segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PLANO DIRETOR

Acontece hoje a votação do novo plano diretor de Vacaria. As novas regras, mudanças ou adequações, têm com objetivo ajustar o plano à realidade atual; mas precisamos ir além. Espero que o legislativo e o executivo corrijam alguns absurdos do atual plano como, por exemplo, a exigência de recuos em novas construções. Essa exigência é uma aberração da lei, que prejudica todos os proprietários de terrenos, inviabilizando totalmente em alguns casos. Precisamos ir além, mais que um novo regulamento, é preciso cumprir aquilo que consta no atual. Vou citar alguns exemplos.
Passeio público

As calçadas de nossa cidade, ou são usadas como estacionamentos em alguns casos do recuo, temos exemplos aqui no centro da cidade, onde as pessoas são obrigadas a andar pela rua disputando espaço com os carros. Outro caso relacionado ao passeio público é a farra das construtoras, que invadem a calçada utilizando mais da metade com cercamento de obras, inviabilizando a passagem das pessoas; na Rua 20 de Setembro, uma construção simplesmente fechou à calçada, e não satisfeita ainda ocupou parte da rua.

NOVOS LOTEAMENTOS

A lei atual exige que os novos empreendimentos, todos venham dotados e infraestrutura, ou seja, água, luz, escoto e calçamento. Além desses itens, deve ser respeitado o espaço destinado a áreas verde, praças etc.; acontece que o jeitinho brasileiro, utilizado aqui em Vacaria com a conivência do executivo permite que essas áreas sejam desmembradas aos pedaços sem que seja respeitada a lei, incluindo becos e sem saída para beneficiar os empreendedores. Além desse artifício, também transformam rio e escoto para escapar da lei. Segundo as leis ambientais, qualquer serviço de terraplanagem, aterramento de banhados deve ter um projeto ambiental que anteceda esse serviço. Mas aqui em Vacaria, isso não é obedecido (por alguns privilegiados) ruas são fechadas, vendidas tudo em nome da boa relação.

ANIMAIS

Nossa cidade, conhecido com a terra do Rodeio Internacional, por ser ligada as tradições, virou uma grande invernada; temos que conviver com cavalos e vacas por todos os lados. Em alguns casos, os proprietários de cavalos, mantem o seu animal dos fundos de suas casas, ou em um terreno baldio ao lado, obrigando vizinhos a conviver com moscas e mau cheiro dia e noite.


Por isso, esperamos bom senso aos vereadores (representantes do povo) na noite de hoje, considerando que o executivo tem 11 vereadores sob seu domínio, com certeza aprova aquilo que lhe convém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário