sábado, 12 de dezembro de 2015

FIM DA VIA POPULAR


Na verdade, a via não acabou, ela diminuiu, encolheu, mas continua a existir. A pergunta é quem ficou na via? Porque ficou na via? Quando falo em sair da via ou permanecer estou me referindo aos partidos com representação na câmara de vereadores, que no segundo mandato do atual prefeito durante três anos, contou com apoio do PDT, PTB, PPS, PSB e o seu partido o PT. Com a saída de três desses partidos, o apoio ficou reduzido, é certo que três vereadores deixaram de votar com o governo, podendo chegar a quatro caso o segundo vereador do PSB também confirme sua saída. Com o episódio da disputa pela presidência da casa, o fim do casamento foi antecipado, e as queixas começaram aparecer, daquele lindo caso de amor, só restaram mágoas, e só ficou quem realmente era importante para o prefeito e para o PT; que saiu valorizado e mais forte no governo foi o PTB.


O presidente do PSB avisou os filiados que devem deixar o governo, segundo ele o partido tem apenas três cargos de CC, considerando que o partido tinha dois vereadores votando com o governo a sua participação e/ou importância junto ao executivo era muito pequena, quase inexistente.

Os outros dois partidos que também deixaram o governo, segundo fontes também não chegam a cinco cargos cada um, somado os três partidos que saíram do governo, a redução nos gastos com CC não chega a 15 pessoas, e nesse caso é possível afirmar que a influência desses vereadores junto ao governo era muito pequena.


Por outro lado, o PDT e o PTB, que contam com apenas um vereador no legislativo, possuem um verdadeiro exército de CC e contratados via terceirizadas, secretarias, diretorias, e muitos cargos espalhados pelo governo. O PTB conta com dois secretários, com várias diretorias, e chefes de departamentos, todos os cargos com salários elevados, e distribuídos em pontos estratégicos da administração.

Com relação ao PDT, segundo informações que vazaram na CPI das horas extras e durante o período em que o vereador do Amadeu Boeira assumiu o governo, conta com quase uma centena de cargos, distribuídos pelo governo, secretários, diretores e chefes de departamentos.


Assim sendo, é possível afirmar que PSB, PSDB e PPS, ao longo desses anos, foram usados pelo PT, mas quem tinha poder de fogo junto ao prefeito era apenas PTB e PDT, que agora se fortalecem ainda mais, e com a vitória do vereador Panisson, o partido que mais se fortaleceu foi p PTB do vereador Marcos Lima, que foi o grande mentor intelectual da vitória do governo na eleição para presidente da câmara; segundo fiquei sabendo ele se credenciou e/ou credenciou seu partido para ampliar espaços no governo e carimbou uma vaga na chapa majoritária que vai representar a via popular na próxima eleição.


VEREADORES INDEPENDENTES



Com relação aos dois vereadores que desobedeceram à orientação partidária, segundo fui informado sobre os dois casos já estão nos respectivos conselhos de ética, que devera encaminhar parecer aos diretórios estaduais para providências cabíveis, em contato com os diretórios em Porto Alegre, a possibilidade de expulsão é concreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário