quarta-feira, 27 de agosto de 2014

TELEFONE MUDO NÃO PODE CHAMAR

Essa é a situação dos funcionários da prefeitura municipal de Vacaria.  Acontece que, o executivo resolveu mudar de operadora, cancelou o contrato ou o convênio com a operadora Vivo, essa parceria que durava mais de uma dezena foi desfeita pelo município, e com o final dessa parceria sem que os funcionários fossem avisados, todos que tinham celulares da vivo ficaram com o telefone mudo por dois dias. Mas o interessante é que quando procuraram saber do executivo o que tinha acontecido, recebiam a informação que a operadora tinha cancelado as contas, mas ao se dirigir as lojas da Vivo na cidade ficavam sabendo que não era procedente a informação. Esse convênio favorecia o funcionário com uma tarifa menor que a normal, e o valor individualizado da conta era descontado em folha. Cabe ainda ressaltar. Que esse convênio que beneficiava os funcionários foi firmando ainda no governo do e prefeito Pego raro, romper e/ou cancelar o convênio sem sequer avisar os funcionários é mi mínimo uma falta de consideração com os servidores concursados, pois segundo uma fonte quase uma centena de celulares continuam funcionando com a nova operadora; claro que todos CC amigos do MITO ou seria amigos do Rei.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

DEBATES SOBRE A SAÚDE

Mais uma vez a sessão da câmara debateu os problemas da saúde no município. Como de costume, a bancada governista, cheia de cargos e cabos eleitorais na prefeitura, pagos com o dinheiro do povo, concentrou os ataques contra o hospital; na visão dos edis situacionistas, tudo que de responsabilidade do PT e/ou do MITO esta perfeito. Os impropérios proferidos por alguns semianalfabetos são dignos de pena, um quer escrever livro, o outro quer criar um novo hospital, e um terceiro que o poder público assuma o controle ou a administração do hospital; caso essa última alternativa fosse adotada, é possível imaginar quantos cargos de CC seriam empregados no hospital. Houve ainda, elogios aos médicos CUBANOS, com certeza eles não consultam com médicos de Cuba, pois para apenas dois turnos de serviços um vereador recebe mais de 8.000,00 por mês, e com esse salário certamente eles não precisam da ala SUS e muito menos dos médicos do ditador Fidel Castro que são escravos do seu regime prestando serviço ao PT. Ainda com relação aos médicos de CUBA, quero perguntar aos vereadores do prefeito, se uma pessoa que usa óculos com mais de três graus, que é orientada a deixar de usar os óculos, passando apenas a tomar vitaminas prescritas pelo Cubano podemos afirmar que foi bem atendida. Ainda com relação aos serviços prestados pelo governo do PT na área da saúde, se 20 casos de óbitos na faixa de o há 2 anos, aumentando assustadoramente a taxa de mortalidade infantil também podemos considerar um bom atendimento? Ainda com relação à saúde municipal a falta de médico pediatra e de exames laboratoriais na UPA pode ser considerado um bom atendimento? Na verdade, o que o prefeito quer através de seus defensores, é desviar a atenção daquilo que é de sua responsabilidade, e focar apenas no hospital, na ala e no atendimento SUS. Quero lembrar aos defensores do prefeito, que se a ala SUS deixa a desejar, a culpa é do executivo, pois se adonou da verba aprovada na consulta popular destinada para reforma da ala SUS, e até o presente momento ainda não colocou um tijolo; caso algum dos escritores do legislativo resolva escrever o livro sobre a ala SUS, precisa colocar no livra a parte que cabe ao executivo. Ainda com relação ao atendimento na UPA, gostaria de saber se receitar a uma criança medicamento em dose dupla na visão dos edis esse procedimento pode ser considerado como um bom atendimento? A eleição esta chegando, e os oportunistas cheio de cargos no município querem dar o ar da graça, querem tapar o sol com a peneira.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

SAÚDE

A péssima situação da saúde no município é uma rotina na administração do PT. O prefeito prometeu ainda na sua primeira campanha que o morador do bairro teria atendimento no posto até às 10 horas da noite, além não cumprir a promessa, não consegue sequer oferecer atendimento pediátrico na UPA. A falta dessa especialidade na Unidade de Pronto Atendimento, certamente colabora para o aumento absurdo na taxa de mortalidade infantil. Nosso município que ocupou a posição de líder em mortalidade infantil parece que vai voltar a ocupar um lugar de destaque e ao que tudo indica vai voltar à liderança. Os números revelados na semana passada não deixam dúvidas, em torno de 20 óbitos nos primeiros meses do ano; é um dado preocupante, revela a falta de atendimento às crianças por parte do município. O médico Marco Antônio Mahfus, relatou o caso de uma gestante encaminhada para outro município, pois precisava de UTI, e após permanecer lá por 60 dias voltou ao município e por falta de acompanhamento o bebe veio falecer. Certamente esse é apenas mais um dos casos de óbito devido ao descaso dessa administração com a saúde e principalmente com os recém-nascidos e com as crianças em geral. A falta de especialistas na UPA é a prova cabal da falta de interesse do governo do PT com a saúde local; tanto que um médico clinico que atende na UPA prescreveu duplamente os mesmos antibióticos a uma criança que pesava 13 quilos. Ha alguns dias o vereador do PTB e da base do prefeito na câmara cobrou melhor atendimento do hospital com pacientes do SUS, e fiscalização da aplicação dos recursos; mas ao que tudo indica a parte do município ninguém pretende fiscalizar, pois até onde eu sei evitar a mortalidade infantil é função da secretaria da saúde; manter atendimento pediátrico na UPA é função e obrigação do prefeito e de sua secretária. Mas nem tudo vai mal à secretaria da saúde, pois as ESF dos bairros estão produzindo artesanatos e fazendo teatro.

sábado, 23 de agosto de 2014

A CAIXA PRETA DA SAÚDE

O tema saúde gerou polemica dias atrás, na câmara de vereadores e nas redes sociais. No legislativo, o vereador Marcos Lima (PTB), presidente da comissão permanente da saúde, cobrou uma maior fiscalização na aplicação dos recursos públicos pelo hospital; segundo o vereador, o atendimento aos pacientes SUS é muito ruim. Ainda segundo o vereador médicos que prestam atendimento SUS, também atendem mal. O caso gerou uma reação, e o Dr. Marco Mahafus, rebateu as críticas através de sua pagina no Facebook. Com relação ao tema, aqui no blog reiterei meus comentários e/ou cobranças, pedi a abertura das caixas pretas, solicitei uma ampla investigação em todos os setores da saúde. Cobrei uma investigação na UPA, cobrei uma investigação nas UBS, e cobrei uma ampla investigação nos contratos entre empresas e a secretaria da saúde; e no hospital é claro. Apesar da importância, o caso não foi levado adiante, tudo ficou como estava, apenas uma cortina de fumaça em cima do hospital para desviar a atenção, e assim passar despercebido o caos que vive a saúde em Vacaria na parte que é de responsabilidade do pode executivo. Certamente, essa cortina de fumaça, tem como objetivo encobrir o descaso com a saúde com os resen nascidos e com as crianças como um todo, tanto que essa semana recebi a informação do aumento da mortalidade infantil, e nossa cidade que já foi à campeã no setor, volta a apresentar alto índice de mortalidade, certamente fruto do descaso com esse setor, tanto que na Unidade de Pronto atendimento não existe atendimento pediátrico. Certamente o aumento na mortalidade infantil é fruto do descaso e da irresponsabilidade dos gestores, para exemplificar esse descaso, na tarde de ontem recebi a informação que uma criança foi na UPA consultar o médico clinico geral que prescreveu em duas receitas diferentes os mesmo remédios duplamente, apenas com nomes diferentes, mas o mesmo antibiótico, que foi tomado em dose dupla. Segundo o pediatra que atendeu essa criança alguns dias após essa consulta na UPA, a dose prescrita era o dobro da recomendada; nesse caso cabe uma pergunta o médico queria acabar com as bactérias ou com a criança? Apesar da falta de recursos a mãe teve que levar a criança para um consulta particular, pois o tratamento prescrito na UPA não deu resultado. Diante de todos esses problemas, volto a perguntar, será que devemos investigar apenas o hospital? Com relação às receitas, caso necessário poderei mostrar, não postei aqui no blog para preservar o nome dos envolvidos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A CAIXA PRETA DA SAÚDE

Tenho cobrado aqui nos meus comentários, a necessidade de fiscalizar a saúde como um todo. Com relação ao tema, prevenir é o melhor remédio, cuidar da saúde na base é o cominho, começando pelas gestantes, com um bom pré-natal, e depois com um bom atendimento pediátrico. Acontece que atualmente aqui no município esse tipo de atendimento é muito precário, deixa a desejar; o maior exemplo é a falta de médico pediatra na UPA. Quando cobro a abertura de todas as caixas pretas da saúde, entendo que o exemplo tem de vir do município, e começando pela unidade de pronto atendimento. A atual administração já recebeu o título de município com a maior taxa de mortalidade infantil do estado, e ao que tudo indica, vai voltar a figurar nessa relação; pois hoje recebi a informação que no ano de 2014 o numero de obtidos considerados dentro da faixa da mortalidade infantil no município já beira as duas dezenas. Certamente essa situação é consequência da falta de atendimento pediátrico na UPA e na maioria das UBS; além desses problemas, também fiquei sabendo, que médicos CUBANOS, estão prestando atendimento na área de oftalmologia, e para meu espanto, pessoas que usam óculos com graus elevados, são orientados a deixar de usar os óculos, e que são orientados a tomar apenas vitaminas para solucionar a deficiência visual. Essa situação beira o absurdo, e se não fosse trágica seria cômica,

A ELEIÇÃO PELO BRASIL

O novo mapa das eleições pelo Brasil é totalmente desfavorável ao PT. O partido dos trabalhadores perde as eleições para governador, em 9 dos 10 maiores colégios eleitorais, inclusive na Bahia. Com a entrada de Marina Silva na disputa, a tendência é piorar, e quem mais perde é a candidata do PT. Com relação à candidata do PSB, tanto ele como seu vice, foi agraciada pela sorte, uma tragédia mudou a vida dos dois, mesmo que momentaneamente. Marina era uma figurante na campanha de Eduardo Campos, Beto Albuquerque estava cumprindo tabela; mas ai vem uma fatalidade, e os dois são os beneficiários do destino perverso. A pesquisa feita no calor da tragédia é o retrato fiel do eleitor brasileiro, volátil e sem convicção, ora veja, se o povo gostava tanto assim de Eduardo Campos, deveria votar nele enquanto vivo, pois votar na Marina em sua memória é uma falta de coerência. Por outro lado, Marina a falsa viúva, se aproveitou ao máximo da tragédia para faturar, entre choros e risos, se expôs ao máximo. Com relação aos números da pesquisa, tenho minhas ressalvas, pois os exemplos estão ai, e causando polemicas, no final da semana passada, um instituto divulgou os números da corrida ao governo do estado que agradou ao PT. Acontece que, na segunda feira, o grupo Bandeirante divulgou outra pesquisa diferente e os dados desagradaram o PT, que por meio de assessores do governador tentou impedir a sua divulgação com ameaças ao grupo Bandeirantes, que mesmo assim divulgou os dados. Por isso, temos que aguardar mais uns dias para ver como vai se comportar o eleitor, mas tudo é possível, inclusive a Dilma ficar fora do segundo turno. Com relação aos candidatos a deputado, vamos escolher bem em quem votar, tem candidato que se diz representante de Vacaria, mas nomeia pessoas de fora para cargos aqui no município, tem candidato que se diz representante do agronegócio e nada faz pelo produtor.Vamos analisar com carinho, vamos cuidar desses candidatos que poluem as entradas da cidade com propagandas, vamos ver que se faz de lobo em pele de cordeiro e defendo falcatruas com o dinheiro do povo, e apoia fichas sujas.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

SAÚDE E NOVA PESQUISA PARA PRESIDENTE

A saúde tem sido tem sido assunto  frequente nas seções da câmara de vereadores. O vereador Marcos Lima presidente da comissão permanente da saúde tem feito críticas ao hospital e quer fiscalizar a aplicação dos recursos. Afirma que o SUS ou os pacientes do SUS são muito mal atendidos. Com relação a esse atendimento, é oportuno lembrar o vereador e solicitar que ele cobre o prefeito, qual o motivo para a demora da ala SUS, ou dos quartos do SUS. Acontece que, os recursos aprovados no orçamento participativo destinado a reforma, já estão em poder do executivo e apesar do longo tempo ainda não temos noticias sobre a reforma. Além disso, o executivo que já se caracterizou por realizar péssimas obras ao longo do governo do PT, assumiu sem necessidade a obra da reforma.


PESQUISA-


A nova pesquisa feita pela data folha no calor da tragédia da morte de Eduardo Campos confirma que teremos segundo turno. Com relação ao segundo turno, só um insano ou alguém do PT, poderia imaginar e/ou afirmar que a candidata à reeleição venceria no primeiro turno. Com relação aos números de Marino, é preciso ressaltar o seguinte: 1- Marino ficou exposta na mídia 24 horas durante os dois dias da pesquisa. 2- Marina repete na primeira pesquisa com seu nome os mesmo números e/ou votos da última eleição para presidente quando ficou em terceiro lugar. Marina Silva foi ministra de Lula por seis anos, e é muito mais alinhada ao PT que ao PSB, e acordos feitos no papel não tem eficácia após a eleição de posse do cargo quem manda é o chefe do executivo.



  
Datafolha: Dilma 
tem 36%, Marina, 21%, e Aécio, 20%Pesquisa é a 1ª a incluir a ex-senadora como possível substituta de Campos. Em simulação de 2º turno, Marina tem 47%, e Dilma, 43%, um empate técnico.


sábado, 16 de agosto de 2014

ASSUNTOS DA SEMANA

  A morte mal explicada do candidato do PSD Eduardo Campos, ainda vai dar muito pano pra manga. A noticia de que a caixa preta não gravou as conversas do voo, é no mínimo questionável, além disso, a investigações secretas contra Eduardo Campos por agentes da ABIN noticiadas após a morte do candidato geram ainda mais suspeitas e duvidas. Uma coisa é certa, essa história esta muito mal contada, mas certamente não será explicada, pois quem cuida das galinhas é a raposa. Com relação ao novo quadro eleitoral na disputa da presidência da republica, ainda é cedo para dizer quem ganha e quem perde com a entrada da Marina Silva na disputa. Uma coisa é certa, a antiga vice de Campos não estava puxando votos como se imaginava agora como candidata terá que reconquistar seus votos da outra eleição. Acontece que Marina Silva é uma radical estilo PT, e certamente num eventual segundo turno entre Dilma e Aécio, não vai apoiar o candidato do PSDB, ao contrario do ex-governador que certamente ficaria contra o PT. A verdadeira mudança só será alcançada com a derrota de Dilma, por isso, eles estavam alinhados, queiram ou não Marina também é uma mudança, mas se ela realmente deseja mudar o Brasil, tem de se posicionar contra o PT. A \próxima pesquisa vai dar uma noção, mas uma pesquisa feita no calor da tragédia eu entendo que não pode ser levada em consideração.


O BATE BOCA DA SAÚDE

A polemica em torno do hospital Nossa Senhora da Oliveira, aumenta a cada dia. O assunto virou discussão e passou a ser questão pessoal, ultrapassou os limites do hospital, do atendimento SUS e bom senso. O médico Marcos Mahfus, que saiu em defesa de sua classe, e do atendimento do SUS que ele é um dos profissionais que presta serviço, passou a ser o alvo das criticas do vereador do PTB Marcos Lima. Na sessão de terça feira, o vereador ocupou ao usar tribuna fez pesadas criticas ao médico e a sua atuação como profissional. Ao longo de seu discurso acalorado, reiterou sua posição contra o atendimento SUS, e direcionou todas as suas criticas e acusações ao médico. Após a seção mandou entregar um CD com todo o seu discurso, por meio das redes sociais o médico se manifestou, mas disse que não pretende dar palco para o vereador. Com relação a esse assunto, volta frisar, temos que fiscalizar os recursos de toda a saúde, do hospital, da UPA, das Unidades básicas de saúde, investigar as contratações feitas por meio de terceirizadas e ONGS, temos que exigir o cumprimento das portarias criadas para regulamentar as UPAS que aqui em Vacaria não são cumpridas. Temos que cobrar uma explicação do prefeito por que ainda não cumpriu com a promessa de manter os posto aberta até as 10 horas da noite; saber qual a razão e/ou explicação para um auxiliar de saúde bucal contrata por terceirizadas custar o dobro que custa um contratada direto pelo município. Cobrar uma explicação do prefeito e de sua secretária como um médico que tem 40 horas de contrato com o município consegue atender na UPA durante o dia. Todas essas questões ligadas a saúde precisam de explicação e/ou fiscalização, centrar ou focar apenas no hospital me parece ser uma cortina de fumaça visando transformar o hospital em 100% SUS que é a vontade do PT.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

SAÚDE


A precariedade da saúde no município tem gerado discussões e trocas de farpas. O vereador Marcos Lima (PTB), que é presidente da comissão permanente da saúde, vem cobrando melhoras no atendimento do SUS por parte do hospital. As cobranças e/ou acusações do vereador, geram reações por parte dos médicos e do próprio hospital. Na ultima terça feira, o vereador reiterou suas críticas aos atendimentos de alguns médicos e ao precário atendimento. A saúde no município vai mal como um todo, tenho cobrado aqui no blog já faz muito tempo, o desmonte no atendimento básico, o péssimo atendimento na UPA (unidade de pronto atendimento), que deveria ser chamada de demorado atendimento, tenho cobrado a desobediência dos gestores da UPA com relação às portarias que regulam esse tipo de atendimento; e também o comprimento das promessas do prefeito ainda na sua primeira campanha. O vereador afirma que 70% dos recursos do hospital são de verbas públicas, ou seja, dinheiro do povo, já a UPA e as unidades básicas recebem 100% de verbas públicas, assim sendo, a obrigação de prestar bom atendimento ao povo é total. Entendo que, tanto o hospital quanto o município devem atender bem que usa o serviço público, entendo que a aplicação dos recursos precisam ser investigados em todos os setores, hospital, UPA e nas UBS.

CORRIDA ELEITORAL


 15/08/2014 02h41 - Atualizado em 15/08/2014 07h54

Ana Amélia tem 39% e Tarso Genro, 30%, indica pesquisa Datafolha no RS

Margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Instituto entrevistou 1.233 pessoas no estado entre 12 e 14 de agosto.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A TRAGÉDIA

A morte trágica de Eduardo Campos, causou uma grande comoção nacional.De forma violenta o jovem político brasileiro perdeu a vida junto com seus companheiros de campanha; o Brasil perde um político sério e honesto, mas a sua família perdeu o pai. Eduardo Campos teve uma trajetória seria na sua vida pública, conquistou espaço graças a sua capacidade e sua simpatia, o povo de seu estado tinha verdadeira adoração por ele. Foi ministro no governo LULA, apoiou o PT por um longo tempo, mas graças a sua perspicácia conseguiu perceber que os governos do partido dos trabalhadores fazem mal para o Brasil, por isso, resolveu cair fora. Como candidato de oposição, sempre deixou claro que era contra o atual modelo, que o atual governo não serve, e sempre dizia que a presidenta Dilma entregaria o Brasil ao seu sucessor muito pior do que quando pegou. A postura de Eduardo ao longo da campanha sempre foi de um estadistas, e sempre deixou claro que confiava no Brasil, e que era preciso mudar. Abaixo vou reproduzir comentários de alguns políticos sérios sobre Eduardo Campos.








O acidente que nos levou Eduardo Campos causou perdas irreparáveis a outras seis famílias: meu amigo e ex-colega de Câmara, Pedrinho Valadares, o jornalista Carlos Augusto Leal Filho, o fotógrafo Alexandre Severo Gomes e Silva, o cinegrafista Marcelo de Oliveira Lyra e os pilotos Geraldo Magela Barbosa da Cunha e Marcos Martins. Todos estavam trabalhando e lutando por um Brasil melhor. Minhas orações e solidariedade aos familiares, nessa hora tão difícil. - Aécio Neves





ANA AMÉLIA LEMOS





A morte de Eduardo Campos é uma tragédia para todos nós. A política brasileira perde um grande líder! Em razão da morte do candidato à Presidência da República pela coligação Unidos Pelo Brasil, estamos suspendendo todos os eventos políticos desta quarta-feira e a agenda da chapa majoritária de nossa coligação, Esperança que Une o Rio Grande. Contamos com a compreensão de todos, pois o momento é de pesar e reflexão!









Infelizmente fomos surpreendidos nesta quarta-feira pela triste notícia do falecimento do candidato a presidência da República, Eduardo Campos. O Brasil perde um líder, um grande político que deixa o exemplo de uma vida dedicada não só ao seu estado, Pernambuco, mas a todo o Brasil. A morte prematura de Campos, aos 49 anos, nos deixa profundamente abalados e tristes. Neste momento de perplexidade e consternação nos resta pedir a Deus que dê o conforto necessário às famílias que perderam seus entes nesse trágico acidente aéreo.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PROPAGANDA IRREGULAR-ILEGAL E IMORAL

A rótula da BR 285, esta cheia de propaganda de candidatos do PT. A propaganda além de ser ilegal, esta poluindo o canteiro de entrada da cidade por onde passam milhares de carros todos os dia; além disso, coloca em risco a vida dos pedestres e dos motoristas, pois aquele cavaletes com cartazes atrapalham a visibilidade de quem passa no local. Essa atitude é lamentável, pois o prefeito de Vacaria, que deveria dar o exemplo, inunda o canteiro com propaganda de companheiros de partido; parece que não aprendeu com seus atos ilegais da sua campanha para prefeito, que lhe renderam processos e multas e até a perda do mandato recuperada através da influência politica implantada na mais alta corte. O seu partido parece mesmo não ter escrúpulos, em busca do voto e do poder vale tudo. As fotos abaixo são de Rubens Viterbo.


Sexta, 6 de agosto de 2004, 10h49 
Propaganda em rótula no RS deve ser retirada
 

Os partidos em campanha na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, estão colocando cavaletes com propaganda eleitoral em quatro rótulas da cidade. O promotor eleitoral de Santa Cruz do Sul, Voltaire Michel, fará hoje ultimato por telefone aos quatro coordenadores das campanhas do PT, PDT, PMDB e PSDB para retirarem o material que estaria atrapalhando o trânsito no local, segundo o jornal Zero Hora.Ontem um fiscal de trânsito fez a denúncia ao Ministério Público. Segundo o promotor, o material eleitoral nas rótulas prejudica o fluxo do tráfego e a segurança do trânsito, podendo provocar acidentes.
Se os partidos não atenderem à determinação informal, serão denunciados e estarão sujeitos a multa estipulada em lei.






terça-feira, 12 de agosto de 2014

PROCESSO DO PREFEITO








Todo mundo sabe que o prefeito esta sendo processado por improbidade administrativa. O processo teve inicio ainda em 2012, o Ministério Público ingressou com a ação contra o chefe do executivo por desrespeitar a lei eleitoral, burlar licitação entre outros crimes. Na ação o MP pede a cassação do mandato, multa e perda dos direitos políticos por dez anos. O prefeito através de sua defesa, usou de artifícios para retardar o andamento da ação, e a dificuldade em ouvir as testemunhas arroladas pela defesa foi o maior problema, pois alguns ex secretários não moravam mais em Vacaria, sendo essa uma das razões para a demora da sentença em primeiro grau. Mas não há bem que sempre dure e nem mal que nunca termine, o processo entra em sua fase final. O Ministério Público entregou os memoriais no dia 25 de Julho, e retirou os pedidos feito na inicial, agora é aguardar a sentença. Cabe lembrar, que os delitos praticados pelo prefeito, já ocasionaram um cassação de mandato pelo TRE, mas o prefeito conseguiu se livrar da cassação no TSE, os motivos de sua absolvição todos já sabem. O prefeito e sua vice estão me processando, pedindo indenização devido a comentários no blog sobre esses fatos, pois segundo seu defensor meus comentários prejudicaram a imagem do prefeito(MITO). Considerando o teor da ação de improbidade adminstrativa e mais os fatos ligados ao justiça eleitoral, acho que ta mais que provado quem tem razão, que esta falando a verdade. A ação do Ministério Público é muito bem fundamentada, e com certeza as chances de condenação são grandes, pois os argumentos do Dr. Luis augusto e as provas juntadas, não deixam duvidas da veracidade dos fatos; alias o MP esta de parabéns pelo belo trabalho realizado nesse caso, e mais uma vez deixou claro que não é apenas ladrão de galinha que é processado.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

SENADORA

A senadora Ana Amélia lemos candidata do partido progressista (PP) ao governo do estado, visitou Vacaria no domingo; apesar da chuva senadora veio inaugurar a casa da Ana Amélia. Foi recebida no antigo aeroporto, e assim, já pode perceber que no seu governo vai ter de colocar para funcionar o aeroporto de cargas localizado na chapada. A senadora foi recebida por pessoas ligadas ao seu partido e por membros de outras siglas. Quando falou aos presentes disse que veio com chuva e com frio até Vacaria, pois é preciso ter coragem, e que também precisa ter coragem para enfrentar as dificuldades do nosso estado e fazer um grande governo. Falou ainda que no seu governo os apoios devem ser por convergências de ideias e projetos, não por conveniência como acontece atualmente. Além da senadora, candidatos a deputado federal e/ou seus representantes, o candidato a deputado estadual Francisco Appio também esteve presente.

Marco Antonio Mahfus


Nesta última semana no Blog do João Amaro Borges da Silva e ontem na reportagem do CORREIO VACARIENSE, tive a oportunidade de ler sobre o pronunciamento de um Vereador da cidade sobre nós médicos do SUS. Em primeiro lugar, o nobre edil fez uma acusação gravíssima de que médicos abandonam o plantão para atenderem pacientes em seus consultórios (abandono de plantão) o que é uma infração gravíssima para nosso código de ética. O Corpo Clínico do HNSO é composto por 104 médicos que se sentiram atingidos por essas acusações e gostaria muito que o Vereador pudesse citar qual médico abandonou seu plantão e quando foi isso, pois essas palavras atingiram a reputação de 104 profissionais da cidade. Também me chamou a atenção de que este mesmo edil falou que os "médicos" atendem diferentemente pacientes particulares e do SUS. Nós da grade clínica temos uma avaliação espontânea de mais de 90% de aprovação pelos usuários e olha que estas pesquisas são preenchidas pelos próprios pacientes na alta ea próprio punho.Tenho mais de 20 anos de serviços prestados ao SUS e me orgulho de sempre ter podido e me esforçado em fazer o máximo por meus pacientes e tenho certeza que os outros três colegas também. Neste item quero expressar, ainda, duas coisas. A primeira delas é que fomos procurados pela comissão de saúde e inclusive foi divulgado que nós clínicos estávamos pedindo para sair do sobreaviso SUS por falta de condições para o exercício adequado no diagnóstico e tratamento dos pacientes do sistema. Até o presente momento, a mesa de negociação proposta pelo Vereador presidente da comissão, que por hora denigre nós médicos que estamos trabalhando por ordem judicial e sem termos satisfeitas as condições mínimas para o adequado atendimento dos usuários do sistema, não aconteceu e se quer fomos procurados para saber se tal fato havia ou não sido resolvido... em segundo lugar, quero externar que parentes de vereador pediram para que familiar internado fosse retirado do quarto SUS e ficasse em leito de convênio (mas ainda pelo SUS- porque esta deferência para familiares de edis? será que o dito cheiro de chulé que ele afirma que médicos falaram, incomoda os familiares de alguns vereadores?). Nós médicos há muito carregamos em nossas costas a responsabilidade por um sistema falido e mal gerenciado, que no papel é perfeito mas na prática deixa muito a desejar... pacientes morrem em filas de espera, aguardam até dois anos por alguns exames e agora vivem a mercê de uma atenção básica desguarnecida de mínimas condições de resolutividade em troca de uma UPA pífia que não cumpre sequer as portarias mínimas do ministério da saúde. O Vereador em tela disse que 70% das verbas do Hospital advém de impostos dos "pobres" não sabendo ou fazendo de conta não saber que a UPA tem 100% das verbas SUS e não dá nada do que é preconizado e aí sim pago não só pelos pobres mas basicamente por uma classe média que vem sendo extorquida e aniquilada pelos impostos que pagamos para sustentar mensaleiros e políticos inescrupulosos. Acho que o Vereador quer levantar uma cortina de fumaça para esconder os verdadeiros e graves problemas da saúde pública de nossa cidade. Vamos abrir as caixas pretas da saúde como um todo. Quero lembrar que não se constrói uma casa pelo telhado mas pelo alicerce...

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

FATOS DA SEMANA

A semana começou com o vereador Marcos Lima (PTB) criticando o atendimento SUS no hospital. O vereador fez criticas e denuncias, disse que um médico falou que os pacientes do SUS não tomam banho e fedem chulé, e que por isso o atendimento oferecido esta a altura; o vereador foi além disse que médicos de plantão saem durante o expediente para atender no seu consultório. Devido a esses e outros problemas o vereador convocou o diretor do hospital para dar explicações na câmara, mas até agora nada foi explicado. A vereadora Jane do PP disse que o atendimento do SUS aqui em Vacaria é excelente, pois segunda a vereadora ela já trabalhou no hospital e conhece de perto. Com relação ao tema, volta a dizer, a saúde vai mal como um todo, precisamos abrir a caixa preta de todos os gastos com a saúde; a UPA também deve ser fiscalizada e seus responsáveis questionados, a secretaria que já foi na câmara não explicou até hoje quanto é gasto mensalmente na Unidade de Pronto Atendimento. As viagens de seu marido com carros da saúde atém hoje ninguém explicou também; se o hospital precisa explicar onde esta gastando o dinheiro do povo, a secretaria e o prefeito também precisam explicar o uso dos carros da saúde para levar e buscar o marido.

ANA AMÉLIA LEMOS


A candidata do partido progressista (PP) vai visitar a região, a favorita na corrida pelo governo do estado, que lidera todas as pesquisas, vai estar em Lagoa Vermelha no próximo Sábado e no Domingo em Vacaria. O motivo da passagem da senadora na região é inaugurar os seus comitês de campanha nesses dois municípios. A Senadora visita Vacaria no domingo pela manhã, com previsão de chegada por volta das 10 horas; o presidente do partido Ângelo Pegoraro disse que espera a presença de um grande público, além da candidata também já confirmou presença Francisco Appio candidato a deputado estadual e Luís Carlos Heinz que concorre à reeleição a câmara federal.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

SAÚDE

A saúde é um problema nacional, já falei e volto a repetir, a péssima situação não é privilégio de Vacaria. O prefeito atual prometeu na sua primeira campanha posta aberto até às dez horas da noite para atender o morador do bairro; faltou com a palavra e não cumpriu o prometido. Más essas foi apenas uma das promessas, quem não se lembra da internet grátis pra todo mundo em todos os cantos da cidade? Mas vamos voltar ao tema saúde, o executivo relegou a um segundo plano a atenção básica, o atendimento no bairro; jogou as fichas na sua obra caça votos chama UPA (unidade de pronto atendimento), segundo o prefeito seria a solução para todos os problemas, inclusive para aliviar o plantão no hospital. Acontece que a UPA, não consegue prestar um bom atendimento devido à falta de médicos, e assim sendo não resolve. O vereador do PTB Marcos Lima, presidente da comissão permanente da saúde que é quem fiscaliza os repasses públicos ao hospital, resolveu ampliar a discussão do tema SAÚDE, e foi fiscalizar de perto o hospital, afinal ele é o presidente da comissão. Segundo o vereador, o atendimento dispensado aos pobres, ou seja, ao SUS, é péssimo, desumano, o vereador relatou na tribuna inclusive parte de um diálogo que teve com um médico, onde o mesmo afirma que pra quem chega fedendo chulé`` o atendimento do SUS esta muito bom. Mas o vereador disse também, que médico pago para fazer plantão na UTI, durante seu plantão vai atender particular no seu consultório, isso é grave, afinal plantão é feito no local. Mas uma coisa é certa, o atendimento não é bom, seja ele nos postos, na UPA ou no hospital. Por isso, precisamos ampliar essa discussão, abrir a caixa preta da saúde, a além de fiscalizar o hospital, os vereadores, todos os vereadores, os Ministério Públicos e representantes da sociedade, precisam também investigar o contrato entre município e a empresa que assumiu o atendimento na UPA, precisam fiscalizar a falta de médico, de pediatra, o excesso de trabalho que se submete o médico que atende na Unidade de Pronto atendimento; precisam fiscalizar e explicar como um médico Mister M consegue cumprir sua carga horário no município, e ainda atender em seu consultório e na UPA. Todas essas questões precisam ser avaliadas, pois o dinheiro que paga os gastos nos postos de saúde, na UPA também é dos impostos, ou seja, dinheiro do povo. O Ministério Público já fechou um plantão 24 horas no governo do ex- prefeito Suzin, e o contrato da UPA quem vai investigar e exigir o cumprimento da lei que criou esse tipo de atendimento. Com relação aos vereadores, todos eles tem a obrigação de fiscalizar o executivo, a aplicação dos recursos, se tem vereador da base que não concorda com essa investigação, onde estão os vereadores da oposição? Quero ver abrir a caixa preta da saúde, seja para fiscalizar o hospital e todos os setores do município, temos que investigar os contratos com as terceirizadas, pois temos muita gente contrata através de ONGS que são CCS disfarçados e custa o dobro para o município, pois a empresa que mantem o contrato recebe um salario igual ao da contratada, e nesse caso esse funcionário custa o dobro.Essa é a realidade dos fatos,sei que a maioria dos citados no comentário não vai gostar, mas meu compromisso \é com a verdade, por isso, gostem ou não vou continuar escrevendo.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

AEROPORTO

A relação das cidades contempladas com verbas para construção ou ampliação de aeroportos sai na semana passada. A lista não contempla nosso aeroporto de cargas, nosso município não figura na relação. O discurso do MITO foi apenas balela, conversa fiada, para boi dormir; ao longo de seus mais de cinco anos de governo vendeu a imagem que era amiga da Dilma, do LULA do Tarso, e que com o alinhamento das estrelas Vacaria seria um canteiro de obras e receberia milhões em verbas. Na verdade isso tudo não passou de devaneios, de ilusão, e/ou de irresponsabilidade, pois em 2012 a administração chegou a confeccionar um vídeo onde mostrava um avião decolando do nosso aeroporto. Mas o pior nessa lista de obras em aeroportos é ver cidades vizinhas receber verbas para construção e nosso município com aquele elefante branco esperando a sua conclusão.





SAÚDE

A saúde vira e mexe é noticia semana passada comentei o caso envolvendo repasse de verbas levantado pelo vereador Marcos Lima. Agora recebe a informação que o diretor técnico do HNSO pediu demissão, o médico Pedro Bruno fett que atuava no cargo há algum tempo, pediu o boné e foi embora, segundo fontes o motivo de sua saída foi discordância com algumas posições da direção. No seu lugar assume o médico Jonatas Accioly, vamos aguardar os próximos capítulos, mas todos sabem que o novo diretor não tem muita afinidade com a secretária da saúde e muito menos com ideologia politica.




sexta-feira, 1 de agosto de 2014

ELEIÇÃO 2014

A disputa ao governo do estado e ao senado federal
começa a se definir. Tive acesso a uma informação, ainda extra oficial o números da disputado para o governo do estado e para a vaga de senador são os seguintes:

Ana Amélia Lemos (PP) 42% das intenções 

Tarso Genro (PT) 24% das intenções

não vou divulgar os números dos demais candidatos, pois entendo que a disputa vai se dar entre a candidata do PP e o atual governador. Mas ao analisar os dados, é possível afirmar que o povo não esta satisfeito com a gestão do atual governo. Considerando que a candidata do PP apóia Aécio Neves (PSDB), é possível imaginar que a maioria do seu eleitorado tende a votar no candidato do PSDB e contra a atual presidenta. Já na corrida ao senado federal, a disputa emparelhou e os números são esses:

Lasier Martins (PDT) 32 %

Olívio Dutra 31%


Com relação aos dois candidatos, também é possível afirmar, que o candidato do PT que sempre foi contra os MENSALEIROS, e não faz parte da banda podre do PT, ainda conserva o seu nome e seu prestigio de ser um homem sério. O candidato do PDT parece que após comentários tentando agradar seu partido perdeu espaço junto aos eleitores da candidata do PP Ana Amélia.

Como falei anteriormente esses dados são extra oficiais, mas certamente vão estar na próxima pesquisa a ser divulgada pela imprensa do estado.

O eleitor começa a dar a o seu recado, pois como diz nosso hino riograndense, povo que não tem virtudes acaba por ser escravo; nosso estado é sem dúvida alguma o mais politizado do Brasil, e por isso, não pode passar um atestado de burrice, apoiando a situação atual quer seja a nível estadual ou federal. 

ASSUNTOS DA SEMANA

PROJETOS HABITACIONAIS


A criação de novos empreendimentos na área da habitação tem gerado polemicas. Recentemente um projeto que tinha objetivo alterar o plano diretor gerou uma grande polemica na câmara de vereadores, troca de acusação e foi retirado de pauta. Agora, um novo projeto habitacional volta a gerar polemica; esse novo projeto residencial esta localizado numa zona central, bem próxima ao antigo colégio São Francisco. Segundo fiquei sabendo, os moradores daquele local, não desejam a construção de blocos de apartamentos, pois naquele local, existem apenas casas, e a construção de blocos de apartamentos tiraria o sossego dos moradores.


SAÚDE



A precária situação da saúde é um problema nacional, a falta de médicos, de leitos é geral, a coisa vai de mal a pior. Aqui na nossa lendária Vacaria, situação não é muito diferente, quem não tem dinheiro sofre na fila. Conversei com o vereador Marcos Lima, que faz parte da comissão da saúde da câmara, e faz parte também de uma comissão que fiscaliza os repasses de verbas públicas ao hospital local (HNSO). Segundo me disse o vereador, 70% dos recursos aplicados no hospital são provenientes de verbas públicas, ou seja, dinheiro do povo, ainda segundo o vereador, apesar de ser o dinheiro do povo que garante a sobrevivência do hospital; o atendimento dispensado pelo hospital aos usuários do sistema público deixa a desejar. É péssimo. Segundo o vereador, o péssimo atendimento é geral, vai do hospital aos médicos que prestam atendimento, apesar do alto volume de recurso aplicado mensalmente. Essa situação levou o vereador a convocar o administrador e corpo clínico para dar explicação na próxima sessão da câmara, ainda segundo Marcos, os repasses estão suspensos até que seja dada uma explicação convincente sobre a situação do atendimento, e o destino dos recursos aplicados nos hospital. Vamos aguardar os próximos acontecimentos.