quarta-feira, 31 de outubro de 2012

JULGAMENTOS

A justiça gaucha vem cassando mandatos e candidaturas de prefeitos eleitos por irregularidades praticadas durante a campanha ou na gestão como prefeito. Os casos de irregularidades durante a campanha geralmente dizem respeito a uso da máquina ou propaganda irregular, esses casos já tiveram algum tipo de punição pela justiça eleitoral como multa.O caso envolvendo o prefeito de Vacaria que foi condenado a uma multa superior a cem mil reais juntamente com sua vice esta no tribunal e deve ter julgamento agora no mês de Novembro. Com relação a outras irregularidades ou atos de improbidade, ainda aguardamos uma posição do MP local que vai analisar os fatos; considerando que o ex-prefeito Aquiles Susin foi processado por atos semelhantes aos praticados pelo atual prefeito, e a justiça é igual para todos, aguardamos uma posição sobre o fato.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O NOVO LEGISLATIVO

A composição da nova câmara e quase todo governista, o novo legislativo passara a contar com 15 vereadores, dos quais 10 eleitos pela via popular. Mas é de conhecimento publico que dos 5 eleitos pela oposição alguns já estava alinhados com o prefeito durante a campanha. A nova mesa diretora já esta praticamente acertada com um rodízio entre os partidos da via popular começando com o PSDB. A nova composição da ao prefeito tranqüilidade, pois os eleitos pela via popular todos seguiram as orientações do executivo que domina os partidos de sua base; e dessa vez não vai precisar negociar apoio no legislativo.

sábado, 27 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO

A educação é a única saída para o desenvolvimento de uma nação, todo recurso investido na educação tem retorno garantido. Por isso, a lei determina que o município aplique na educação 25% de toda sua arrecadação, com esse percentual todos os municípios tem recursos de sobra para oferecer aos alunos e professores as condições necessárias para uma educação de qualidade. Mas a realidade às vezes é bem diferente, nossa cidade é um belo exemplo da má gestão na educação, a avaliação do INDEB é um exemplo claro, inequívoco, nosso município, Vacaria ficou abaixo dos índices exigidos, ficou atrás de lagoa vermelha, nossa cidade foi reprovada. Mas nada acontece por acaso, tudo tem uma razão, aqui falta professores especializados, falta material nas escolas; tanto que uma ordem da secretaria determinou que cada escola só pode gastar 1.000 xérox por mês, considerando dois turnos de aula esse numero é ridículo. Mas nem tudo esta perdido, nessa Sexta feira numa reunião da secretaria com os coordenadores pedagógicos no centro educacional Don Orlando Dotti, a representante da secretaria após ouvir a reclamações, inclusive das companheiras do PT, fez uma bela sugestão aos presentes: Todos deveriam ler o livro Alice no Pais das Maravilhas; a sugestão é bem apropriada ao momento que vive nossa cidade, na ótica do prefeito e das rádios locais.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O JULGAMENTO DO RECURSO

A ação de investigação eleitoral que condenou o prefeito em primeira instancia a uma multa de mais de cem mil reais, já esta ma mesa da desembargadora; apesar do silencio das rádios, o fato é grave e pode ter desdobramentos. As sentenças da juíza eleitoral alem de condenar o prefeito a uma pesada multa, remeteu ao MP copia do processo para instaurar processo por improbidade contra o prefeito. Com relação ao andamento do caso no ministério público ainda não temos informação, mas com relação ao julgamento o tribunal a informação é de que o processo já esta com uma desembargadora que devera julgar agora em no mês de Novembro. Com relação a esse fato, é importante lembrar que outros casos de menor gravidade envolvendo outros candidatos e outros municípios a decisão do tribunal foi pela cassação; por isso como diz o ditado cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

COMPOSIÇÃO DO NOVO GOVERNO

Conversei com algumas pessoas da via popular sobre a formação novo governo, segundo essas pessoas já existem alguns indícios quanto a essa formação. Conforme essas pessoas, e certo que Alexandro Dallasanta vai ocupar uma secretaria, PTB devera ter dois secretários, PSDB e PP não vão integrar o primeiro escalão do futuro governo; segundo essa fonte duas seriam as razões, a primeira o baixo desempenho dos dois partidos nas urnas, e a falta de nomes para compor o primeiro escalão. Ainda segundo essa fonte, o prefeito devera trazer alguns companheiros do PT que vão perder o emprego em outros municípios, por isso, vai criar mais uma secretaria e possivelmente mais cargos. Com relação a cargos, quero lembrar que no atual governo o numero de cargos sem concurso é o maior da história. Considerando que o exercito de apadrinhados fez campanha para o prefeito com a garantia de continuar no cargo, e considerando ainda, que mais outro exercito teve a promessa de emprego, caso o prefeito cumpra com a promessa, vai ter de construir outra prefeitura.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O MENSALÃO

O STF esta punindo com rigor os envolvidos no MENSALÃO,no esquema montado pelo governo LULA o dinheiro público,o caixa II era usado para comprar apoio dos parlamentares e assim aprovar projetos de interesse do governo. O PT tentou por muito tempo negar a existência do mensalão,dizendo que nunca existiu que era coisa da oposição;mas agora finalmente o STF através das condenações acaba com a farsa do partido dos trabalhadores e do ex presidente LULA; quero fazer uma pergunta aos meus leitores,qual a diferença entre comprar o apoio, comprar o voto de um deputado ou vereador dando em troca empregos no executivo? Comprar em moeda é crime, comprar na base da troca por emprego qual seria a definição?

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DEPOIS DA ELEIÇÃO

Passado o pleito é preciso arrumar a casa. Após a eleição a correria de máquinas acabou, entulhos se acumulam pelas ruas e o lixo se espalha; e por falar em lixo, ainda não tenho noticias de como anda o licitação do lixo em Vacaria; a única noticia que sei e já é muito velha, diz que o contrato foi prorrogado sob a alegação de emergência. Com relação ao novo governo ainda não temos noticias ainda, mas todos os dez partidos da base querem sua fatia no bolo. O PSDB quer Amadeu Boeira na secretaria de obras, e certamente seria um bom secretario, pois é um homem que conhece esse setor. Mas acontece que são mais de dez partidos e a maioria com representante no legislativo, e todos com muitas promessas de cargos e secretarias. O NOVO LEGISLATIVO Com relação à formação do novo legislativo, quero ressaltar o poder do prefeito ou sua influencia na formação da nova casa; pois ao dar uma analisada nos eleitos, é possível afirmar que quase a totalidade dos vereadores eleitos estava do lado do prefeito na campanha. Quero reafirmar, e não estou falando apenas nos componentes da via popular, e de conhecimento público que alguns dos eleitos que estavam na oposição faziam campanha do prefeito por baixo dos panos, ou seja, faziam jogo duplo; olha dos cinco eleitos da oposição a maioria fez jogo duplo. A composição do novo legislativo é bastante plural, pessoas de todas as camadas sociais, de todos os sexos, verdadeiros representantes da nossa sociedade.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Defesa de Valério diz que Lula foi um dos protagonistas do mensalão Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/defesa-de-valerio-diz-que-lula-foi-um-dos-protagonistas-do-mensalao-6478688#ixzz2A8i68PK0 © 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

BRASÍLIA - Em memorial de defesa apresentado nesta segunda-feira no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, faz ataques do PT e cita o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos protagonistas políticos do mensalão. Leonardo afirma que a base de sustentação do então governo petista, com o surgimento do escândalo, deslocou o foco para Valério. No memorial, o nome de Lula e de Valério aparecem sempre em maiúsculas. VEJA TAMBÉM Veja vídeo Entenda o 39º dia de julgamento do mensalão Veja como foi o 39º dia de julgamento do mensalão Condenação de petistas no STF é festejada nas redes sociais Análise de especialista: ‘Quadrilha e paz social’ Após condenação, José Dirceu diz que nunca chefiou quadrilha "A classe política que compunha a base de sustentação do Governo do Presidente LULA, diante do início das investigações do chamado “mensalão”, habilidosamente, deslocou o foco da mídia das investigações dos protagonistas políticos (Presidente LULA, seus Ministros, dirigentes do PT e partidos da base aliada e deputados federais), para o empresário mineiro MARCOS VALÉRIO, do ramo de publicidade e propaganda, absoluto desconhecido até então, dando-lhe uma dimensão que não tinha e não teve nos fatos", afirmou Marcelo Leonardo no documento. O advogado disse também que o réu que não era do mundo político foi transformado em peça principal do enredo político e jornalístico. "Quem não era presidente, ministro, dirigente político, parlamentar, detentor de mandato ou liderança com poder político, foi transformado em peça principal do enredo político e jornalístico, cunhando-se na mídia a expressão “Valerioduto”, martelada diuturnamente, como forma de condenar, por antecipação, o mesmo, em franco desrespeito ao princípio constitucional fundamental da dignidade da pessoa humana", afirmou a defesa. Leonardo também inclui Lula na relação dos interessados no suporte político "comprado" e diz que o PT é o "verdadeiro intermediário do mensalão". Ele disse também que é injusto Valério ter a pena mais dura, tratamento que, segundo ele, não foi dado aos verdadeiros chefes políticos. O advogado afirma que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, limitou-se a acusar o ex-ministro José Dirceu como chefe de quadrilha. O advogado argumenta para que sejam consideradas as circunstâncias que se levam em conta na fixação da pena base, como antecedentes, conduta social, personalidade e comportamento da vítima, entre outros. Leonardo rebateu conclusão do relator Joaquim Barbosa de que Valério tem "maus antecedentes", com base em ações penais que o ex-publicitário responde em outras instâncias. "A mera existência de ações penais em andamento, todas posteriores aos fatos objeto desta Ação Penal 470 (mensalão), não pode servir de fundamento para consideração de “maus antecedentes”, com vistas à agravação da pena base", afirmou Leonardo, com base em decisões anteriores do próprio Supremo. O advogado quer que seu cliente seja tratado como réu primário, pois não respondia por nenhum crime na época do escândalo, e afirmou que Valério foi perseguido por diversos órgãos do governo, como “Polícia Federal, da Receita Federal e do Ministério Público Federal”. Para reforçar sua tese da boa conduta social de Valério, Leonardo cita vários testemunhos, inclusive do padre Décio Magela de Abreu, pároco de Sete Lagoas (MG). E cita o filho de Valério, que faleceu de câncer. Leonardo quer que seja considerado o papel de réu colaborador de Valério, no momento da dosimetria das penas. A defesa de Valério espera ver reduzida sua pena final em dois terços do total a ser estabelecido pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Marcelo Leonardo, no memorial de defesa, argumentou que, por ter, na sua opinião, atuado como réu colaborador, seu cliente possa ter a pena reduzida. No caso de réu colaborador, se assim for considerado, a previsão é de redução de dois terços. - O Marcos Valério colaborou com o processo, apresentou relação e listas com nomes de beneficiários. Isso, e outras medidas, o tornam réu colaborador e espero que assim seja entendido pelos ministros - disse Marcelo Leonardo, mais cedo. O publicitário já foi condenado por peculato, corrupção ativa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/defesa-de-valerio-diz-que-lula-foi-um-dos-protagonistas-do-mensalao-6478688#ixzz2A8iFAGIp © 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

MENSALÃO

Por 6 votos a 4, STF condena Dirceu e mais 9 por formação de quadrilha Sete anos depois das primeiras denúncias, Supremo conclui julgamento do escândalo com 25 réus condenados e confirma que o governo Lula comprou votos no Congresso para aprovar projetos BRASÍLIA - No último ato do escândalo do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta segunda-feira, por 6 a 4, os operadores do esquema pela formação de uma quadrilha que atuou no governo e foi comandada pelo ex-chefe da Casa Civil José Dirceu. Ele sofreu condenação por chefiar o esquema, auxiliado na cadeia de comando pelo ex-presidente do PT José Genoino, pelo ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. Sete anos depois das primeiras denúncias, o STF desfechou o escândalo com 25 réus condenados e julgou que a gestão do ex-presidente Luiz Inácio da Silva comprou votos no Congresso para a aprovação de projetos de interesse da administração federal. De acordo com o ministro Celso de Mello, decano do tribunal, "um dos episódios mais vergonhosos da história política do País", operado por "homens que desconhecem a República, pessoas que ultrajaram as suas instituições e que, atraídos por uma perversa atração do controle criminoso do poder, vilipendiaram os signos do Estado Democrático de Direito e desonraram com seus gestos ilícitos e ações marginais a ideia que consignam o republicanismo na nossa Constituição". Um grupo que reuniu 11 réus no total para a prática de crimes de lavagem de dinheiro, contra a administração pública - peculato e corrupção - e contra o sistema financeiro - gestão fraudulenta de banco. "Tenho, para mim, que, neste perfil, reside a verdadeira natureza dos membros dessa quadrilha, que, em certo momento histórico de nosso processo político, ambicionou tomar o poder, a constituição e as leis do País em suas próprias mãos. Isso não pode ser tolerado", afirmou Mello. "Ninguém tem legitimidade para transgredir as leis e a Constituição de nosso país. Ninguém está acima da autoridade do ordenamento jurídico do estado", continuou. No entendimento do STF, o desvio de recursos públicos, os empréstimos bancários fraudados, a lavagem desse dinheiro e a distribuição para deputados, tudo foi montado para angariar apoio ao governo Lula e ampliar o poder do PT. Na sessão desta segunda-feira, o Supremo julgou a última fatia do processo. Condenou Dirceu e outros dez réus por integrar o que o decano do STF classificou como "uma sociedade de delinquentes". "Formou-se na cúpula do poder, à margem da lei e ao arrepio do direito, um estranho e pernicioso sodalício (sociedade de pessoas que vivem em comum), constituído por dirigentes unidos por um comum desígnio, um vínculo associativo estável que buscava eficácia ao objetivo espúrio por eles estabelecidos: cometer crimes, qualquer tipo de crime, agindo nos subterrâneos do poder como conspiradores, para, assim, vulnerar, transgredir, lesionar a paz pública", afirmou Mello. O grupo foi integrado por Dirceu, Delúbio, Genoino, Valério, dirigentes do Banco Rural e das agências de publicidade que ajudaram a capitalizar o mensalão. Votaram pela condenação dos réus pelo crime de formação de quadrilha os ministros Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Carlos Ayres Britto (presidente). "No caso, houve a formação de uma quadrilha das mais complexas, envolvendo, na situação concreta, o núcleo dito político, o núcleo financeiro e o núcleo operacional", afirmou Marco Aurélio Mello. "Mostraram-se os integrantes em número de 13. É sintomático o número", acrescentou o ministro, lembrando o número do PT, mas ignorando que dois dos 13 réus foram absolvidos. Conforme a maioria dos ministros, o esquema envolvia divisão de tarefas entre cada um dos núcleos, pressupunha a união estável entre os réus para a prática de crimes que atentaram contra a paz pública. "Havia um projeto delinquencial de natureza política", afirmou Fux. "Esse projeto delinquencial foi assentado aqui pelo plenário como existente. Todos sabiam o que estavam fazendo. Todos foram condenados por isso", disse. Quatro integrantes da Corte não julgaram que o grupo constituiu uma quadrilha. Para os ministros Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli, os réus não se juntaram com o fim de integrar um grupo destinado à prática indeterminada de crimes. A partir de agora relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, começa a revelar as penas que defende que sejam impostas a cada um dos réus. Deve começar pelo ministro da Casa Civil. Barbosa já adiantou que aqueles que estavam no topo da cadeia de comando do esquema terão tratamento mais severo. Somente depois de todo o julgamento, os ministros discutirão se os condenados começam imediatamente a cumprir as penas, como defendeu o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ou se aguardam em liberdade o trânsito em julgado do processo, o que deve ocorrer apenas em 2013. O resultado final do julgamento não deixa a menor dúvida que a gestão do ex presidente Lula foi marcada pela corrupção e pelas falcatruas,caiu a mascara do PT que sempre tentou fingir ser o partido mais ético do Brasil.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Câmara aprova projeto que encurta semana de trabalho de deputados

