quinta-feira, 29 de maio de 2014

CATEDRAL







A RBS esteve ontem em Vacaria, à equipe de reportagem veio ver de perto o andamento das obras de reforma da Catedral. A obra que deveria ser de RESTAURO passou a ser uma reforma, e o pior sem um projeto que tenha como objetivo a preservação da originalidade; a exemplo daquilo que já foi feito com a praça, com o entorno e com Cripta. As alterações são visíveis, basta apenas uma olhada superficial, os responsáveis alegam, ou tentam justificar, dizendo que no passado já foi houve alteração devido a uma minirreforma. A justificativa é a mesma usada na reforma da praça, quando o prefeito e seu primeiro Ministro diziam que a praça já tinha sofrido alterações e que o novo projeto de reforma era moderno; a reforma da praça foi um crime contra a história e contra o nosso patrimônio, assim sendo, preservar a igreja é uma obrigação de todos. A condução errada das obras, só foi paralisada graças, graças à intervenção do Ministério Público, devido a uma denuncia do grupo que deseja a preservação da igreja, devido a grande repercussão do caso a nível estadual, a RBS resolveu conferir de perto o caso de perto. A reportagem deve ir ao ar nos próximos dias e sem dúvida vai ampliar as discussões sobre a reforma, evitando assim a destruição desse rico patrimônio, como já aconteceu com a praça, que apesar dos protestos o executivo com objetivos eleitorais fez uma reforma total e de péssima qualidade, pois no caso da praça além de destruir o patrimônio os responsáveis fizeram uma obra ridícula, sem drenagem, cortaram árvores, colocaram postes de plásticos numa quantidade excessiva. Como um erro não justifica o outro, o negócio é proteger nossa Catedral.








terça-feira, 27 de maio de 2014

FINAL DE SEMANA MOVIMENTADO NA POLITICA



O final de semana foi movimentado na politica local e estadual, partidos como PP- PMDB e PT se mobilizaram. O partido progressista movimentou o estado com o lançamento da pré-candidatura ao governo do estado da senadora Ana Amélia Lemos. O ato de lançamento aconteceu no sábado com a presença de Aécio Neves candidato a presidente pelo PSDB que vai ter apoio do PP no estado. Por sua vez o PMDB recebeu o seu candidato ao governo José Ivo Sartori, junto com o candidato veio Beto Albuquerque que deve ser candidato ao senado. O candidato ao senado segundo fui informado foi duro nas criticas ao atual governador e ao governo federal; antes tarde que nunca, pois ao longo desses anos de desgovernos do PT ele sempre esteve ao lado dessa gente, assim como seu vereador na cidade que segundo dizem vai cumprir tabela como candidato a deputado estadual. O partido dos trabalhadores (PT) recebeu o ex- governador Olívio Dutra, que abrir um parêntese para dizer que Olívio Dutra, é a ovelha negra dentro do PT, pois ao longo de sua vida pública, como prefeito, governador e/ou ministro, nunca se envolveu e muito menos compactuou com as falcatruas do seu partido.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

ENTREVISTA

A ENTREVISTA DO MITO


Na última segunda feira, o MITO usou uma das emissoras para mais uma vez vender ilusões. Como de costume eu não escutei a entrevista, mas como de costume segundo me informaram, o MITO falou da terra prometida, e dos milhões de reais oriundos da capital federal. Segundo fui informado, os valores anunciados pelo MITO dão inveja a qualquer governador, a entrevista com o objetivo de vender uma imagem irreal, apenas tratou de questões amenas, ao gosto do entrevistado; na visão do entrevistador e do entrevistado, Vacaria é uma ilha da fantasia, sem problema e/ou um canteiro de obras. Seguindo a tese de que tudo que é feito aqui no nosso município só é possível graças a nossa presidenta e ao deputado federal GURU do MITO, fica mais que comprovado que com o orçamento do município o prefeito não consegue colocar um tijolo se quer numa obra. O caso da reforma da Catedral não foi abordado, a péssima situação da saúde também não foi sequer citada, o parecer do Ministério Público sobre a reforma da igreja e a responsabilidade da reforma passou despercebido ao longo da entrevista. O vale transporte marido da secretária em momento algum foi questionado pelo apresentador, como já é tradição nos mais de cinco anos de governo do PT em Vacaria, nada que possa causar algum stress no executivo é questionado; considerando que tudo que dizem que foi feito no município foi com verbas do governo federal e por interferência do deputado do jornalzinho, podemos afirmar que quem manda na cidade é o deputado. Sendo assim, o marido da secretária sendo funcionário do deputado que é quem governa a cidade, tem direito de viajar com carro do município, com motorista, decerto, essa é a razão para ninguém investigar, questionar ou ao menos explicar esse fato. 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

