quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

RODEIO


Terminada a festa, temos que fazer o balanço, não está falando do balanço financeiro, pois esse é sempre um caso a parte, e muito demorado.

O balanço que eu falo é aquele que o povo me pede, para comentar, sobre os erros e acertos; por isso, vou ser curto e grosso, bem ao estilo campeiro. Trinta e um rodeios, sessenta e dois anos de história, a festa é particular com muita verba pública, a ladainha é sempre a mesma e grande vilã é sempre a associação rural; a festa aumenta a cada edição e a infraestrutura continua a mesma. Ao longo desse tempo a única coisa que mudou foi o tempo que um patrão pode permanecer no cargo, ou seja, dois mandatos e/ou dois rodeios. Aposto que o próximo patrão será alguém indicado por essa patronagem, que vai ser padrão por dois rodeio, e que a programação do próximo vai sair 30 dias antes do rodeio como foi esse. O rodeio é sempre um sucesso de público, mas nunca é de renda, esse, por exemplo, mais de 289.000 pessoas passaram pelas roletas, se passaram pagaram, se não pagaram tem de ter uma explicação; considerando o valor do ingresso e o número de pessoas que entrou, é possível imaginar que o rodeio deu lucro. Aguardamos o balanço, e que venha 2018.


ELEIÇÃO 2016


A eleição acontece daqui oito meses, após o carnaval a coisa começa a esquentar, partidos e candidatos precisam colocar o bloco na rua, e montar suas estratégias.

Sem sombra de dúvidas, o candidato do governo, o cavalo do comissário, larga em vantagem, tem a máquina na mão, um exército de CC, e tem o dinheiro do PT, que mesmo que aleguem que não existe dinheiro, eles tem muita grana. Com relação ao exército que esta no governo através de indicações politicas, todos vão dar o sangue para se manter na teta. Outro fator que beneficia o candidato do governo, é que enquanto a oposição divaga sobre candidaturas, o governo faz campanha, inaugura obras, tem a máquina na mão, tem a imprensa ao lado.


Na verdade, a oposição ainda busca nomes, mas alguns ´´ lideres´` neófitos teimam em perder tempo com partidos fieis ao governo. Apenas o PSDB tem candidato, os demais ainda buscam esse nome, mas além do nome precisam se acertar, acertar os interesses pessoais, e passar por cima das vaidades, enquanto isso o tempo passa, o cavalo vai passar encilhado; eu já vi esse filme, marmelada na hora da morte mata. Ao que tudo indica, em alguns partidos a vaidade e a arrogância vai ser decisiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário