terça-feira, 30 de junho de 2015

ELEIÇÃO 2016















QUEM SE APRESENTA
A corrupção desenfreada atingiu seu ápice nos governos do PT. Alias, o procurador geral da república definiu esse novo tempo, como corrupção DESCOMUNAL; a conta dessa roubalheira que se espalhou pelo Brasil, como sempre quem paga é o povo. Por isso, percebo que o povo (eleitor) começa a pensar bem na hora de votar, e em quem votar.

Tenho sido instado diariamente, sobre quem serão os possíveis candidatos ao executivo aqui na nossa lendária Vacaria; muitas pessoas imaginam que tenho uma bola de cristal, e assim sendo, posso antecipar quem vai ser candidato. Não tenho bola de cristal, nem o dom de adivinhar, mas arrisco alguns palpites, mais no sentido de dizer quem certamente não vai ser candidato.


Com relação ao número de candidaturas, arrisco afirmar que podemos ter no máximo quatro candidatos, mas certo mesmo seriam apenas três, PMDB-PP e o representante do continuísmo representando a via popular, mas poderemos ter uma quarta candidatura que seria do vereador do PSDB. Arrisco também um palpite que não teremos mulher como candidata, pois no atual cenário politico de Vacaria, não existe uma mulher com estofo para sair como candidata dentro das três representações que terão com certeza candidaturas. Com relação ao vereador do PSDB, segundo fontes já esta em campanha pelos bairros da cidade, mas no caso de insistir na sua candidatura será o exército de um homem só; e nosso caso de confirmada sua candidatura, qual será seu discurso? Vai defender o atual governo?

Com relação ao representante da via popular, ao que tudo indica esse nome vai vir do executivo, cabendo aos vereadores da base à vaga de vice, alias, uma bancada subserviente ao prefeito e sem luz para buscar um lugar ao sol.

Ao que tudo indica, o PMDB busca um nome novo, sem rejeição, com potencial de crescimento, na verdade o sonho de consumo do partido é o empresário Celso Gobeti.



O partido progressista (PP) vem reforçando o seu time com novas filiações, mas tem como seu grande trunfo o ex-prefeito Ângelo Pegoraro, que se encaixa como uma luva no perfil desejado pelo povo, e no seu currículo tem a recuperação financeira do município, e saúde e educação como prioridade, alias já tem fila de vereadores querendo a vaga de vice numa possível candidatura do ex-prefeito; e vereadores da via popular. Estariam os ratos abandonando o navio? Certamente é mais uma tentativa de manter os afilhados nos cargos de CC.

Na verdade o novo prefeito tem de assumir um compromisso com o povo, e com o desenvolvimento de nosso município, cortar gastos, diminuir drasticamente cargos de CC e contratos com ONGS e ONCIPE, que na verdade são cargos de confiança disfarçados que apenas burlam a lei de responsabilidade fiscal e sangram os cofres do município. O futuro prefeito precisa acabar com o balcão de negócios entre executivo e legislativo, ta na hora de acabar com a pratica do toma lá da cá, ta mais que na hora de acabar com aquele jogo, onde algumas criticas e ameaças na tribuna geram algumas diretorias no executivo, o povo não aguenta mais esse jogo de interesse.

















segunda-feira, 29 de junho de 2015

CONDENADO

O município de Vacaria foi condenado a pagar a título de dano moral, por perseguições ao funcionário Lisandro Ferreira, a quantia de R$ 8.000,00 ( oito mil reais). A condenação imposta ao município visa reparar ao menos em parte, as perseguições dos secretários municipais ao funcionário; o assédio moral contra esse servidor teve como motivo sua opção política, desde o início desse governo o referido funcionário passou a ser perseguido. Na verdade essa é uma prática comum dentro do governo municipal, e esse não é o único caso, outros já foram denunciado as autoridades, e outros tantos se calaram. A condenação do município junto ao tribunal, vai servir de exemplo, e esperamos que todos aqueles que se sintam perseguidos por essa administração, busquem no judiciário a reparação.

Com relação a essa condenação, espero que o tribunal de contas determine que seja pago pelo prefeito, pois é ele o responsável por esses atos, e esse valor deve ser debitado na conta do prefeito, pois esse valor certamente será pago pelo próximo prefeito. Abaixo o numero do processo é um trecho da sentença condenatória, que alias, é pública, esta a disposição de todo e qualquer cidadão para ser acessada.

EFN
N 70064510787(N CNJ:0136456-25.2015.8.21.7000)2015/CÍVEL





atos impugnados (e que deram ensejo à esta ação) em nome do Município, e não em nome próprio.
Por tudo isso, o recurso procede, mas apenas em parte.

Ante o exposto, DOU PARCIAL PROVIMENTO à apelação do autor, para condenar o Município réu ao pagamento de indenização por danos morais em seu favor, no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais), com juros e correção monetária nos termos da fundamentação.
Ainda, condeno o Município réu ao pagamento de honorários advocatícios em favor do Procurador do Autor, que fixo em 10% sobre o valor atualizado da condenação.
Mantenho, no demais, a sentença.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

TURISMO E PROTESTO
















                                            MAIS UMA VIAGEM 
TURISMO

O prefeito de Vacaria partiu para sua segunda missão internacional. Dessa vez o destino e/ou a rota turística foi Portugal; acompanhado de seu secretário da agricultura, estão conheço as belezas de Portugal, degustando bons vinhos.

Na sua primeira missão internacional o prefeito viajou para Israel, naquela ocasião viajou acompanhando a comitiva do então governador Tarso, na sua volta afirmou de forma taxativa, que tinha acertado a vinda para nosso município, uma fábrica de telas antigranizo, uma bio fabrica de insetos, e outra de irrigação. Passado mais de dois anos o município ficou apenas com as despesas de seus passeio.

Considerando o momento brasileiro, a crise econômica atual, o descrédito do governo do PT, partido do prefeito, a roubalheira instalada pelos governos Lula/Dilma ídolos do prefeito, certamente não vai ser dessa vez que empresários de Portugal vão se aventurar com investimentos na terra prometida.

Na verdade, o prefeito parece mesmo viver na ilha da fantasia, a Vacaria que ele governa na sua ótica, é aquela mostrada naquele vídeo mentiroso, ou no jornalzinho que lhe rendeu a cassação de mandato devido às mentiras ali colocada. O prefeito faz vistas grossas para a precária situação da saúde, que atualmente mesmo pagando as pessoas não conseguem um ortopedista nos serviços de urgências, precisam esperar horas no hospital. O prefeito ignora a falta de condições das escolas municipais, a falta de material, que obriga as professoras a gastar de seu bolso; as ruas da cidade exceto aquelas asfaltadas com financiamento bancário que será pago pelos futuros prefeitos, estão abandonadas, a falta de remédio é geral, a desculpa é a falta de recurso. Na verdade, recurso no governo desse prefeito são para empregar cabos eleitorais, indicações de vereadores e para viagens; terminara o seu segundo mandato graças à influência do PT no TSE, mas assim mesmo de forma lamentável, segundo seus apadrinhados ele queria ficar marcado na história do município, queria ser um MITO, e conseguiu.


O PROTESTO DO DRE


O protesto organizado pelo DRE tinha a intenção de dizer um não contra o aumento abusivo das mensalidades, e contra a decisão arbitrária da universidade de não ceder mais o ginásio para as solenidades de colação de grau e para o baile de formatura.

Com relação aos preços cobrados pela UCS aqui em Vacaria, realmente é um absurdo, pois o acadêmico aqui paga o mesmo valor do acadêmico que estuado no campus de Caxias do Sul. Acontece que quem estuda na cidade vizinha, dispõe de uma cidade universitária, com instalações de primeiro mundo, já aqui quase nada é oferecido.

Por outro lado, a utilização de tambores, tambores, alarme contra incêndio, e luzes apagadas, deixou a desejar. Além desses fatos, um porco surgiu na sena, segundo os organizadores, ninguém sabe como o animal apareceu no local, mas queiram ou não a participação do animal tirou o foco do protesto; e acabou gerando uma polemica. Quem levou? Da onde veio? Como entrou? Nesse caso fica um questionamento, se entrou um porco, poderia entrar uma vaca, um burro, uma faca, uma arma. Onde esta a segurança dos alunos e professores? Quem fiscaliza a entrada e saída das pessoas?

Com relação aos preços cobrados pela UCS, todos sabem que é um absurdo, basta comparar com os preços cobrados pelas universidades de SC, em Lages, os universitários cursando o mesmo curso, gastam no mínimo 30% menos incluindo o transporte Vacaira/ Lages. A desculpa que aqui o ensino é melhor, mais qualificado é balela, conversa para boi dormir, o que falta aqui é concorrência, por isso, já vou lançar a ideia aqui no blog. O futuro prefeito precisa oferecer em comodato aquele espaço do antigo colégio São Francisco, para que ali se instale outra universidade, e assim, ofereça uma nova opção aos jovens de Vacaria que precisam estudar que querem estudar, e que por alguma razão não podem se deslocar até Lages ou morar fora de nossa cidade.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

PRETEOU O OLHO DA GATEADA







O BICHO VAI PEGAR

A polícia federal realiza no dia de hoje, mais uma operação como objetivo de prender envolvidos no esquema de propina na Petrobras. A roubalheira do dinheiro público se espalhou pelo Brasil, a corrupção foi institucionalizada pelos governos do PT, a classe política vive um descrédito sem precedente. Mas infelizmente, a roubalheira e as falcatruas se espalham por todos os lados, temos o caso das adulterações no leite, e agora no queijo, e ainda a máfia das próteses que assalta os INSS, os planos de saúde e o bolso do contribuinte.

Com relação à máfia das próteses, a assembleia gaúcha criou uma CPI para investigar essa prática, o mesmo procedimento já foi adotado na câmara federal.

Segundo fui informado, a comissão que investiga médicos, hospitais e as empresas, vai percorrer várias cidades do interior gaúcho; ainda segundo essa fonte, Vacaria esta na mira da CPI, e em breve teremos a visita dessa comissão aqui na nossa cidade. Acontece que, uma das empresas investigadas, tem negócios na cidade, ou seja, vende as famosas próteses aqui no nosso município. Certamente teremos profissionais da nossa cidade convocados para dar explicações sobre esses negócios que movimentam milhões.


ENTREVISTA


O ex-prefeito Angelo Pegoraro concedeu entrevista a uma emissora local, e falou do atual governo, falou do PP e da situação atual. A repercussão da entrevista foi positiva, a possibilidade de sua candidatura animou o setor da educação, tanto que várias professoras já avisaram que vão vestir a camisa caso se confirme a sua candidatura, pois segundo essas professoras, o setor vive o seu pior momento desde que o PT assumiu o município. Segundo fui informado, as professoras em alguns casos acabam comprando do seu bolso o material a ser usado na sala de aula. Outro setor que também vê com bons olhos essa possibilidade é a saúde, que vive o pior momento dos últimos 30 anos.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

A HORA É AGORA

JANELA DE TRANSFERÊNCIA

A exemplo do futebol cogita-se que a câmara dos deputados, pretende criar esse mecanismo para possibilitar a troca de partidos. A chamada janela de transferência seria criada por ocasião da nova lei eleitoral aprovada pelos deputados. Alias a nova lei eleitoral, de nova não tem nada, pois de concreto apenas acabou com a reeleição para o executivo. No caso dessa janela, certamente será utilizada por deputados e vereadores insatisfeitos com seus partidos, e/ou com propostas mais sedutoras; sem dúvida caso essa possibilidade realmente se confirme aqui em Vacaria pode ser usada por vereadores descontentes com seus partidos, e temos vários.

CANDIDATOS AO EXECUTIVO EM 2016


A eleição que vai escolher o novo prefeito é em 2016, mas os candidatos serão escolhidos em Maio do próximo ano, assim sendo, estamos a menos de 12 meses para essa escolha. Conversei nesse sentido com um dos lideres do PT, membro da via popular e base do governo na câmara; segundo esse líder, não existe um nome pré-escolhido, e muito menos qual partido vai indicar esse nome. Segundo ele, a escolha vai ser em cima de pesquisa e do perfil preferido pela comunidade; alias parece a busca do candidato perfeito é o sonho de todos os partidos, e não descarta a continuidade da via como esta, inclusive com PSB-PSDB e PTB que diz já ter o seu candidato. Ainda segundo essa liderança ninguém vai impor nomes. Com relação ao possível candidato da via popular, no caso desse perfil ser pré-requisito para sair candidato, é possível afirmar que nem um dos atuais vereadores da base será o candidato, pois todos incorporam no seu currículo o perfil do político brasileiro tradicional, ou seja, o do empreguismo de parentes, cabos eleitorais e troca de votas por favores no executivo; é sempre bom lembrar que um dos apontados com possível candidato emprega no município mais d 70 cabos eleitorais e a esposa matem contrato de prestação de serviço.


SAÚDE

A troca de secretário na pasta parece que ainda não surtiu efeito, e de concreto ate o momento nada foi feito para mudar o atual quadro. A Unidade de Pronto Atendimento continua sendo o centro da reclamação, o péssimo atendimento dos médicos é o ponto alto da unidade; a espera e/ou a falta de atendimento continua, exceto quando alguém tem um vereador da base como padrinho.


RUAS DA CIDADE


A situação das ruas da cidade continua precária, exceto aquelas que estão sendo asfaltadas, os buracos e a falta de conservação é geral. A desculpa é a mesma, foi a Corsan que abriu e não consertou, acontece que mesmo as ruas onde não houve a intervenção da Corsan a situação é de completo abandono; parece que estamos numa cidade sem governo.









quarta-feira, 10 de junho de 2015


O chefe de gabinete do deputado ampliou as denuncias. Segundo ele, os acertos envolvendo cargos, chegou ao executivo de Porto Alegre. Nesse caso, não vejo nada de novo, todos nós estamos carecas de saber, que, a troca de favores entre executivo e legislativo é um pratica corriqueira, comum entre os poder, e de conhecimento público; não vejo novidade.



A troca de favores se intensificou com o advento da lei anti-nepotismo, que acabou com a possibilidade de emprego de parentes pelo detentor do cargo no executivo e/ou no legislativo, aqui em Vacaria essa pratica era comum, vereadores (as) empregar parentes no gabinete (cunhadas (os), sobrinhos (as), filhas etc). Agora quem tem parente e faz parte da base do governo, os emprega no executivo, o executivo por sua vez emprega o irmão em outra prefeitura.

Com relação ao emprego da mulher do prefeito no gabinete do deputado, essa prática é comum, e o pior, é legal, imoral, mas legal; mas quem disse que os usurpadores do poder se preocupam com moral? Aqui na nossa amada Vacaria, isso acontece aos montes, esposa de vereador com contrato com município, contrato esse com várias renovações, sem abrir licitação; esposa de vereador com cargo CC, tudo de dentro da lei, tudo em nome da harmonia entre os poderes, e do bolso da família.

No caso do emprego de parentes indicados pelos vereadores, todos são competentes, mas ninguém quer empregar eles na sua empresa, mas mesmo assim rasgam elogios sobre a capacidade dos seus indicados.

terça-feira, 9 de junho de 2015

O caso envolvendo um deputado estadual do gaúcho, divulgado pelo programa fantástico, não me causou surpresa; certamente não é o primeiro, não será o último. Mas o pior certamente não é único.

A história apenas se repete, ou melhor, continua a acontecer, esse filme eu já cansei de ver, inclusive aqui na nossa lendária Vacaria. Com relação a esses fatos, aquele ocorrido aqui, não deu em nada, espero que na assembleia legislativa o desfecho seja outro. Essas histórias envolvendo políticos parece que esta no DNA do brasileiro, por isso, esses políticos falcatruas, acostumados com a impunidade, usam e abusam do dinheiro público, ou seja, do dinheiro do povo. No caso de deputados, senadores, vereadores, a lei criada por eles próprios possibilita de uma forma legal a existência dos cabides de empregos e de outros benefícios; mas legislar em causa própria não um benefício apenas dos políticos, pois a judiciário, promotoria de justiça, procuradores e etc., também usam desse expediente. Por isso, a farra com nosso dinheiro é generalizada e sem critérios; apenas vez que outra um deles acostumado a essa prática deixa a cola na estrada. No caso dos deputados, as chamadas verbas de gabinetes ultrapassam os limites do bom senso, mas quem disse que político tem bom senso. Mas como classificar o tal auxilio a moradia disponibilizado aos juízes e promotores? E o auxilio refeição, que supera um salário mínimo com o qual o cidadão deve passar o mês e sustentar sua família? Convenhamos, é muita cara de pau. No Brasil é assim, meia dúzia leva vantagem, e o resto que trabalhe para sustentar essa turma. Sobra verbas para esses privilegiados, mas falta para saúde, para educação, para segurança e para estradas. Mas para essa meia duzia tá bom, pois eles tem plano de saúde, viajam de avião e tem ajuda para custear as despesas da família com as melhores escolas e?ou universidades privadas.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

REFORMA POLITICA






MEIA SOLA

A reforma politica, não passou de uma cambiara, uma meia sola. Ao contrário daquilo que era esperado pelo povo, a única mudança foi o fim da reeleição para o executivo, e impôs alguma dificuldade aos pequenos partidos (nanicos) no acesso aos recursos do fundo partidário e ao tempo no radio e na televisão.

A nível nacional a melhor noticia, foi o sepultamento da fusão DEM-PTB, uma vez que a tal fusão era uma tentativa de compra de parte do DEM pelo PT usando o PTB como laranja. O DEM representa a verdadeira oposição ao PT e ao estado de desmandos dos últimos 12 anos, fundirem o partido que mais combate a corrupção e a roubalheira seria um verdadeiro atentado à democracia. Mas felizmente a tentativa petista não prosperou o PTB um partido caracterizado por cargos e pelo apoio incondicional ao PT de sul a norte, não aumentara o seu poder de barganha por cargos e espaços nos governos corruptos do PT.


PARTIDO PROGRESSISTA DE VACARIA

O PP local deve escolher ainda essa semana o seu novo presidente, a escolha do novo comandante é de extrema importância para viabilizar boas alianças na próxima eleição. Mesmo que as alianças dependam da aprovação do diretório a figura do presidente pode ser fator decisivo na formação da coligação. O maior exemplo foi à coligação com o PMDB na última eleição, quando o ex-presidente Romeu Lovato conduziu de forma brilhante a formação da coligação, buscando companheiros do PP para sentar a mesa sem interesses pessoais no processo. O novo presidente deve ter primeiro um bom trânsito dentro do PP, não pode ter pretensão de ser candidato, e não pode ter familiar como candidato seja ao executivo ou ao legislativo. Deve ser alguém com disposição para trabalhar para o partido, sem interesses pessoais ou de familiares na próxima disputa.


CANDIDATOS DA VIA POPULAR


Segundo uma fonte, o nome preferido para concorrer pela via popular é o vereador do PDT Dagmar Dengo, ainda segundo essa fonte, o nome já tem a benção do prefeito honorário de Vacaria, deputado Henrique Fontana, Alias segundo essa fonte, o deputado já de a ordem para seu partido e fim de papo.