segunda-feira, 25 de abril de 2016



COLIGAR PARA GANHAR


Uma coisa é certa, nem um partido tem cacife para vencer a eleição sozinho, por isso, coligar é uma necessidade. Oficialmente apenas o partido progressista lançou o seu candidato, mas o certo é que teremos no mínimo mais dois candidatos, dependendo das vaidades até mais que dois. O tema coligação é o assunto em pauta, conversei com vários líderes oposicionistas, e em comum a vontade de tirar o PT do poder. Nesse caso coligar bem é o caminho; ninguém quer correr risco, a pesquisa vai dizer quem é quem.

Essa eleição municipal inaugura uma nova era, apenas 45 dias de campanha, sem uma boa estrutura, impossível levar a mensagem do candidato para todos os eleitores, bons candidatos ao executivo, e o número de candidatos na rua pode fazer a diferença. A formação das coligações esbarra na vaidade de alguns candidatos, e/ou na arrogância de alguns presidentes; o PMDB encomendou pesquisa, vai avaliar o cenário para posteriormente se posicionar; acho pouco provável que o partido lance candidato para prefeito, acho mais provável uma vice, sendo o PSDB o caminho mais provável; caso se confirme deve ser acompanhado pelo DEM.

Com relação ao PTB e PSB, não acredito em candidaturas próprias, a tendência e que ambos busquem uma coligação, pois arriscar uma candidatura seria um suicídio; com relação ao PTB, a tendência é permanecer com a via popular, concorrendo sem coligar no proporcional.


Além do curto espaço de tempo para campanha, outro fator a ser considerado, diz respeito aos recursos de campanha, além da grave crise, a legislação eleitoral limita os gastos, e a maioria dos partidos esta com o caixa zerado, com chapéu na mão ou vendendo ingressos para jantas fica complicado fazer frente às despesas de campanha; o tempo de radio pode ajudar nesse caso quem estiver coligado leva vantagem.

Quero reiterar que a máquina na mão e um exército do CC pode fazer a diferença, a eleição é local, e o povo tem memória curta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário