rua, e como ficou ferida e com dor procurou a tal unidade de pronto atendimento. Resultado, o medico sequer examinou apenas uma olhadinha e receitou paracetamol e mandou ela para sua casa pois segundo ela aquilo não era urgência. 3- Outra senhora com duas crianças no colo, uma com febre de quase 40 graus vai até a unidade de demorado e péssimo atendimento para que seu filho fosse atendido. Devido a demora do medico que segundo fui informado estava falando ao celular ao invés de atender, a senhora preocupada com seu filho foi cobrar do medico o atendimento, chegando segundo fontes a entrar na sala a onde estava esse profissional, e após uma discussão áspera quase foi agredida e novamente a policia foi chamada para intervir. Com esse três relatos, é possível afirmar que a UPA não funciona, que esse local passou a ser um caso de policia ao invés de ser o local de amparo aos doentes que precisam de um atendimento urgente; infelizmente ninguém faz nada, e tudo continua do mesmo jeito, e amanha ou depois teremos outros casos e nada vai mudar; e os responsáveis pelo setor ainda querem dizer que tudo esta perfeito.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

AEROPORTO DE CARGAS O ABANDONO

Apesar das mentiras o aeroporto de cargas é um elefante branco, condenado ao abandono, só funcionou no vídeo do prefeito. Finalmente a RBS resolveu mais vez mostrar a verdade, o alinhamento das estrelas não resolveu o problema, o governo do PT no estado e no município não colocou um centavo na obra. Aquela cidade dos sonhos estampada no jornalzinho ou naquele vídeo parece que nunca vai existir, Vacaria passou a ser a cidade do Enem, Enem aeroporto, Enem Panatlantica, Enem saúde e assim caminha a humanidade.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

OS EFEITOS COLATERAIS DO JULGAMENTO DO RECURSO

A demora no julgamento já causou prejuízos irreversíveis ao nosso município, isso é fato consumado; por isso volto a frisar. Com relação ao caso, é preciso deixar de ser hipócrita, ta mais que na hora de falar a verdade e esclarecer os fatos; o prefeito cometeu crime eleitoral, e se a lei for aplicada vai ser confirmada a sua cassação, isso é fato e precisa ser divulgado. Mas imprensa falada tem seus motivos para silenciar, com relação à imprensa falada, eu sei que na visão de alguns passei a ser o inimigo numero um, sei dos comentários feito por alguns membros da imprensa, por isso a firmo que sou uma espécie de pedra no sapato, pois divulgo a verdade, mas se o chapéu servir que usem, eu não tenho o rabo preso com ninguém, não empregos parentes, não recebo nada de ninguém, não devo obrigação ao MITO. Com relação a processo, quero mais uma vez reafirmar que o prefeito esta cassado, que se mantém no cargo graças a uma liminar, ainda com relação ao processo, volto a dizer que ninguém pode antecipar ou prever o resultado, qualquer ilação é um mero palpite. Ainda com relação ao processo, é correto dizer que os remédios jurídicos possibilitam a protelação no julgamento, a tendência é que entre na pauta dessa quinta feira, mas existe a possibilidade de um pedido de vistas, com isso o MITO ganharia mais tempo. Afirmar qual será o resultado é no mínimo falta de responsabilidade, ministros do TSE não antecipam votos, não se deixam levar por pressão, assim sendo, falar que ta acertado uma leviandade. Mas como falei no titulo do meu comentário, os efeitos colaterais da demora são irreversíveis, caos na saúde, com possibilidade de paralisação dos médicos que atendem no HNSO devido às pressões da secretaria em tornar a urgência e emergência numa sala de consultas, uma espécie de limpa banco; além dos médicos representantes dos enfermeiros (as) reunidos na semana passada com vereadores e sindicato também ameaçam com paralisação. Com relação os enfermeiros o motivo seria a falta de remuneração aos que exercem cargos de chefia. Outro exemplo dos efeitos colaterais que a demora no julgamento é o caos financeiros, a vice prefeita declarou em entrevista que não existe dinheiro, que o orçamento esta raspado, e essa afirmação se comprova na medida em que semana passada segundo fontes os telefones da guarda municipal estavam cortado por falta de pagamento, essa é apenas a ponta do iceberg, e a caixa preta citada pelo MITO em entrevista com certeza reserva muito mais surpresas. A educação que é a prima rica das secretarias vive dias de penúria, no colégio do bairro Borges, o portão de entrada foi interditado por oferecer riscos aos alunos, a solicitação do conserto foi feita a secretaria ainda no mês de março, as obras em andamento são de péssima qualidade, a cidade esta abandonada, só o empreguismo prosperou ao longo desse ano, ate um cego consegue enxergar, só não vê quem não quer, ou quem é pago para silenciar. Mas como afirmei anteriormente, quem não gastar use o chapéu, pois na verdade todos sabem que eles fazem o papel do burro descrito na fábula de Jean de La Fontaine.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O JULGAMENTO- QUEM PERDE E QUEM GANHA