Eugênia Lopes, de O Estado de S.Paulo BRASÍLIA - Numa sessão esvaziada, a Câmara aprovou nesta quarta-feira, em votação simbólica, projeto de resolução que torna oficial a "gazeta" dos deputados às segundas e sextas-feiras. Incluído às pressas na pauta, a proposta alterou o regimento interno da Câmara, que previa a realização de sessões ordinárias durante os cinco dias da semana. Agora, com a nova redação, as sessões ordinárias serão realizadas apenas entre terça e quinta-feira. As votações de projetos só ocorrem em sessões ordinárias ou extraordinárias - estas última pode ser convocada a qualquer momento pela presidência da Câmara.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Justiça Federal de Minas Gerais condena Genoino, Delúbio e Valério

BELO HORIZONTE - A Justiça Federal em Minas condenou o ex-presidente do PT, José Genoino, o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares, e o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, em ação que foi desmembrada das investigações em torno do mensalão que é julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A PARTILHA DOS CARGOS NO NOVO GOVERNO

A formação do novo governo é o assunto na via popular. A maquina ta inchada, nunca na história desse município, usando uma frase do Lula, tanta gente foi empregada como CC. Agora com a reeleição o numero tende a aumentar, os atuais detentores de cargos tiveram a promessa que continuariam, mas a promessa foi estendida a mais um exercito que também sonha com uma boquinha; e o caso daqueles que concorreram a vereador. Com relação aos suplentes, já recebi reclamação de dois suplentes da via popular, segundo eles agora falar com o prefeito só por telepatia. A pergunta é como vai ficar as secretarias, o PSDB segundo fontes tem a garantia de indicar o secretario de obras, que seria Amadeu Boeira,que sonha com o executivo daqui quatro anos, e sabe que via executivo isso não vai acontecer. O PTB tem a garantia que Alexandro volta a ser secretario, o PDT partido da vice e do candidato mais votado também sonha com Dagmar no executivo para ser candidato a prefeito em 2016. A formação do novo governo certamente é a primeira dor de cabeça do prefeito eleito, pois não pode correr o risco de perder apoio no legislativo,e esse apoio é sinônimo de cargos e de empregos aos familiares, uma coisa é certa vai faltar lugar.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A ESPERA DE UMA RESPOSTA

A sociedade brasileira, o povo do Brasil vive um momento impar, finalmente a justiça brasileira através do supremo tribunal federal da à resposta que a sociedade brasileira esperava; ou seja, esta condenando os MENSALEIROS. O julgamento do MENSALÃO vai ser um divisor de águas na história política do nosso pais, por isso, esse trem, essa onda deve ser seguido de sul a norte, ou de norte a sul; aqui em Vacaria, ao longo dos quatro anos da administração do PT muitos fatos obscuros e graves passaram despercebidos, colocaram panos quentes para abafar; vou recordar alguns: 1- o suposto caixa II com gravação da conversa do tesoureiro e contador da campanha, gravação feito pelos companheiros. 2- O caso dos caixões até hoje não explicado a altura.3- O jornalzinho de prestação de contas dos primeiros seis meses de governo. 4- contratação da UNIMED sem licitação apontada pelo tribunal de contas. Esses casos não deram em nada, casos semelhantes originaram condenação, agora em plena a campanha o prefeito do PT foi multado em mais de cem mil reais por propagando irregular, por abuso de poder econômico, a juíza mandou extrair copia do processo e remeter ao MP para abertura de investigação e de processo por improbidade contra o atual prefeito, já fazem mais de 15 dias e nada foi divulgado, as paginas do MP no Facebook até agora nada informaram, diferentemente do que aconteceu no caso do ex-prefeito Susin. A multa estipulada pela juíza eleitoral é grande mais de cem mil reais, por isso, não podemos imaginar que nada será feito, que ao contrário da suprema corte aqui em Vacaria nada acontece. No caso do caixa dois bastou uma declaração dizendo que a denuncia do caixa II foi feito por bêbado que tudo foi resolvido. A imprensa que divulgou amplamente o caso do ex prefeito agora ficou calada, as razões ou os motivos todos sabem, mas ninguém é bobo. Estamos de olho. Cabe lembrar que o processo do prefeito eleito esta no tribunal para ser julgado, e tudo pode acontecer.

A FARSA DE SER DO MESMO PARTIDO

Ao longo dos últimos quatro anos ouvimos a imprensa local vender a mentira do prefeito sobre a necessidade de ser do PT de sul a norte, no município no estado e no Brasil. Hoje ao ver o jornal do almoço, me chamou a atenção o comentário do Lasier Martins, o comentarista da RBS disse com todas as letras, que o nosso estado vai ter um crescimento zero no ano de 2012. Disse mais, segundo ele o estado que mais cresceu foi Pernambuco, que leva todos os investimentos das montadoras e demais setores. Conforme ele, o secretario de indústria e comércio do estado esta inconformado com essa situação. Por isso, a única explicação plausível é que apenas o PT de Vacaria tem abertura no governo da Dilma, pois nem o governador consegue nada lá em Brasília.

JOCKEY CLUB

O jockey Club de Vacaria numa parceria com o seu ecônomo Jairo,promove um grande show no próximo Domingo,trazem a Vacaria Charlie Brown Jr, um grande investimento,uma promoção arrojada.Por isso, faço questão de divulgar,comentar e apoiar esse grande show.Uma mega estrutura será montada para receber um grande público.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

REPORTAGEM RBS SOBRE IRREGULARIDADES NA ELEIÇÃO

O jornal do almoço abordou hoje o tema da compra de votos e outras irregularidades na eleição,o promotor de justiça esclareceu dúvidas e falou sobre o caso,aqui em Vacaria uma ação contra o candidato do PT sobre irregularidades na propaganda eleitoral acabou apenas em multa.Outros casos aqui no estado tiveram outro desfecho.O caso referente a propagando eleitoral fora de prazo e abuso do poder econômico já esta no tribunal para apreciação do recurso.A imprensa local nada divulgou,faz vistas grossas. Anexo o link da reportagem sobre irregularidades com o promotor Rodrigo Zilho,que merece ser destacada. http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/porto-alegre/v/promotor-rodrigo-zilho-fala-sobre-susposto-esquema-de-compra-de-votos-em-triunfo-rs/21

A VOLTA A REALIDADE

Após a eleição tudo como antes no castelo de Abrantes, faz uma semana, e tudo é calmaria. Acabaram as obras em ritmo acelerado, caçambas, patrolas, tombeiras, brita pelas ruas. Passou à eleição, tudo volta ao normal, tudo esta perfeita. A minha cidade é maravilhosa, tudo funciona bem, na verdade muito bem. Após as eleições tomei uma decisão, não escuto mais as rádios locais, só vou escutar musicas boas musicas; quando quiser saber da realidade vou sintonizar a radio gaucha ou ligar a TV. Com relação à eleição, no dia 05 de Novembro que ir aos bairros de noite para ver se na municipal vai encontrar quase uma dezena da van entregando rancho em plena noite de sexta feira.

sábado, 13 de outubro de 2012

Debate sobre liberdade de imprensa e privacidade abre encontro da SIP

Para a atriz Regina Duarte, a liberdade de noticiar é 'valor inegociável'. Assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa acontece em SP. 12/10/2012 19h06 - Atualizado em 12/10/2012 19h23 Debate sobre liberdade de imprensa e privacidade abre encontro da SIP Para a atriz Regina Duarte, a liberdade de noticiar é 'valor inegociável'. Assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa acontece em SP. Giovana Sanchez e Amauri Arrais Do G1, em São Paulo 3 comentários Os limites entre a liberdade de noticiar e a privacidade de personalidades públicas foi o tema do debate de abertura da 62ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol), que ocorre desta sexta-feira (12) até a próxima terça (16), em São Paulo. Em uma mesa-redonda moderada pela jornalista de "O Globo" Patrícia Kogut, a atriz Regina Duarte falou sobre o tema, seguida de Edgardo Martolio, CEO da revista "Caras", de Ellyn Angelotti, professora do Poynter Institute, e da advogada Taís Gasparian, especialista em mídia. Regina Duarte abriu os debates declarando “apoio total e incondicional à mais plena liberdade de imprensa”. Segundo ela, a liberdade de noticiar é uma "valor inegociável". A atriz disse que a mídia, de um modo geral, a trata “muito bem, obrigada”, mas que houve algumas poucas exceções em que foi exposta sem estar de acordo. “Muitas vezes, fui surpreendida em lugares públicos onde não queria ter aquele meu momento pessoal e particular devastado. Mas eles aparecem... Com suas megalentes... Com suas tecnologias de longo alcance... Se escondem, fazem a foto e fogem rapidamente em suas motos”, disse sobre os paparazzi. Esse encontro que esta acontecendo em São Paulo,se aplica e muito bem aqui em Vacaria,pois em nossa cidade faz quase quatro anos que a liberdade de imprensa deixou de existir;ou se cala a imprensa através de negociatas,ou na base da pressão, de processos judiciais.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Delinqüência financiou projeto hegemônico do PT, a síntese de Mello

Novamente é o voto do decano Celso de Mello que oferece uma das melhores sínteses entre tantas positivas produzidas no curso do julgamento do mensalão até agora. Possivelmente o que define com mais propriedade o esquema reconhecido e condenado pela Corte. Que chamou de “macrodelinquência governamental”. Segundo Mello, trata-se do uso abusivo do Estado , pelo partido nele investido, para a construção de um projeto de poder. Definição precisa que não só explica o volume de dinheiro movimentado pelo mensalão do PT, como o distingue de outros esquemas com método similar, aos quais o partido recorre para justificar seus erros. O velho bordão, “fiz o que todos fazem”. A questão é que “nunca antes neste país” houve um esquema de corrupção dentro da máquina do Estado de tal amplitude e com o objetivo antidemocrático de financiar um projeto hegemônico de poder. É essa ambição que explica a escala astronômica do esquema do mensalão. O esquema não só era do conhecimento da cúpula partidária como por ela concebido e reflete a forma do PT de governar substituindo o processo político, do debate e do contraditório, pelo método da guerrilha, que não compõe, não aceita pontos-de-vista diversos e, muito menos revezes. O conceito é eliminativo: à primeira divergência desqualifica-se o adversário na forma e intensidade necessárias à sua saída de cena. Até que não haja adversários. Esbarrou no Supremo Tribunal Federal, que não pode ser eliminado. Avesso a alianças até perceber que sem elas não chegaria ao poder, uma vez neste, o partido exige supremacia sobre aliados, como faz com o PMDB e as legendas menores, chamadas satélites da base. Tentou recentemente com o PSB, que lhe impôs duas derrotas estratégicas, em Belo Horizonte e Recife e gerou o aviso do governador de Pernambuco, Eduardo Campos: “Não somos sublegenda do PT”. Foi precisamente esse viés deformado da política que o levou a cooptar uma legião de pequenos e médios partidos para evitar a aliança com o PMDB, como pensara inicialmente José Dirceu, e que mereceu o veto de Lula. E mesmo a submissão dessas legendas, pela via financeira, não pareceu suficiente a Dirceu: ao tentar desidratar a autoridade política de Roberto Jefferson dentro do PTB, deu início ao calvário que culminou ontem com a sua condenação. Eliminou o aliado incômodo e foi por ele eliminado. Os mensalões pelos quais o PT espera para uma cruel vingança, não terão a mesma repercussão. O do DEM, que reuniu todos os partidos representados na Câmara Distrital de Brasília, além de características completamente diferentes, foi um caso de corrupção punido na origem: o governador foi expulso da legenda, deposto e preso e seu julgamento apenas poderá agravar a pena já iniciada. Além disso, quando ocorrer, o DEM provavelmente já não existirá mais, o que tornará o episódio o que ele, de fato, é: uma corrupção generalizada nos três poderes do Distrito Federal e não um esquema partidário próprio com fins políticos. Era roubo por uma quadrilha suprapartidária. O outro mensalão, o do PSDB, será julgado, mas não tem a mesma dimensão, nem com toda a boa vontade que eventualmente se queira ter para admitir a comparação. Não envolve a estrutura de Estado na mesma amplitude, não visou a um projeto de longevidade no poder, está restrito a uma região do país e não produzirá réus em número e importância como este. Serve, portanto, como uma cômoda comparação para o PT praticar a estratégia de redução de danos políticos. Como já fez na CPI do Cachoeira, cujo objetivo foi o de criar um outro julgamento que concorresse com o do mensalão e expusesse seus adversários. Mas a repercussão de eventuais delitos do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), é muito pequena para gerar o efeito pretendido. Talvez por isso tudo, e mais um pouco, o mais razoável para o PT pós-mensalão seja o caminho da refundação proposto pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que já deixou clara sua despreocupação com o destino dos condenados. Para ele, não se pode condenar o partido pelos erros de alguns. Ainda que meia-verdade, considerando que os condenados representam a cúpula do PT, é uma escolha que tira o partido da negação do óbvio e o insere num debate sobre seus erros, que ainda continua terceirizando para a mídia e o próprio STF.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

AVALIAÇÃO DO PLEITO

O resultado da eleição não deixa duvida, o povo queria continuar, deve estar satisfeito com a atual situação. A eleição ou o resultado deve ser avaliado com calma e sem paixão, por isso, quero destacar alguns fatos que julgo de extrema importância. O primeiro fato a destacar foi o episodio da condenação do ex-prefeito Susin, a sentença condenando o ex-prefeito e a ampla divulgação pela mídia local inviabilizou a sua candidatura, a atingiu indiretamente a coligação de posição. A participação da mídia foi decisiva, mas a mesma mídia ficou calda diante da condenação do atual prefeito; outro fato importante na campanha foi o uso da maquina, o abuso do poder econômico por parte da situação e o exercito de CCS. No legislativo aconteceu uma grande renovação devido ao aumento no numero de vagas, pois apenas dois dos atuas vereadores não se reelegeram. O lado bom da campanha foi ter transcorrido dentro da normalidade, sem incidentes, tudo dentro da lei, pequenos incidentes devem ser esquecidos após o pleito.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

MAIS UMA VOTAÇÃO

Meu blog é eclético,fala de tudo,agora quero falar da minha amiga sabrina Hendeler que esta concorrendo a Coelhinha da playboy de Outubro,essa gata já fez vários ensaios para revistas,e fez aqui em Vacaria também,por isso,vamos lá votar nela.http://playboy.abril.com.br/coelhinhas/ esse é o link.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

FINALMENTE A NOTÍCIA SAIU NA IMPRENSA

A condenação do candidato a prefeito do PT e de sua vice ficou escondida a sete chaves pela grande imprensa de Vacaria, mas hoje recebi um jornal Gazeta de Vacaria publicou como matéria de capa a condenação do prefeito, de sua vice e a sentença na integra.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O SILÊNCIO DA IMPRENSA

A postura da imprensa falada com relação ao fato envolvendo a condenação dos candidatos da via popular o prefeito Eloi e sua vice Vera são incompreensíveis. A condenação aconteceu na terça feira e nem uma das emissoras locais noticiou o fato, a juíza eleitoral na sua decisão afastou o segredo de justiça, por isso, não existe desculpa para o silencio das rádios locais. O silencio da imprensa frente à condenação do prefeito e de sua vice é inadmissível, pois quando o ex prefeito do PMDB foi condenado pela justiça às rádios locais divulgaram amplamente o caso, apesar do período eleitoral já esta deflagrado. Os fatos são semelhantes, mas a postura da imprensa é diferente, se a divulgação da condenação prejudicaria o candidato do PT, a imprensa não pode ficar preocupada em proteger o candidato escondendo da comunidade fatos verdadeira e de interesse publico. A imprensa não pode ter uma postura parcial, mas ao divulgar a condenação do ex prefeito e não divulgar a condenação do atual prefeito e sua vice a imprensa esta protegendo sem sombra de dúvidas o candidato do PT. A SENTENÇA DA JUÍZA O candidato a prefeito de Vacaria e sua vice da via Popular (PT) são condenados a pagar R$ 100.000,00 de multa por terem feito propaganda política irregular. Ainda, a juíza mandou extrair cópia do processo e remeter ao Ministério Público para apuração dos delitos de improbidade administrativa e outras condutas criminais demonstradas no processo, mas que não podem ser julgadas pela juíza eleitoral.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CONDENADO

A condenação imposta ao prefeito e candidato do pelo pela juíza eleitoral de R$ 100.000,00 (cem mil reais) em minha opinião saiu barato, afinal de contas o prefeito é reincidente; já havia sido condenado pelo tribunal de contas pelo mesmo ato, ou seja, dispensa de licitação. Na ação de investigação judicial que condenou o candidato do PT e sua vice a pagar essa multa ficou comprovado o uso da máquina, abuso do poder econômico e propaganda irregular, fora do prazo previsto na lei. Com relação ao uso da máquina, não há mais o que discutir, caiu por terra os argumentos do prefeito do PT, pois ele gastou dinheiro publico para fazer panfletos com o objetivo claro de se promover e de fazer campanha, politicagem com dinheiro público. Além de gastar verba publica para se promover o prefeito burlou o processo licitatório, fracionou as compras e tentou maquiar os valores comprando ou gastando muito além do valor permitido pela lei. A ação de investigação que corre em segredo de justiça, ainda terá outros desdobramentos, pois outros fatos delituosos deveram ser investigados pelo MP que certamente vai agir com o rigor a exemplo da ação que condenou o ex-prefeito; considerando a ilicitudes praticadas pelo candidato do PT considero que sai barato, pois o povo esperava a cassação de sua candidatura.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

PREFEITO DO PT É CONDENADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL

O candidato a prefeito de Vacaria e sua vice da via Popular (PT) são condenados a pagar R$ 100.000,00 de multa por terem feito propaganda política irregular. Ainda, a juíza mandou extrair cópia do processo e remeter ao Ministério Público para apuração dos delitos de improbidade administrativa e outras condutas criminais demonstradas no processo, mas que não podem ser julgadas pela juíza eleitoral. A sentença que acaba de ser divulgada acaba com o discurso do candidato do PT que ao longo desses quase quatro anos de governo vendeu a imagem de bom menino, mas na verdade era um lobo em pele de cordeiro. Ao longo desse tempo usou e abusou do dinheiro público para se promover, aliás essa não é a primeira condenação, pois também já foi condenado pelo tribunal de contas e vai ter de devolver o dinheiro. A condenação da justiça eleitoral foi devido à propaganda irregular fora de época, à condenação de 100.000,00 esta relacionada à distribuição do panfleto denominado prestação de contas do prefeito; essa condenação tira do prefeito o discurso de gestor público correto, tira o discurso usando por ele quando se referia ao caso do ex-prefeito Susin. Agora o feitiço virou contra o feiticeiro e aquela imagem de santo caiu por terra, ficou provado que ele usou recursos públicos para se promover e o pior usou esses recursos para fazer campanha fora dos prazos permitidos pela justiça eleitoral.

QUESTIONAMENTOS

As pessoas me perguntam quem ganha à eleição, quem se elege vereador, e me perguntam qual sobre a ação de investigação eleitoral que esta para ser julgada pela juíza eleitoral. Com relação à majoritária eu respondo que a eleição esta empatada, digo que a campanha do atual prefeito é milionária, conta com a máquina publica, com o apoio de grandes empresários, quem quiser comprovar basta dar uma olhada na prestação de contas de campanha do prefeito. Além de fartos recursos, conta com um exercito de CCS, e conta também com a colaboração da imprensa. Com relação à participação imprensa, só não vê quem não quer, o comprometimento é tanto, que as minhas criticas ao atual prefeito desperta ira em alguns comunicadores, que já espalharam pela cidade que logo após o pleito vão me processar. Com relação ao abuso do poder econômico, ou propaganda fora de prazo segundo fui informado às provas estão no processo que esta para ser julgado. Com relação ao legislativo, imagino que a maioria dos atuas vereadores deve continuar, a renovação vai acontecer por conta das novas vagas. O candidato de oposição iniciou sua campanha com um atraso de mais de 30 dias devido a renuncia do candidato Susin, apesar do pouco tempo e da escassez de recursos conseguiu tira a vantagem que existia no inicio da campanha, pois a pesquisa divulgada pelo candidato a reeleição virou piada de mau gosto.

REUNIÃO NO MP

O Ministério Público vai realizar uma reunião na manha de hoje com os órgãos de segurança, o motivo do encontro é traçar estratégia para coibir abuso ou compra de votos. A postura do MP é corretíssima e merece elogio, pois a compra de votos é uma pratica usada por alguns candidatos, o difícil é provar o pegar em flagrante. Com relação à compra de votos, existe varias maneiras de comprar votos, o uso da máquina é uma delas, colocar brita nas ruas na semana da eleição, entregar terras e espalhar, agilizar cirurgias ou prometer emprego de CC. Na verdade a grande dificuldade é fazer a prova ou o flagrante, pois quem vende o voto também comete um delito, mas a iniciativa é boa e certamente vai inibir os negócios na reta final de campanha. A grande pergunta é como parar a máquina que trabalha direto nos bairros inclusive Sábados e Domingos.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

MERENDA ESCOLAR

Os problemas com a merenda escolar nessa administração já se tornaram corriqueiro,as reclamações são constante,mas acabo de ser informado que numa determinada escola municipal esta faltando merenda,a fonte que informou é séria,gostaria de saber a posição do executivo sobre o fato que é grave.

STF inicia julgamento de Dirceu, Delúbio e Genoino

Os réus acusados de comprar o apoio político de parlamentares no Congresso, entre eles o ex-ministro José Dirceu, começam a ser julgados nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte vai concluir nesta segunda-feira, 1, a análise da conduta dos réus ligados ao PP, PTB, PMDB e PL (atual PR) e a tendência é que na quarta-feira o ministro relator do caso, Joaquim Barbosa, comece a apontar quem considera culpado pela compra dos votos, em cuja fatia está Dirceu.