segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A TRANSIÇÃO DO GOVERNO

Faltando exatamente 60 dias para o fim do atual governo , o prefeito eleito por meio da sua equipe transição; na tentativa de se inteirar da situação do município. Segundo um membro da tal equipe , a coisa não é nada boa, aliás , quem acompanha Eusébio comentários, já está careca de saber, só um importante ingênuo pensaria diferente.
A herança financeira que o novo prefeito aí receber , seguirá a regra, ou seja, que sucede administrações o partido dos trabalhadores recebe dívidas , e o cofre raspado; na verdade, esse cenário afastou muita gente da disputa.

Com relação ao cenário, a coisa é muito feia, e para piorar , o prefeito atual tenta algumas ações que poderiam e deveriam ser adiadas ; afinal de contas ele está nos últimos dias de seus oito anos de governo . Por isso, o prefeito eleito, já bateu na porta do Ministério Público , e já notificou o prefeito sobre esses atos. Segundo um dos membros a transição , o prefeito atual quer licitar ainda no seu mandato, novos contratos com as empresas que terceirizam serviços de mão de obra com o município , ou seja, aqueles cargos disfarçados de CC, e que não constam na folha.
Certamente , o intenção desse governo, e manter os apadrinhados no seu cargo, nesse pacote, vem junto a empresa que contrata os estagiários , que ultrapassa duzentas contratações .  Ainda segundo esse membro da transição , o custo mensal com pagamentos os terceirizados e/ ou  estagiários , passa de oitocentos ilha reais por mês.
Por isso, a auditoria prometida pelo prefeito eleito , deve ser a sua primeira providência.
O prefeito eleito, continua firme na promessa de cortar gastos, segundo esse membro da transição , no máximo  secretarias serão preenchidas, e o número de CC será muito reduzido .
O prefeito em exercício deve mandar para câmara  mudança da lei que exige segundo grau para ocupar cargos de chefia no município , cabe lembrar que desde 2011 quando essa lei entrou em vigor, muitos chefes desse governo estavam irregularmente no cargo, pois essa lei criado pelo governo atual, além de ser descumprida por ele, gera sério problemas na administração, pois exige que um chefe de turma de serviços básicos como esgoto, calçamento, limpeza, tenha o segundo grau completo, caso contrário, esta impossibilitado de exercer essa função.

Ainda com relação aos novos secretários, apenas três secretários anunciados, mas sem pressa para os demais.

Com relação a transição, na verdade só acontece mesmo em Janeiro com a troca de governo, quando os novos secretários assumem junto com o prefeito eleito, até lá essa idas e vindas da equipe de transição, não passa de um ritual.


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A FORMAÇÃO DO NOVO GOVERNO

O prefeito eleito, aos poucos vai montando sua equipe. Anunciou mais um secretário, e o responsável pelas estradas do interior; aos poucos e sem pressa, vai formando a sua equipe, ainda rem muito tempo, aos poucos tudo vai sendo ajritado.

A transição de govrrno corre dentro da normalidade, sob o comando de Gilmar Boeira, futuro secretário geral de govrrno, homem com 12 anos de executivo, e de boas relações com o atual prefeito do PT. 

Certamente, será o homem forte do futuro prefeito, com a divulgação do futuro secretário da assistência social, ainda restam nove pastas para serem preenchidas; além das diretorias e chefias de departamentos. 

Com relação a uma lei que exige segundo grau para ocupar o cargo de secretário, conversei com prefeito de Vacaria, Eloi Poltronieri, exatamente isso, depois de oito anos, voltei a falar com o atual prefeito; falamos da eleição, do futuro de Vacaria, e das expectativas do novo governo, e sobre a tal lei.

Com relação a essa lei, fui informado pelo prefeito, que está  em vigor desde 2011, e que a lei na verdade, exige segundo grau completo, para todo e qualquer cargo de chefia, independente do escalão.  Por isso, segundo o prefeito Poltronieri, o departamento jurídico está encumbido de fazer um estudo aprofudado do caso, a após essa análise, ele vai adotar a medida indicada ao caso; ao que tudo indica, um novo projeto será encaminhado para sanar esse problema. 
Caso se confirme essa proibição, cabera ao legislativo efetuar a mudança, mas em caso positivo, ao longo desse tempo varios ocupantes de cargos de chefia, estiveram irregularmente ns sua função.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O TIME DO NOVO PREFEITO



O prefeito eleito começou a escalar o seu primeiro escalão, anunciou os seus primeiros secretários que vão compor o seu governo; Geral do Governo, Gilmar Boeira (PMDB/Monte alegre), Agricultura, Giuliano da Rosa (PMDB) e Antônio Almeida, secretário de Obras. Considerando que o numero de secretarias, ainda faltam 10 nomes para completar o primeiro escalão, cabe lembrar que 3 secretarias são do PMDB, que vai indicar os nomes para educação e para saúde.

Assim sendo, sobram 10 secretarias para serem divididas entre o seu partido e/ou apoiadores de campanha, mas certamente serão usadas para atrair partidos de oposição visando maioria na Câmara; pois a coligação que apoiou o prefeito elegeu apenas 4 vereadores, nesse caso será preciso no mínimo mais 4 para conquistar uma maioria absoluta. Acontece que o prefeito eleito tem 20 anos de mandato, e conhece como poucos os caminhos dentro do legislativo, e é um homem de habilidades na arte de negociar apoio.

O sonho de consumo é o PSB, que elegeu junto com o PT, a maior bancada no legislativo, e seu apoio renderia três votos, além disso, a relação entre os dois candidatos ao longo da campanha foi de cordialidade, sem ataques entre eles.

Por outro lado, o Partido Progressista (PP), reuni seu diretório na noite de hoje para por em votação o apoio ao governo do futuro prefeito Amadeu Boeira, vem de pires na mão pedir cargos em troca de um voto; o mais absurdo nisso tudo, é que as maiores acusações e calúnias contra o prefeito eleito, e apoiadores partiu desse partido, todos acusavam o candidato de analfabeto, sem preparo, entre outras acusações muito mais graves. Mas como na política a batalha por um cargo apaga tudo, parece que a história se repete; mas segundo uma fonte interna, a ala da candidata derrotada, não quer nem ouvir pensar nessa possibilidade, quero de público elogiar a postura da candidata e de seus apoiadores. Com relação ao vereador eleito, e público e notório que ele recebeu apoio do clã dos Covatti ao longo da sua campanha, através do assessor aqui no município, e a participação do PP no governo do PSDB fortaleceria sem duvidas a família da presidente a da assembleia legislativa na cidade.


sexta-feira, 14 de outubro de 2016



O FUTURO GOVERNO

A grande expectativa do povo em Vacaria, é como vai ser o futuro governo de Amadeu Boeira, que alias eu ajudei a eleger, mais tive um papel muito importante na sua vitória; não se trata de falta de modéstia, pois essa avaliação foi feita pela candidata que ficou em segundo lugar, numa entrevista concedida ao Paulo Furtado (negritude). Segundo a ela, dois motivos foram cruciais para o êxito de Amadeu, a pesquisa, e a minha participação na campanha; com da devida vênia quero discordar em partes, pois a vitória deve ser atribuída ao bom desempenho do meu candidato.


Mas com relação ao futuro governo, e sua possível formação, conversei com o prefeito eleito hoje pela manhã, mais uma vez tive a convicção de ter acertado na minha escolha, Amadeu Boeira, continua firme no seu propósito de cortar gastos, enxugar a máquina, zelar pelo dinheiro do povo. Segundo ele, não tem nada definido, não existe ainda um nome escolhido para secretário (a), a única coisa certa até agora é que o PMDB levara três secretarias, considerando o desempenho pífio do partido na eleição, Caso sua participação no secretariado, fosse proporcional ao seu desempenho, não levaria esse número, mas o acordo foi feito antes da eleição.

Com relação aos outros partidos da coligação, tudo ainda esta em fase de conversações, nada definido também, tudo no seu devido tempo.

Entendo que assim acaba as especulações sobre nomes que estarão no governo, e/ou não estarão no governo, é evidente que, quem vai fazer parte de seu governo, são pessoas de sua confiança, e que estiveram ao seu lado na campanha, seria uma imbecilidade imaginar algo diferente, afinal é assim que funciona a politica.

Ainda com relação a cargos, quero mais uma vez ressaltar, que a prefeitura não é o local para resolver o problema de emprego da companheirada, muito menos tábua de salvação para candidatos que não conseguiram se reeleger, esses o povo já dispensou, mandou para casa; a população deu o recado.

Não podemos tratar a coisa pública como uma mesa farta, aonde todos chegam e se servem até saciar a sua fome, afinal de contas a prefeitura é do povo, e todo aquele que for escolhido pelo futuro prefeito deve suar a camisa e honrar p convite, caso contrário será demitido, esse foi o compromisso de Amadeu Boeira na campanha, e será cobrado por isso.


Por outro lado, precisamos deixar o novo prefeito escolher com calma sua equipe, afinal de contas, ele só assume em Janeiro, no dia primeiro, e ainda tem tempo suficiente para com calma escalar seu time, e não serão os adversários que iram dar as cartas




sexta-feira, 7 de outubro de 2016

VALE QUANTO PESA

Sou um homem criado no campo, e essa expressão é muito utilizada para definir o valor de um bovino, na balança seu peso determina o seu valor. Na politica o tamanho e o valor de cada partido, é medido conforme seu desempenho na eleição.

Assim sendo, é possível afirmar que teve partido que cresceu, teve partido que se manteve, e teve partido que encolheu, fruto de seus donos, seus comandantes, que ainda pensam que estamos na época dos Farroupilhas, inclusive no discurso. Basta analisar o desempenho das ciclas no legislativo, que vamos ter um retrato falado da rela situação. Entretanto, precisamos descontar o desempenho de partidos que elegeram candidatos que ocuparam CC ao longo dos quatro anos, exercendo seu cargo em locais estratégicos, fazendo favores, organizando eventos, ajudando a comunidade. Ou seja, cortesia com o chapéu alheio. Tanque que, os partidos da via popular, elegeram elegeram 10 vereadores, num universo de quinze, sem dúvida alguma, estar com a máquina na mão ajuda na hora do voto.

Assim sendo, vamos as composições na câmara, vou começar pelos partidos governistas:

Partido Trabalhista Brasileiro(PTB), aumentou sua bancada, ao corrigir o erro cometido na eleição passada, quando deu legende para o PSB e elegeu apenas um vereador, nessa eleição dobrou a bancada, mas como afirmei acime, elegeu um CC que atuava na assistência social, e reelegeu seu vereador, o maior defensor do governo do PT, e aquele que tinha a caneta na mão para indicar o cargos. Nesse caso, deu a lógica.


Partido do trabalhadores(PT), manteve a bancada, mas dois dos novos, ocupavam locais estratégicos no governo, obras e habitação, tanto que derrubaram dois vereadores, um dos quias só se elegeu na eleição passada por ter sido secretário da habitação.

Partido Democrático Trabalhista(PDT), dobrou a sua participação no legislativo, como já era previsto, uma vez que a sigla tinha o candidato para prefeito, e um dos eleito, ocupava cargo no governo.

Partido Socialista Brasileiro (PSB), sempre falei que esse partido era uma oposição disfarçada, sempre foi governo, apesar da negativas, elegeu três vereadores, dois dois quias ocupantes de cargos no governo do PT até os 45 minutos do segundo tempo.
TPartido da Social Democracia(PSD), o partido do futuro prefeito, dobrou a sua representatividade na câmara, apesar da nominata fraquíssima, contou com a figura do candidato que ajudou a somar votos, confesso que eu espera mais uma vaga.

Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB), o partido do vice prefeito do candidato eleito, na minha opinião, foi a grande decepção da eleição, perdeu espaço no legislativo, não conseguiu reeleger o candidato preferencial do cúpula, que fez uma votação ridícula, e elegeu um jovem desconhecido, que nos bastidores não era visto com bons olhos pelos caciques do partido,apesar de ter o vereador mais votado da eleição, seus votos são pessoais, e também ficou muito abaixo das expectativas.

Partido Progressista Brasileiro(PP), um partido em extinção, ficou dentro das minhas previsões, sempre falei que a nominata era fraquíssima, que seu foi entregue a neófitos, deu a lógica.


GOVERNO SARTORI 


Tudo na vida tem um prazo, e paciência também tem limites, todos nós sabemos que o PT, quebrou a nação e o estado, mas um governo não se faz apenas com desculpas e lamentações; é preciso agir, ta mais que na hora do governo iniciar. O governo do PMDB, não apresenta soluções para nada, virou apenas um muro de lamentações, desculpas de todo lado, aquela balela que meu partido é o rio grande já era.

Nosso estado, é o verdadeiro estado do lá tinha, tinha segurança, tinha salários em dia, tinha obras, tinha esperança, tinha governador, e agora José? Todos nós sabemos que o Tarso quebrou o estado, mas e dai, eu quero ação, chega de omissão, de conversa fiada, de secretário viajar de helicóptero para avisar que não tem dinheiro, para tirar foto. Tudo tem limites, a nossa paciência também.









quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O RESULTADO DA ELEIÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS.


Após o resultado das urnas, as entrevistas dos candidatos, é preciso analisar o pleito com a imparcialidade de sempre; no executivo e no legislativo.

 Com relação ao resultado, não teve surpresa, a única ressalva é com relação às votações de cada candidato, e uma alteração na segunda posição. Mas considerando que o segundo é sempre o primeiro dos perdedores, tudo no seu devido lugar.

Vou começar falando da eleição para prefeito, inédita por apresentar pela primeira vez na história do município apenas vereadores (a) na disputa, todos com um longo tempo de vida pública através de seus mandatos. Por isso, pessoas conhecidas na cidade. A campanha trouxe surpresas, pois o resultado apresentou uma disputa acirrada entre os quatro candidatos, sendo definidos entre os dois primeiros colocados quase que voto a voto.


A surpresa da eleição foi o bom desempenho do candidato do PSB, que apostou no discurso do mais preparado, e acabou se dando bem; conseguindo eleger a maior bancada da câmara junto do o partido governista. Por outro lado, não é correto atribuir a ele o bom desempenho de seus candidatos, pois dois dos eleitos ocuparam cargos de confiança no atual governo, e é correto afirmar que o cargo que ocuparam no governo foi fundamental para garantir suas votações. Por outro lado, devemos elogiar a visão do presidente do PSB, quando trouxe para sua agremiação nomes com grande penetração na comunidade, tanto que, a sua legenda teve candidatos com votação superior a vereadores de outras siglas e não se elegeram.

Ficou mais uma vez comprado, que os partidos perderam a importância junto ao eleitorado, as coligações e/ou junção de partido não tem importância na campanha, em alguns casos até atrapalha. Outro fato a ser considerado, é com relação ao PMDB e PP, uma esta praticamente acabou no município, e o outro caminha a passos largos para o mesmo fim, caso não se recicle; a participação no futuro governo pode ser a salvação da lavoura.


O resultado também decretou o fim da carreira politica de uma dezena de políticos, uns devido ao resultado da majoritária e o restante devido a não reeleição no legislativo.


Com relação à composição da câmara, devemos saudar a renovação, apenas três dos atuais conseguiu permanecer no poder, mas é preciso considerar que 05 não concorreram devido sua participação na corrida para o governo municipal.
Com relação a essa tão falada renovação, ficou evidente que quatro anos no executivo é fator decisivo na disputa por uma cadeira. Acontece que dos 12 novos vereadores, seis deles são oriundos do governo atual, todos com participação em secretarias e/ou departamentos importantes do governo, que através do cargo se tornaram conhecidos da população, e na hora de pedir o voto levaram uma grande vantagem, que sirva de alerta aos futuros componentes do novo governo.

O futuro governo conta com apenas quatro vereadores, vai ter de negociar apoio; para conseguir a maioria e aprovar seus projetos, pois conforme falou na campanha, ele pretende implementar uma série de ações, que só poderão acontecer com a anuência da câmara, mas sei da intenção dos novos legisladores, todos prometem aprovar aquilo que for de interesse do município; e nesse caso o importante é ter bons projetos, sem negociatas como fez o atual governo, que ficou refém da sua base, e teve que inchar o governo para atender pedidos. 

O futuro prefeito tem 20 anos de legislativo, e é uma politico hábil, certamente saberá como se relacionar com a casa que ele conhece como ninguém.