O resultado do julgamento ninguém pode antecipar, qualquer previsão é chute, ou um mero desejo. Com relação ao caso, seja qual for o resultado, o único vencedor é o prefeito, pois numa analise superficial e rápida; é possível afirmar que ele esta sendo julgado por cometer crime eleitoral, por usar o dinheiro do povo com propaganda ilegal e irreal, por fazer campanha eleitoral com o dinheiro público. Posso lembrar-me de algumas: 1- casa do povo 2- Aeroporto com aviões decolando 3- Instituto Federal 4- Milhões em verbas do governo federal e por ai vai. Uma mentira fita cem vezes passa a ser verdade, mas não se sustenta, tanto que a vice prefeita disse na semana passada numa das rádios oficial, que não existe dinheiro, o caixa esta raspada, não existe orçamento. Por isso, volto a reafirmar quem perdeu foi o povo, pois parte desse recurso foi usada para propaganda eleitoreira e para pagar horas extras não realizadas ou para CCS e FG apesar do regime jurídico do município vedar essa possibilidade conforme o Art. 59 que diz que o servidor com FG ou o cargo comissão não estão sujeito ao ponto, por isso não tem direito há horas extras. Mas o prefeito ganhou com a sua liminar quase um ano de mandato, e mais de 150.000,00 em salários, para um servidor da Emater foi um ótimo negócio, assim sendo ele é o único que ganhou. O povo mais uma vez foi que pagou a conta sem beneficio, como sempre a corda arrebenta no lado mais fraco. Caso se confirme a cassação, os ministros apenas estarão cumprindo a lei, e ai nesse caso a justiça prevaleceu, a justiça foi feita;mas como no Brasil do PT tudo é possível,fazer previsão como disse anteriormente seria ser leviano ou agir com paixão,mas a paixão devemos deixar no campo do esporte.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O DIA D

O julgamento do processo do prefeito cassado de Vacaria vai acontecer na próxima terça feira dia 12, sem duvidas esse é o dia mais esperado por todos; esperado pelos que querem a cassação e pelos que desejam a absolvição. O certo é que, após o dia 12 todos esperam que as coisas voltem a funcionar, qual será o resultado ninguém sabe, apesar de alguns CCS dizerem que esta tudo acertado, que o resultado será 6 a 1 a favor do prefeito, mas essa afirmação é o desejo daqueles que querem mesmo é manter a teta e nada mais. O certo é que essa espera de quase um ano causou prejuízos irreparáveis ao nosso município, perdemos um ano. Por isso, o dia 12 de Novembro vai ficar na história, desejo apenas que se cumpra a lei.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PROMESSA É DIVIDA

Conforme anunciei mais um serie de fotos das boas obras da gestão do MITO, agora fotos da casa do povo. Poderia debitar essa obra na conta da associação amigos da casa do povo,mas como o prefeito sempre fez questão de dizer que a obra é dele tendo inclusive colocado no seu jornalzinho e na relação de verbas recebidas; e considerando a qualidade da obra realmente acredito que foi ele o respons O vídeo vai de brinde.

SE CASSAR EU CONCORRO

O julgamento do MITO agita os bastidores da câmara de vereadores, de olho no julgamento o verbo cassar e concorrer passou a ser conjugado com freqüência. O mais interessante é que esse verbo é usado nos bastidores pelos vereadores da base governista;eu concorro,tu concorre,ele concorre.Na corrido eleitoral em caso de cassação,a casa poderá ter três candidatos ao executivo,um dos candidatos é aquele que conseguiu um contrato para a empresa de sua esposa,que faturou mais de meio milhão em menos de quatro anos,o outro candidato é aquele que chamou seu antigo chefe de Chopin,mas considerando que todos os seus cargos continuam na prefeitura,é possível afirmar que quem esta usando o ninho alheio é ele,e nesse caso tem dos Chopin; o terceiro candidato é o paladino das denuncias contra o MITO que resultaram na CPI das horas extras e contratos.Caso seja confirmada a cassação,a grande pergunta é qual deles vai dizer que representa o atual governo,ou é oposição ao governo;como eles pretendem justificar sua posição para o eleitor.Por outro lado, caso o prefeito escape de guilhotina,qual será a sua postura em relação a esses edis,vai manter os cargos dessa gente na prefeitura,continuara sendo enganado.Conforme prometido vou postar ainda hoje novas e lindas fotos das obras do MITO parte II e pasmem a casa do povo vai ser a próxima atração.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

NOTICIA QUENTE

O julgamento foi incluído na pauta 105, isso quer dizer que o prefeito cassado vai ser julgado ainda esse mês, que deverá ser no dia 12 ou no dia 14,com isso acaba as especulações sobre o caso.

JULGAMENTO DO MITO JÁ CAUSA PÂNICO ENTRE CCS E TRISTEZA NA IMPRENSA LOCAL

A possibilidade concreta de inclusão nas próximas pautas de julgamento TSE agitou os bastidores da política local e pânico entre os detentores de cargos de confiança e certa tristeza na imprensa governista e tendenciosa. A inclusão na pauta de julgamento não significa condenação, mas mesmo assim o medo já se instalou no palácio, e setores da imprensa já tentam minimizar a situação do ex MITO. Na verdade o processo agora vai para a parte decisiva, e ministros conhecedores da legislação eleitoral vão decidir o futuro do prefeito cassado de Vacaria; todo o cidadão de bem espera que a justiça seja feita, e que lei seja aplicada na integra, pois só assim tudo voltara ao normal. A atual administração a pretexto da espera do julgamento ainda não fez nada ao longo do ano, nossa cidade vive um completo abandono, a saúde vive o pior momento da historia. O prefeito cometeu um impropério de dizer que os ex prefeitos tinham uma caixa preta, que as obras dos ex prefeitos eram podres, de péssima qualidade; como diz um velho e bom ditado, o macaco olha para o rabo dos outros e esquece-se do seu, foi exatamente o que aconteceu com ele. Por isso o julgamento era esperado com muita ansiedade pela população que atualmente esta desassistida e assiste um desgoverno provisório que apenas se preocupou em empregar os companheiros; e esqueceu o povo e ainda não disse a que veio. Ao longo do seu primeiro mandato sua maior realização foi comprar o apoio no legislativo e o uso da imprensa para vender uma imagem irreal, de uma cidade ilusória, de um mundo de fantasia. Mas a mascara caiu, as mascaras sempre caem, e sendo cassado ou não o certo é que o seu castelo era de areia e a onda da mentira deslavada levou, lavou. Assim sendo, cassado ou não o povo não acredita mais nas suas bravatas e muito menos na propaganda enganosa e paga.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

JULGAMENTO DO PREFEITO CASSADO DE VACARIA E A NOVA ELEIÇÃO DA CÂMARA

Finalmente a ministra relatora do recurso do prefeito cassado de Vacaria, encaminhou o processo para pauta, e deve ser marcado o julgamento para as próximas sessões. Agora aquilo que parecia impossível vai acontecer, essa situação já causou problemas irrecuperáveis para o nosso município, pois convivemos com um prefeito que não tinha legitimidade para comandar nossa cidade e por isso, ficamos jogados as moscas. Com a possibilidade eminente de julgamento o prefeito segundo minhas fontes roeu a corda e não vai mais cumprir o acordo com o vereador do PPS, e deve apoiar um outro candidato para presidir a casa. Mas com a possibilidade do julgamento sair ainda esse mês, em caso de cassação quem vai assumir a prefeitura é o atual presidente Amadeu Boeira,inimigo declaro do MITO e que deve levar junto o PPS.

SAÚDE

O assunto é velho, mas devido aos caos que vive o setor em Vacaria, não posso deixar passar despercebido e volto ao tema. A semana passada foi marcada por reunião entre secretários da saúde da região e eleição do diretor clinico do HNSO, com relação à reunião a secretaria de municipal tentou empurrar goela abaixo a assinatura de uma resolução que abre as porteiras do plantão de urgência e emergência transformando o plantão numa sala de consultas. Com relação à escolha do novo diretor, segundo fontes a secretaria se envolveu na escolha pedindo votos e fazendo campanha com o objetivo de mudar o diretor, pois não gostava da postura do Dr. Marco que não permitia a ingerência da secretaria dentro do hospital. A secretaria obteve êxito na eleição, venceu o seu candidato, e nesse caso a primeira parte do plano Fo atingido, resta saber se o novo diretor clinico vai atender os interesses politiqueiros do PT. O interesse do PT de interferir no hospital tem como propósito, desviar a atenção para a falta de atendimento básico no bairro e para o fracasso que é a UPA criada com finalidade unicamente eleitoreia, não funciona,é um saco sem fundo, a falta médico é uma rotina, hoje pela manha segundo fui informado não tem medico, segundo essa fonte a secretaria da saúde estava correndo atrás de um profissional. Essa situação já virou regra, a exceção é quando tem médico, alem disso, a UPA de Vacaria não cumpre a lei que criou esse tipo de atendimento,pois a prevê exames 24 horas,prevê especialistas, aqui na nossa UPA isso não acontece,pois não consegue sequer manter o atendimento com clínicos durante as 24 horas. A função das UPAS é atuar com intermediaria entre as unidades básicas e o hospital, mas aqui isso não acontece, pois a política do atual prefeito acabou com o atendimento básico, hoje, por exemplo, umas lindas cartas no posto do bairro Jardim dos Pampas informam que não haverá atendimento do clinico. O povo sem opção corre para a UPA, mas não consegue resolver seu problema, por isso a secretaria que usar o plantão do hospital. A empresa gestora da UPA segundo fontes, atrasa o pagamento dos funcionários, e, digam-se de passagem, os funcionários fazem das tripas coração para prestar um bom atendimento aos pacientes, mas ficam de mãos atadas. Outra reclamação dos contratados é com relação às horas extras, segundo ouvi dizer não recebem se for verdade é um contrasenso, pois é publico e notório que concursados recebiam horas sem fazer. Infelizmente essa é a situação da saúde do PT no município,um caos,um desmando, e o pior é que ninguém faz nada,a única e ultima esperança é que o MP local faça alguma coisa, pois se não fizer só nos resta mandar um carta ao papa Francisco ou quem sabe tentar o Chapolin Colorado.Leia abaixo o que diz o portal do ministério da saúde sobre a UPA. As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

SAÚDE

O assunto é velho, mas devido aos caos que vive o setor em Vacaria, não posso deixar passar despercebido e volto ao tema. A semana passada foi marcada por reunião entre secretários da saúde da região e eleição do diretor clinico do HNSO, com relação à reunião a secretaria de municipal tentou empurrar goela abaixo a assinatura de uma resolução que abre as porteiras do plantão de urgência e emergência transformando o plantão numa sala de consultas. Com relação à escolha do novo diretor, segundo fontes a secretaria se envolveu na escolha pedindo votos e fazendo campanha com o objetivo de mudar o diretor, pois não gostava da postura do Dr. Marco que não permitia a ingerência da secretaria dentro do hospital. A secretaria obteve êxito na eleição, venceu o seu candidato, e nesse caso a primeira parte do plano Fo atingido, resta saber se o novo diretor clinico vai atender os interesses politiqueiros do PT. O interesse do PT de interferir no hospital tem como propósito, desviar a atenção para a falta de atendimento básico no bairro e para o fracasso que é a UPA criada com finalidade unicamente eleitoreia, não funciona,é um saco sem fundo, a falta médico é uma rotina, hoje pela manha segundo fui informado não tem medico, segundo essa fonte a secretaria da saúde estava correndo atrás de um profissional. Essa situação já virou regra, a exceção é quando tem médico, alem disso, a UPA de Vacaria não cumpre a lei que criou esse tipo de atendimento,pois a prevê exames 24 horas,prevê especialistas, aqui na nossa UPA isso não acontece,pois não consegue sequer manter o atendimento com clínicos durante as 24 horas. A função das UPAS é atuar com intermediaria entre as unidades básicas e o hospital, mas aqui isso não acontece, pois a política do atual prefeito acabou com o atendimento básico, hoje, por exemplo, umas lindas cartas no posto do bairro Jardim dos Pampas informam que não haverá atendimento do clinico. O povo sem opção corre para a UPA, mas não consegue resolver seu problema, por isso a secretaria que usar o plantão do hospital. A empresa gestora da UPA segundo fontes, atrasa o pagamento dos funcionários, e, digam-se de passagem, os funcionários fazem das tripas coração para prestar um bom atendimento aos pacientes, mas ficam de mãos atadas. Outra reclamação dos contratados é com relação às horas extras, segundo ouvi dizer não recebem se for verdade é um contrasenso, pois é publico e notório que concursados recebiam horas sem fazer. Infelizmente essa é a situação da saúde do PT no município,um caos,um desmando, e o pior é que ninguém faz nada,a única e ultima esperança é que o MP local faça alguma coisa, pois se não fizer só nos resta mandar um carta ao papa Francisco ou quem sabe tentar o Chapolin Colorado.Leia abaixo o que diz o portal do ministério da saúde sobre a UPA. As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.