ASSUNTOS DA SEMANA

CATEDRAL-

A reforma da igreja, gerou uma grande polemica, e graças a um grupo de pessoas preocupadas com a preservação da Catedral, a obra foi suspensa. Acontece que, essas pessoas bateram na porta do Ministério Público, pedindo uma intervenção para evitar o pior; a ação do MP foi decisiva, fez uma vistoria na obra e deu o seu parecer. Segundo os promotores, a obra que estava sendo realizada não era uma restauro, e sim uma reforma, e nesse caso não seguia o projeto original. O ministério Público, também deixou claro quem deve assumir a obra, quem é o responsável; e chamou o poder executivo para assumir o seu papel. A ação do MP, foi além da reforma e/ou restauro da igreja, falou sobre o entorno, que igualmente deve seguir um projeto, e não pode alterar as suas características; mas infelizmente nesse caso o remédio veio tarde, pois o entorno e a nossa praça, já perderam a originalidade, a obra além de eleitoreira, foi uma aberração. Os autores, que possavam diariamente para fotos, transformaram o entorno e a praça num imenso calçadão, e gastaram uma verdadeira fortuna; e o pior a obra é uma matação, em breve vai precisar de reformas; mas os dois autores foram um eleito e o outro reeleito. Considerando que essa obra faz parte do entorno, deveriam ser responsabilizados por esse ato irresponsável; a justiça tarde mas não falha, que vá os anéis e fiquem os dedos, a Catedral foi salva pelo gongo, no caso pela ação rápido do Ministério Público e pela ação desse grupo que quer preservar nossa igreja.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

AS REFORMAS I E II PRAÇA E CATEDRAL


Nossa cidade convive desde 2012 com reformas, ou melhor, com a destruição de nossos patrimônios. A destruição desses patrimônios começou com a mal fadada reforma de nossa praça; comandadas por pessoas sem a menor qualificação, e sem compromisso com o nosso patrimônio. A reforma na nossa praça, uma das mais lindas do nosso estado foi um horror, destruíram tudo, das arvores aos bancos, as pedras português e as pedras mouras simplesmente foram trocadas por concreto; nossa praça se transformou num calçadão. Os postes de cobre foram trocados por postes de plásticos da pior qualidade, tanto que antes mesmo da conclusão da obra já foi preciso remenda-los colocando concretos na parte de interna, mas a rachaduras ainda permanecem visíveis para quem quiser ver. A base onde foram fixados os postes é um vergonho toda rachada e sem acabamento; a iluminação mais parece um campo de marte devido ao excesso de postes, uma verdadeira aberração. Mas a praça apesar dos protestos já é pagina virada, infelizmente, e o pior os responsáveis ou os irresponsáveis pela obra conseguiram seu intento, se reelegeram ou se elegeram, e agora gozam das benesses do poder.






A reforma da Catedral seguia o mesmo ritmo das obras da praça, mas a maneira que estava sendo feito os trabalhos, uma reforma ao invés de um restauro, gerou uma grande polemica e um grupo de pessoas, entre elas arquitetos, resolveu lutar para evitar um mal maior. Mas devido à intransigência dos responsáveis, a única saída, eu diria a melhor saída foi acionar o Ministério Público; que agiu de rápido, e de uma forma elogiável buscou solucionar o impasse evitando danos irreparáveis ao patrimônio. O Ministério Público, trouxe um técnico para avaliar a obra, para elaborar um parecer, que após a visita emitiu o laudo, colocando um ponto final nas discussões. O documento é claro, e confirma que a reforma não estava seguindo as normas para restauro de uma obra histórica, além disso, o documento faz referencias aos cuidados com as obras do entorno, que infelizmente já foram feitas, e sem essa observação, fica claro ainda, a responsabilidade do poder executivo. Na verdade, teremos dois momentos na obra, um antes da vistoria do MP e outro após a vistoria; agora as coisas estão claras, por isso, os responsáveis pela restauração não poderão mais fazer alterações sob pena de serem responsabilizados.  



quinta-feira, 15 de maio de 2014

DEPOIS DA COPA


A exemplo das obras da Dilma, aqui no município também teremos algumas obras que só ficaram prontas depois da copa. A creche do bairro Jardim dos pampas é uma delas, apesar de ter sido iniciada ainda no período eleitoral, promessa de campanha passada mais de dois anos ainda não esta pronta. Para ilustrar a obra vou postar três fotos, uma mostra a qualidade no acabamento do telhado.




DEPOIS DA COPA

Mas o atraso na conclusão das obras, não é privilégio apenas do executivo. O poder legislativo também patina no quesito construção e/ou reforma; e o pior é que com apenas uma obra, a reforma da câmara já se arrasta por mais de dois anos. A reforma e/ou construção da casa do ´´povo´´, vai custar quase cinco milhões de reais aos cofres públicos, considerando o valor da compra e da reforma; considerando ainda ai o trabalho árduo dos edis, a casa será dotada de gabinetes confortáveis e de primeira qualidade; decerto é esse o motivo da demora. Ainda bem que o legislativo não tem nas suas atribuições o quesito construções, pois se uma mera reforma demora todo esse tempo, é possível imaginar como seria a demora nas obras



quarta-feira, 14 de maio de 2014

JORNALZINHO DO DEPUTADO




Volto ao tema atendendo pedidos. O jornal do deputado, em parceria com o prefeito, é igual aquele outro que resultou na cassação do MITO. O jornal do deputado, da à impressão que Vacaria sobrevive graças a sua benevolência, parece até que é o deputado o nosso prefeito; mais uma prova que não temos prefeito. O jornal promove o deputado, e faz campanha, e de tabela leva junto o prefeito na onda da propaganda irreal. O prefeito fala que dobrou o numero de vagas nas creches, fala em milhões aplicados na educação; com relação ao numero de vagas que a propagando diz que dobrou, queria saber qual foi à mágica utilizada. Pois desde o inicio do mandato do PT em Vacaria, passados mais de 5 anos, apenas uma creche foi inaugurada e outras começadas ainda em 2012 períodos pré-eleitoral, ainda estão em construção, e para conseguir dobrar o numero de vagas nas creches imagino que seria preciso dobrar o numero de creches; ou seria mais um milagre do MITO e de seu deputado. Comparando o setor da educação dos mais de 5 anos da gestão do MITO do PT, com a gestão do ex-prefeito Pegoraro 2001-2004, quando a arrecadação do município girava na casa do vinte e cinco milhões ano, e que pegou a prefeitura com mais de dez milhões de dividas, pois foi o primeiro prefeito a enfrentar a lei de responsabilidade fiscal, por isso herdou dividas. O ex- prefeito construiu as três primeiras creches do de alvenaria município, construí dois colégios e reformou todos os já existentes; fez todas essas obras utilizando apenas verbas do município, não utilizou verbas federais apenas os 25% destinados à educação. O atual prefeito não coloca um tijolo em uma escola ou numa creche sem utilizar verba federal; e conta com um orçamento anual de mais de CENTO E VINTE MILHÕES DE REAIS ANOS. Considerando que tudo que o atual prefeito faz ou diz que faz na sua propaganda paga ele diz ser verba federal, gostaria de saber onde esta sendo colocado todo o dinheiro da arrecadação do nosso município, pois tudo aquilo que a propaganda diz que foi feito ou que um dia vai ser feito, segundo a propaganda é com verba do governo federal. Seguindo ainda essa linha de raciocínio, se as obras que só aparecem nos jornalzinho são feitas com verbas federais, com explicar o caos da saúde local, da educação, das ruas da cidade. Com relação à verba anunciada para a pavimentação é preciso esclarecer que esse valor é relativo a um empréstimo junto a Caixa Federal, e que esse valor terá de ser devolvido ao longo de muitos anos, pelos outros prefeitos e pelo povo. Por isso, que desafiar aqui o prefeito a dizer ao povo de Vacaria se ele herdou a prefeitura com dividas e em caso afirmativo qual o valor, e que informe qual o valor das dividas legais que vai deixar quando entregar o município daqui pouco mais de dois anos?

terça-feira, 13 de maio de 2014

JORNALZINHO DO DEPUTADO

PROPAGANDA 


Mais uma vez os lares de Vacaria, receberam uma enxurrada de propaganda eleitoral. Dessa vez, o material é de um deputado federal do PT, padrinho politico do prefeito; basta uma olhada superficial no material para perceber que é uma propaganda eleitoral paga com o dinheiro do povo, assim é fácil vender o seu peixe. Mas a impressão que temos ao ler o material, é que quem governa Vacaria é o deputado, a segunda impressão é que nossa cidade é um canteiro de obras,pois o jornalzinho só fala em milhões de reais liberados pelo deputado. A exemplo daquilo que aconteceu no jornalzinho do prefeito, esse também visa enganar e arrumar votos, pois basta dar uma olhada nos valores: Fala na duplicação do numero de vagas e em investimentos de R$ 17 milhões aplicado na educação infantil, ora só pode ser piada, pois considerando que 25% do orçamento também é aplicado na educação. que engloba a educação infantil nossa educação infantil com esses valores teria que ser uma maravilha; como falar em duplicação no numero de vagas, sem dobrar o numero de creches, sendo que a creche do jardim dos pampas esta em construção desde a campanha do prefeito. Falar em duplicação é no minimo uma tentativa premeditada em enganar o povo. Com relação a verba para o parque do velho aeroporto sem concluir as obras do novo, é um verdadeira absurdo eleitoreiro; falar em anel viário é mais uma das balelas tradicionais do PT em época pré-eleitoral. A intenção é clara, fazer propaganda, confundir o eleitor para conseguir votos, vendendo uma imagem irreal com belas fotos e pucha sacos ao redor.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

MULTISHOW



Vacaria estará representada na próxima edição do reality show Casa Bonita, Francieli Christ, musa do Glória vai estar na edição que deve ir ao ar em breve. A modelo de Vacaria, já esta no Rio de Janeiro para participar das gravações. A sexta edição do reality Show tem um time de lindas garotas participando de jogos, em trajes sensuais. o programa dura um mês, durante esse tempo as participantes vão sendo eliminadas ao estilo BBB. O programa Casa Bonita é apresentado apenas na TV por assinatura,por isso, quem quiser assistir tem de sintonizar a Multishow na Sky.As escolhidas para o programa foram selecionadas em seus estados numa primeira eliminatória, aqui do RS três se classificaram para a ultima etapa que foi ainda no mês de Dezembro no Rio de Janeiro,na ocasião apenas duas gauchas ficaram entre as escolhidas. A exemplo de Jocasta Doyle, essa é mais uma descoberta do blogueiro.

CONTRATOS COM TERCEIRIZADAS CCS DISFARÇADOS

A contratação por meio de ONGS, Cooperativas, e OJAC, é uma forma de burlar a lei de responsabilidade fiscal para empregar a companheirada. Essa pratica é usada à exaustão pelo partido dos trabalhadores (PT), parece que faz parte da cartilha dessa agremiação partidária. Aqui no nosso município essa regra é seguida integralmente, se a caixa preta das contratações fosse aberta, a comunidade certamente ficaria apavorada; pena que ninguém faz nada, a exemplo do caso das horas extras, que mesmo com funcionários recebendo horas os trinta dias do mês e durante as férias segundo as autoridades tudo esta correto. Quero agora, falar das contratações temporárias e das contratações por meio das terceirizadas, acontece que, em 20 de Maio de 2014, o prefeito municipal publicou o edital 50/2014 abrindo inscrições para contração temporária de seis (6) auxiliares de saúde Bucal. Mas acontece que, além dessas contratações temporárias, segundo fiquei sabendo, o executivo também contratou mais auxiliares de saúde Bucal, via OJAC, e como todo mundo sabe, essas contratações via OJAC são todas indicações politicas, só executivo e de vereadores da base aliada. Ainda segundo fiquei sabendo, após a realização de concurso público para preenchimento dessas vagas, o numero de aprovados foi inferior ao numero de vagas, assim sendo, o normal seria a prorrogação desses contratos, ou abertura de um novo edital. Mas ainda segundo uma fonte interna do poder, o prefeito vai mandar embora aqueles ou aquelas profissionais selecionadas no edital, mas vai manter as contratações via OJAC. Acontece que, as contrações feitas via essa empresa, custa quase o dobro para os cofres públicos, pois o município paga aos contratados via terceirizada o mesmo salario pago as contratações do edital e mais um valor para a empresa, que segundo uma fonte extraoficial, o valor pago para a empresa equivale ao salario pago ao funcionário contratado; não sei se procedo à informação quanto ao valor, mas uma coisa é certa, a prefeitura paga sim à empresa OJAC um valor por cada contratação; se o valor é 10% ou 100% pouco importa, e se ainda existe a necessidade de contratações temporárias que seja através do edital, pois além de dar mais transparência ao ato, custa mais barato para os cofres públicos. Tenho a mais absoluta certeza que esse comentário, vai gerar a ira da empresa e do executivo, e mais uma vez vão ameaçar com processo judicial, mais uma vez reafirmo, não tenho medo, a justiça esta ai para julgar, mas quero deixar uma sugestão ao Ministério Público local, que solicite os contratos com as terceirizadas, e nesse caso especifico que investigue esse fato, pois vão mandar embora as contrações feitas via edital que custam menos e vão manter as via OJAC que custam mais; quem não deve não teme, e a melhor forma de esclarecer é mostrar o contrato e os comprovantes de pagamentos já feitos, afinal de contas a transparência no serviço público é lei. Com relação a OJAC, nada tenho contra pois ela esta ai para prestar serviço e ganhar o seu dinheiro,afinal ela não obriga o executivo a contrata-la.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

A SITUAÇÃO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO

A unidade de pronto atendimento(UPA) não funciona, é uma piada. O SAMU demora para atender a cada nova solicitação uma missa. O plantão de urgência e emergência do hospital é um palhativo e tem de fazer o serviço que a UPA não faz. O médicos da grade SUS que atendiam no hospital ,não estão atendendo, suspenderam o atendimento pois queriam melhores condições aos pacientes internados. Segundo os médicos, após várias reuniões com a direção do HNSO, e  diretores clínico e técnico o pedido de melhoria nas condições não foi atendido; ou seja os responsáveis pelo hospital não aceitaram melhorar as condições dos pacientes como queriam os médicos da grade SUS. O caso chamou a atenção da comissão de saúde da câmara de vereadores, que chamou os médicos para um reunião, na ocasião os profissionais esclareceram aos membros da comissão a atual situação. Por outro lado, a direção do hospital segundo ouvi dizer vai buscar no judiciário a solução para o impasse, considerando que o pleito dos médicos não envolve aumento de salário, acho que bater na porta da justiça n~
ao é a melhor opção; já diz um velho ditado popular ´´ mais vale uma má arrumação do que uma boa questão`` . Ainda segundo dizem, essa situação é uma estratégia do PT para transformar o nosso hospital em atendimento exclusivo SUS, ou seja, todo atendimento feito nos hospitais adotados por esse sistema, deixam de atender particulares e convênios e se dedicam apenas ao atendimento SUS; considerando o fracasso do sistema, caso isso venha realmente ocorrer é possível imaginar como vai ser as coisas por aqui. Cabe lembrar, que o governo do PT desativou mais de 42.000 mil leitos do SUS nos últimos sete anos; e o pior de tudo, é que nos locais onde esse sistema já foi implantado, o gestor dos hospitais, é uma fundação administrada por pessoas ligadas ao PT, considerando que o próprio PT ao invés de ampliar serviços fechou leitos, não podemos esperar nada no sentido de melhorar a situação do povo que usa o SUS.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

NA TRIBUNA DA CÂMARA

O vereador Osnir Domingues, da base do governo usou a tribuna para reclamar e/ou criticar o abuso no preenchimento de cargos de confiança no executivo local. Segundo o vereador todo mundo quer cargos, acontece que, dos 15 vereadores apenas os do PMDB e a vereadora Jane (PP) não desfrutam desse beneficio, já o restante da turma recebe do prefeito do PT o bolsa emprego para cabos eleitorais, parentes,esposas e ex- esposas; só diferem na quantidade de indicados,segundo dizem um vereador emprega mais de 70 cabos eleitorais, nesse caso quem não chora não mama.E seguindo a linda adotada pelos edis, basta começar a bater no governo para ampliar o numero de indicados.

quarta-feira, 7 de maio de 2014



CATEDRAL




A reforma da Catedral aguardada há bastante tempo, se transformou numa grande polemica. As obras da reforma segundo um grupo de pessoas esta descaracterizando o projeto original, razão pela qual o Ministério Público foi chamado. A ação do MP de parar a obra foi de suma importância e elogiável, pois assim sendo, evita que a polemica continue e que no caso de erro do projeto os danos se acentuem. A vistoria da reforma foi feita pelo representante do MP Dr. Luís Augusto na companhia de um técnico indicado pelo órgão que vai emitir um laudo a respeito da obra e do projeto. A preocupação das pessoas com a obra é justa, pois todos temem que aconteça com a Catedral o mesmo que aconteceu coma reforma da praça; que além de descaracterizada a obra é péssima qualidade, aquilo que era uma bela praça se transformou num calçadão com postes de plásticos, calçadas sem drenagem e de péssimo acabamento, um belo exemplo de falta de projeto e de desperdício de dinheiro público. A reforma da praça foi feita por pessoas que visavam apenas promoção pessoal e votos, ou seja, políticos neófitos e demagogos; preservar a nossa Catedral é preservar a nossa história. 


PRAÇA